domingo, 28 de dezembro de 2008

ENCONTROS E DESAFIOS

Este blog está aberto a todos os contributos positivos numa perspectiva de educação para a saúde, de partilha de informação entre os diferentes profissionais e público em geral. Os comentários, questões, dúvidas, sugestões, criticas são sempre benvindas num espaço que se pretende de confronto de ideias e de experiências.

A ideia/conceito de R´Equlibri_us é de que a saúde em geral procura um estado de equilíbrio dinâmico que tem que lidar com desafios, obstáculos, problemas/limitações colocados quer por situações imprevistas (p.ex condições após acidentes ou doenças súbitas)quer por doenças adquiridas.

Pretendemos dar o nosso contributo em diversos domínios:

É o (re)EQUILIBRIO na saúde da criança e bebé promovendo o seu desenvolvimento harmonioso e normal e estimulando a interacção pais/filho.

É o (re)EQUILIBRIO na saúde da mulher (grávida ou não) promovendo o seu bem-estar em todas as idades.

É o (re)EQUILIBRIO na saúde da bailarina e atletas que pretendem optimizar a sua performance artistica/atlética minimizando o risco de lesão e/ou complicações associadas.

É o (re)EQUILIBRIO na saúde da nossa postura e coluna que muitas vezes é tão mal tratada pelos estilos de vida e hábitos que seguimos no nosso dia-a-dia.

É o (re)EQUILIBRIO na saúde das pessoas que sofrem traumatismos vários onde a mobilidade e autonomia funcional está transitoriamente comprometida.

É o (re)EQUILIBRIO na saúde das pessoas que sofrem de doenças degenerativas de diferentes origens e associadas ou não à idade. Parar é morrer, a VIDA É MOVIMENTO E O NOSSO CORPO ESTÁ FEITO PARA SE MOVIMENTAR. A expressão de todas as nossas funções, das mais básicas às mais complexas, faz-se através do nosso corpo que sente, vive, age e interage...

É o (re)EQUILIBRIO na saúde das pessoas idosas onde as alterações do controle postural e do equilíbrio podem condicionar o medo/risco de quedas potencialmente geradores de limitações da autonomia funcional e de exclusão social.

Raul Oliveira
Equilibri_us, Gabinete de Fisioterapia
309 984 508 / 917231718
raulov@netcabo.pt

2 comentários:

  1. Meu querido Amigo
    Que Maravilha!!!! Mais uma excelente iniciativa sua e da sua Equipa!
    Embora não seja profissional de saúde e pouco ou nada tenha a dizer que suscite qualquer tipo de discussão interessante nessa área, faço parte daquele grupo do público em geral, que afinal também é convidado a participar..
    No meu caso ainda, com a pequena ou imensa diferença de que fui uma das doentes quase “permanentes” do Dr. Raul Oliveira e da sua assistente, a minha querida Ana, praticamente durante um ano e meio.

    Em 55 anos de vida nunca tinha rachado ou partido nada.. nem uma perna nas subidas às árvores em criança, nem um tornezelo com a moda dos saltos altos e muito menos um braço com qualquer encontrão ou tropeção.. Até ao dia em que por um pequeno e estúpido acidente, fracturei um ombro, fui operada e a minha vida parou ! A dor, a imobilização, a ”certeza” de que a partir dali eu estaria dependente nas mais pequenas tarefas, a infelicidade sentida por não poder pegar nos meus netos, tiveram um efeito avassalador na minha atitude e/ou postura perante os outros e mim própria.
    Ate que uma semana ou duas depois da alta hospitalar, fui "mandada" pelo cirurgião, para o Dr. Raul Oliveira!
    Não foram precisos mais de dois dias para me entregar de alma e coração àquelas mãos que cuidadosamente começaram a tocar naquele braço- que eu já destinara ao abandono para sempre.. No final da 1ª semana eu
    estava disposta a atirar-me dum 5º andar se o Raul mandasse.. ao fim de poucas semanas o tal braço “re-ganhou” vida e tremendo, como um velhinho que se levanta dum banco abandonado num jardim, levantou-se sozinho, fazendo quase um ângulo de 90º … e eu chorei, chorei de comoção de alegria de agradecimento… ao fim de pouco mais de um mês de tratamentos eu avisei os meus amigos para ficarem em casa, peguei no carro e guiei !!!!!!

    Durante todo este período e nos momentos em que a esperança de melhorar se esvaía em incertezas, tive sempre as palavras mais seguras dum optimismo contagiante, nunca ditas só para acalmar a minha ansiedade, pelo contrário sempre com as certezas deste profissional maravilhoso que punha nas suas mãos toda a sua experiência, e que tocava bem fundo o nosso coração.

    Paralelamente, fui ouvindo aquelas conversas que trocava com assistentes ou estagiários, que constrangem qualquer leigo na matéria que apenas tem um braço ou perna ou joelho “avariado”, porque na boca deles, um osso, um músculo, ou uma cartilagem soam a “palavrões” complicadíssimos !!

    R'Equilibrius, e a sua equipa, é um espaço único: a “fisioterapia” , o “tratamento”, a dor, a angústia têm o sabor a tranquilidade, confiança, alegria até…

    Obrigada Raul, Ana … obrigada a todos os que pegaram em mim como “farrapo” que estava e me transformaram de novo na pessoa que voltei a ser.
    O meu braço teve “alta”, estou 100% funcional, 100% independente .. e 100% a avó que “gatinha” ao lado dos netos… e ainda fiz amigos, que garanto, são recentes mas para toda a Vida!
    Um beijinho amigo e um 2009 EM GRANDE para todos!
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Querida amiga: toda a equipa agradece a simpatia do seu comentário e das palavras carinhosas que nos dirige. Costumo dizer aos meus alunos, que não fazemos mais do que o nosso dever, quando damos em cada momento o melhor que sabemos e podemos. É o que esperam de nós quem nos procura. É um dever ético de qualquer profissional de saúde de "corpo inteiro" fazer sempre o melhor em cada momento pelos nossos pacientes. Temos que ser capazes de nos colocar na "pele" do outro escutar e antecipar problemas e dificuldades para as tratarmos tão bem como gostariamos se fosse connosco... Já agora, goze imensamente o crescimento dos seus netos, porque são momentos únicos. Bjs. Ana e Raul Oliveira

    ResponderEliminar