quarta-feira, 29 de abril de 2009

LESÕES CAPSULO-LIGAMENTARES DO TORNOZELO (2)

ENTORSES DO TORNOZELO - AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO CLÍNICO

As lesões capsulo-ligamentares do tornozelo classificam-se em 3 graus como já descrevemos em LESÕES CAPSULO-LIGAMENTARES (3)
Como em qualquer outra lesão traumática é necessário recolher cuidadosamente quer a história clinica recente (p. ex. mecanismo de lesão, movimento(s) e forças envolvidas, consequências imediatas) quer a história anterior (antecedentes de disfunções/lesões semelhantes) e cruzar essas informações com um exame clínico e funcional adequado à condição (fase aguda Vs fase crónica) no momento da avaliação tendo em linha de conta os seguintes aspectos:
1) Observação dos contornos, volumes, coloração e aspecto da pele .Temperatura.
Avaliação da dor da sua relação com a função



2) Postura/alinhamentos biomecânicos
3) Função como a marcha/saltos/corrida (não nas fases agudas ou sub-agudas) e simetria na transferência de carga e nos padrões nueromotores
4) Avaliação do calçado e interface calçado/pé
5) Palpação estática e dinâmica (se possível) das estruturas potencialmente lesadas quer na zona lesada quer em segmentos anatómicos vizinhos (p.ex base do 5º metatársico, escafóide társico, diáfises do peróneo e tíbia, , etc)

6) Movimentos activos, resistidos, passivos (acessórios e fisiológicos) das articulações da perna, tornozelo e pé.

7) Testes de integridade ligamentar e/ou testes especiais para avaliação da estabilidade (testes específicos para diagnóstico diferencial).

8) Exame Neurológico e despiste de Problemas vasculares (quando necessário)

9) Testes/Escalas de Avaliação Funcional (p. ex. Foot and Ankle Outcome Scale - escala já validada para a população portuguesa por Rodrigues, F. e colegas ver in http://www.apfisio.pt/gifd_revista/media/08jan_vol2_n1/pdfs/jan_2008_3_faos.pdf) em fases mais adiantadas.

Todos estes aspectos devem ser ser contextualizados na fase em que se encontra a lesão e adaptados à idade do mesmo (p. ex. nas crianças e jovens em fase de crescimento deve ser dado uma especial atenção aos locais de inserção e às zonas da cartilagem de crescimento)

A avaliação e exame clinico nas fases agudas das lesões mais graves deve ser reduzida ao essencial para despiste das lesões mais graves, até porque muitos dos testes não se podem nem se devem realizar nesta fase. Por outro lado a dor aguda é uma componente central desta fase que pode "mascarar" alguns dos testes que se fazem comprometendo a sua fiabiliadade.

Em caso de dúvida após o exame clínico, de incapacidade total para a realização de carga e impotência funcional associada a queixas em certas regiões anatómicas podem ser feitos estudos imagiológicos complementares (Rx, ecografia, TAC, Ressonância Magnética, de acordo com a fase da lesão e sua evolução desde o ínicio) para despiste de lesões osteo-articulares e músculo-tendinosas associadas.
Raul Oliveira, Fisioterapeuta
R´Equilibri_us - Gabinete de Fisioterapia
Av. D. João I, nº 8, Oeiras
309 984 508 /917231718
raulov@netcabo.pt
Faculdade de Motricidade Humana

11 comentários:

  1. ola!!sofri entose tornozelo externo. ,estava de em uma cidade sem recurso,fiquei com pe muito edemasiado,usei pomada local e analgesicos ,pois, sentia muita dor.apois 13 dias fiz rx,diagnotico sequela de entorse me receitou gelo e fisiot.gostaria de saber se isso e suficiente,pois sinto ainda muita dor e viro pe com facilidade,onde magoa mais,to sem estabilidade para andar.isso e comum nesse caso?

    ResponderEliminar
  2. Olá Iêda: deve procurar a orientação de um Fisioterapeuta com experiência neste tipo de lesões. Numa fase incial o tornozelo deve esatr protegido para evitar o mecanismo da lesão e assegurar uma boa reparação tecidular dos ligamentos afectados. Posteriormente deve fazer exercícios especificos para recuperar a mobilidade, força muscular, estabilidade e funcionalidade. Boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Olá tudo bem!Tenho 33 anos.No começo de fevereiro tive uma lesão bem baixo da bolinha do tornozelo mas não ficou roxo ou inchou, eu jogo futebol e pratico corrida de segunda a sexta, E não sei se é ligamento pois não procurei um medico desde de então eu comecei uma recuperação por conta própria e tem três semanas que voltei a correr mas continuo sentindo dores pois a recuperação esta muito lenta o que devo fazer posso continuar correndo para fortalecer?

