quinta-feira, 1 de abril de 2010

REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL

RPG – Reeducação Postural Global


A Reeducação Postural Global (RPG) foi criada em 1980 por Philippe Souchard (fisioterapeuta francês). Trata-se de um método que actua nas patologias/disfunções do sistema músculo-esquelético e que se baseia no princípio do alongamento das cadeias musculares, principalmente dos músculos da estática, que uma vez encurtados originam alterações posturais e problemas músculo-esqueléticos (dor e desconforto, encurtamentos e desequilibrios musculares).

A RPG é um método terapêutico baseado em várias posturas básicas (deitado, sentado e em pé), mantidas por um determinado tempo (aproximadamente 10 a 20 minutos). Estas posturas estáticas são suaves e progressivas e têm como objectivo actuar no conjunto das cadeias musculares. E são realizadas juntamente com exercícios respiratórios. Durante cada sessão, o utente tem uma participação activa, sob a orientação do fisioterapeuta.

Faz-se uma abordagem global colocando todo o corpo em tensão de modo a evidenciar as suas compensações. O principal objectivo da RPG é avaliar e tratar o sujeito como um todo. A abordagem consiste em colocar todo o corpo em tensão evidenciando assim todos os seus encurtamentos e compensações. Todo o trabalho é realizado a nível das fascias, cadeias musculares, diafragma e outros musculos respiratórios.

O tratamento através do método de RPG tem uma duração e frequência variáveis, de acordo com a situação do utente (individual e personalizado). Após uma avaliação inicial é traçado o plano de tratamento que inicialmente poderá ter uma frequência de tratamento de 1 a 2 sessões por semana, que progressivamente se vão espaçando, com a duração de aproximadamente 60 minutos. Apenas deve ser realizada por Fisioterapeutas com formação especifica e com experiência nesta abordagem terapêutica.


É uma técnica com efeitos a longo prazo, pois vai-se corrigindo e/ou evitando compensações que estão como adquiridas na postura corporal

Com este método poderão estar indicadas as patologias/disfunções do sistema músculo-esquelético como:

a) alterações posturais funcionais ou estruturais (escolioses, lordoses, cifoses, rectificação ou inversão das curvaturas fisiológicas);

b) desequilíbrios musculares, hipermobilidade, encurtamentos/diminuição da flexibilidade;

c) queixas dolorosas nos tecidos moles, desalinhamentos articulares, etc.

Serão ensinados também ao utente alguns cuidados, exercícios e posturas que devem ser respeitados ao longo da vida como prevenção, num príncipio de educação para a saúde e promovendo atitudes de autonomia e de co-responsabilização dos utentes/pacientes.



FIsioterapeutas Ana Azevedo, Fátima Sancho, Nuno Morais e Raul Oliveira
R´Equilibri_us - Gabinete de Fisioterapia

Av. D. João I, nº 8, Oeiras
309 984 508 /917231718/ 917776556
raulov@netcabo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário