terça-feira, 5 de maio de 2009

LESÕES CAPSULO-LIGAMENTARES DO TORNOZELO (6)


ENTORSES DO TORNOZELO - PRINCÍPIOS DE INTERVENÇÃO (2)
O controle da resposta inflamatória na fase aguda, através dos cuidados descritos no post anterior, é essencial para o processo de regeneração tecidular que se segue:

2ª - FASE DE REPARAÇÃO TECIDULAR (Reparação Fibroblástica) vai do 3º/4º dia até ao 10º/14º dia.
Objectivos do Tratamento:
a) Promover a reparação tecidular eficiente e sem recidivas
b) Promover o comportamento normal da estrutura lesada
Os processos de reparação dos tecidos moles devem ser feitos permitindo alguns movimentos. É a fase da função protegida. A imobilização prolongada e total dos tecidos moles afectados promovem uma cicatrização desordenada não funcional.

O movimento controlado induz um tecido em reparação mais funcional, pelo que são sugeridos protocolos de movimento e de função protegida - TRATAMENTO FUNCIONAL.
Mas para isso é necessário um acompanhamento próximo e haver um conjunto de indicadores clinícos e funcionais de referência que ajudam a monitorizar a evolução clínica


3ª - FASE DE REMODELAÇÃO que vai do 10º/14º dias até 21º/60º dias, consoante a gravidade e a extensão da lesão inicial.

Esta fase continua, completa e consolida os processos ocorridos na fase fibroblástica anterior.

Objectivo: Consolidar o processo de reparação e prevenir a cicatrização excessiva e desordenada.
É a fase onde se deve fazer a reintegração progressiva e gradual ao treino e à actividade desportiva. É essencial a sintonia entre o Fisioterapeuta e o treinador nesta fase.

Os riscos de recidiva da lesão capsulo-ligamentar são reais (15 a 30%) sobretudo nos casos em que os atletas regressam demasiado cedo e não devidamente controlados, podendo dar inicio/ou continuar uma história de entorses de repetição que levam à instabilidade crónica.
Sabemos que o processo de reparação tecidular muscular bem sucedido (em termos morfológicos) pode-se fazer em cerca de 3/4 semanas, mas a remodelação completa e a (re)aquisição das características relacionadas com os reflexos artrocinemáticos exigem mais tempo e sobretudo um planeamento gradual de reintegração no treino (ao longo de 2 a 3 semanas nos caso mais graves) evitando na fase inicial os movimentos a elevada velocidade, as mudanças bruscas de direcção e/ou velocidade.
O segmento lesado apenas estará totalmente recuperado em termos funcionais e plenamente integrado na sua cadeia cinética de movimento após um programa de reeducação funcional onde entram os exercícios reeducação sensorio-motora específicos numa fase inicial (vulgarmente conhecidos por treino proprioceptivo) e os gestos próprios da modalidade numa fase mais tardia.
Raul Oliveira, Fisioterapeuta
Equilibri_us - Gabinete de Fisioterapia
Av. D. João I, nº 8, Oeiras
309 984 508 /917231718
raulov@netcabo.pt

6 comentários:

  1. Anónimo8/2/10 23:39

    Boa noite,
    Uma lesão capsulo-ligamentar da tíbio-társica de grau III num jovem adulto(25 anos)desportista e colaborante, por mecanismo de inversão e flexão plantar, devidamente acompanhada por tratamentos de fisioterapia, puderá implicar em média quanto tempo de intervenção por parte do fisioterapeuta?
    Obrigado desde já pelo esclarecimento.
    Cumprimentos,
    Sónia

    ResponderEliminar
  2. Olá Sónia: se não houver complicações e/ou outras lesões associadas nem história anterior de lesões semelhantes e problemas de instabilidade articular residual é necessário um acompanhamento por parte do Fisioterapeuta até o atleta/desportista estar completamente reintegrado. Também depende do tipo de desporto e exigências fisicas que esse desporto implica, mas todo o processo pode exigir um acompanhamento próximo de pelo menos 6/8 semanas e um acompanhamento à distância por mais 4/6 semanas. Apareça sempre. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Anónimo9/2/10 19:57

    Agradeço a prontidão da sua resposta.
    Cumprimentos,
    Sónia

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde,
    Ainda sobre o mesmo caso que citei anteriormente da lesão cápsulo ligamentar da TT de grau III, e tendo em conta que o acompanhamento próximo pode ter a duração de pelo menos 6/8 semanas, quantas sessões poderam ser necessárias por semana?
    Mais uma vez obrigado desde já pela disponibilidade.
    Cumprimentos,
    Sónia

    ResponderEliminar
  5. Olá Sónia: o nº de sessões por semana pode ser variável em função da dor/edema residuais, da funcionalidade e da possível instabilidade também presente. O atleta deve fazer exercícios diariamente seguindo as orientações do Fisioterapeuta, mas os tratamentos de fisioterapia nesta fase podem ser entre 2 a 3 vezes por semana. No entanto esta frequência deve ser ditada pelas necessidades especificas de cada caso. Até breve. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigado uma vez mais.
    Cumprimentos,
    Sónia

    ResponderEliminar