    ResponderEliminar
  4. Boa noite: pode haver uma lesão minor do ligamento lateral externo sem grandes sinais inflamatórios. Deve respeitar a dor e evitar correr em pisos irregulares ou realizar actividades que exijam recepção após saltos, pois exigem mais do complexo ligamentar do tornozelo. Em caso de manter os sintomas deve procurar um apoio ou orientação por parte de um Fisioterapeuta ou médico com experi~encia neste tipo de lesões. Apareça sempre. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde! Raul meu nome é Eduardo tenho 30 anos estava jogando bola e derepente senti um estralo no tornolezo direito, isso aconteceu no começo do mês de março. Não fui ao médico tratei, com gelo, agua quente e arnica, mas mesmo assim não foi suficiênte, continuou inchado, dolorido e limitando meus movimentos quando jogava mesmo enfaixando o tornozelo.Hoje o inchaço diminui mais alguns movimentos mais bruscos não consigo fazer Resolvi ir ao médico na sexta-feira dia 13 de maio, tirei raio X e ultrassom onde descobri que estava com lesão do ligamento fíbulo-talar anterior, fíbulo-calcâneo e Tendinite dos fibulares. O médico me disse que não será necessário a cirurgia e terei que iniciar com dez sessões de hidroterapia e 10 sessões de fisioterapia 5 vezes por semana de segunda à sexta. Agora pintaram as dúvidas: Como rompi estes ligamentos, como eles voltaram ao normal sem cirurgia? Só com fisioterapia e hidroterapia resolve meu caso? Quantas sessões precisarei para me recuperar? E quanto tempo consigo voltar para as minhas atividades sem sentir dor?Obrigado pela ajuda e parabéns pelo Blog. Abraços Eduardo.

    ResponderEliminar
  6. Olá Eduardo: sim pelo que descreve pode ter feito lesão desses ligamentos que tem capacidade de regenerar/cicatrizar. Contudo os cuidados terapêuticos que seguiu após essa 1ª lesão não foram os mais adequados pelo que o processo de cicatrização levou provavelmente a alterações tecidulares desses ligamentos com repercussões nas suas caracteristicas biomecânicas e funcionais. Concordo que deve fazer Fisioterapia e deve escolher um Fisioterapeuta com experiência em lesões desportivas, mas prevejo que precise mais de 10 sessões. Desde que faça exercícios recomendados diáriamente a recuperação pode ser mais rápida mas o processo de reintegração pós-lesão deve ser gradual e só ocorrer quando não tiver dor e apresentar a mobilidade, força muscular e estabilidade articular normais. Este processo vai demorar concerteza mais do que 2 semanas. Seja paciente, persistente e disciplinado para fazer o que o seu Fisioterapeuta recomendar. Boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  7. Raul obrigado pelas informações. Pelo o que me falou não vou precisar de cirurgia, isso já me dá muita tranquilidade e mais ainda o retorno será mais breve do que eu pensava se eu me dedicar nas hidroterapias e fisioterapias 5 vezes por semana, hidroterapia na parte da manhã e fisioterapia na parte da tarde, espero estar de voltar a correr na rua e as quadras no meio de junho. Quando eu chegar na clinica pergunto deste profissional especializado em lesão desportiva Raul? Estes exercícios que irão me passar, os ligamentos irão colar novamente ou vou fortaceler outras partes para suprir a falta deles? Mais uma vez agradeço pela ajuda. Abraços Eduardo.

    ResponderEliminar
  8. Olá Eduardo: Sim deve fazer tratamentos para recuperar os ligamentos lesados e simultaneamente estimular os mecanismos de protecção articular em que é importante o trabalho dos músculos e tendões peri-articulares. Pode haver tratamentos locais para os ligamentos mas que não dispensam um programa de exercícios terapêuticos específicos para estimular os mecanismos neuromusculares de protecção articular que pretendem evitar novos episódios de lesão e tratar os sintomas residuais. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  9. Boa Tarde Raul.
    Me chamo Michael 23 anos.
    Em torno de um mês e meio sofri uma entorse se tornozelo jogando vôlei. Só consegui fazer a ressonância magnética por volta de um mês depois e o resultado foi:

    Lesão osteocondral margeada por edema no tálus.

    cisto subcortical margeado por edema calcâneo.

    Derrame articular tíbio-talar com acúmulo de líquido no recesso subtalar posterior.

    Lâmina liquida distendendo a bursa retrocalcânea, sugestivo de bursite.

    Tendões fibulares com sinal heterogêneo, com foco de sinal isointenso em todas as sequencias e ainda com edema ao seu redor, podendo representar tenossinovite.

    Demais tendões de morfologia e sinal preservados.

    Ligamento talo-fibular anterior não individualizado com líquido na sua topografia, sugestivo de lesão.

    Fáscia plantar de espessura e sinal preservados.
    Gordura de Kager heterogênea.

    Seio de tarso sem alterações.

    O que você pode me falar dessa lesão? Obrigado

    ResponderEliminar
  10. Bom dia: é uma lesão complexa que deve ser tratada por um médico ortopedista. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  11. Bom dia! em março de 2013 meu tornozelo direito começou a inchar chegando ao ponto de não poder sequer calçar sandália com abotoadura,e cada dia o inchaço só aumentava.Procurei um médico q fez as seguintes perguntas; torceu o pé,bateu o pé,pisou em falso.Resposta: não.O médico solicitou um raio X e o resultado não deu nada.Passou um remédio p dor,e um esprey q usei e aliviou.O tornozelo foi desinchando lentamente,sendo q nunca voltou ao normal.Agora pprocurei um ortopedista q pediu uma ressonância e o resultado foi:Pequeno acúmulo liquido nos recessos talares; Reação osteopetrofica de aspecto posterior dos talus,gerando conflito com o calcaneo.O isso quer dizer???????

    ResponderEliminar