terça-feira, 5 de maio de 2009

LESÕES CAPSULO-LIGAMENTARES DO TORNOZELO (5)

ENTORSES DO TORNOZELO - PRINCÍPIOS DE INTERVENÇÃO (1)

As lesões capsulo-ligamentares da tíbio-társica, geralmente associadas a lesões macrotraumáticas, ocorrem na maioria das vezes por um movimento brusco e mais ou menos violento de inversão associado ou não a um movimento de flexão plantar.
Este mecanismo vai provocar uma deformação sobre as estruturas, rompendo as suas fibras alterando a sua integridade anatómica e comprometendo a sua função sensitiva/proprioceptiva.
Após um mecanismo de entorse do tornozelo e consoante a gravidade/severidade do mesmo e correspondente incapacidade funcional, o atleta/sujeito deve ser avaliado por um profissional de saúde competente e com experiência neste tipo de lesões. É necessário um diagnóstico clínico e funcional adequado e em tempo útil, porque os primeiros cuidados são fundamentais para minimizar as complicações e permitir uma recuperação mais natural e funcional.
As estruturas capsulo-ligamentares conseguem resistir a uma deformação até a um determinado ponto, mas quando a qualidade e a quantidade das tensões excedem os limites dessas deformações, as respectivas estruturas entram em rotura podendo também originar lesões associadas. É fundamental fazer-se igualmente um Diagnóstico Diferencial
Após qualquer lesão, quer seja a partir de microtraumatismos ou macrotraumatismos, inicia-se o processo de reparação. Este processo é geneticamente determinado tal como são os mecanismos de auto-regulação. Pode-se dizer que temos no nosso código genético, processos de AUTO-REPARAÇÃO, que são accionados após a ocorrência de qualquer lesão e que se podem descrever em diferentes estadios:
1ª - FASE AGUDA OU FASE INFLAMATÓRIA (até às primeiras 48/72 h)
Sinais Cardinais característicos da Fase Inflamatória:
CALOR – energia metabólica irradiada
RUBOR – vasodilatação e aumento da vascularização (angiogénese)
EDEMA/HEMATOMA – exsudado inflamatório e/ou hemorragia
DOR – estimulação das terminações nervosas aferentes, por processos quer de na natureza física, quer de natureza química sobre os nocioceptores, que ocorrem nas primeiras horas pós-lesão.
O conjunto destes sinais/sintomas levam a uma limitação/incapacidade funcionais que será tanto mais acentuada quanto maior for a gravidade e a extensão da(s) lesão(ões) inicial(is).

Objectivos do Tratamento nesta fase:
1) Controlar a resposta inflamatória.
2) Melhorar a nutrição tecidular e a drenagem das substâncias indesejadas
3) Reduzir a dor e o edema/hematoma locais
A aplicação de ligaduras funcionais pode ser um excelente método uma vez despistadas lesões osteoarticulares, associadas a outros cuidados


O conjunto de procedimentos terapêuticos a seguir nas primeiras 48/72 h, poderão ser descritos de uma forma sucinta pelas iniciais inglesas RICE. No entanto deverá existir sempre uma avaliação prévia que conduza a um diagnóstico Clínico e Funcional
Procedimentos - RICE THERAPY
Rest - REPOUSO Repouso selectivo/movimento protegido
Ice/FRIO/GELO LOCAL (durante 10 a 15 min de 2 em 2 horas)
Compression - Compressão selectiva
Elevation - Elevação do segmento
Simultaneamente devem-se evitar outro conjunto de procedimentos que podem contribuir para agravar a lesão inicial. O QUE NÃO FAZER:
HARM
Heat - Calor na região lesada sob qualquer forma
Alcóol - (ingestão de alcóol)
Actividade excessiva da região lesionada (ignorar os sintomas) / Run/activity too much
Massage - Massagem

Se os cuidados forem os adequados, passados 2/4 dias o tornozelo apresenta o aspecto da figura de cima iniciando-se a fase seguinte - REPARAÇÃO TECIDULAR - em melhores condições que se traduzirão numa mais rápida e eficiente recuperação funcional.
Nos casos de não haver lesões osteo-articulares e haver apenas lesões capsulo-ligamentares, não são benéficos os métodos de imobilização total e prolongada (tipo tala gessada por 3 semanas). ver EFEITOS DA IMOBILIZAÇÃO PROLONGADA NA RECUPERAÇÃO DAS LESÕES DOS TECIDOS MOLES de 24 de Jan/09.

Em caso de dúvida ou de sintomas persistentes e incapacitantes DEVE PROCURAR A CONSULTA DE UM MÉDICO OU UM FISIOTERAPEUTA com experiência em lesões traumáticas.


Raul Oliveira, Fisioterapeuta
Equilibri_us - Gabinete de Fisioterapia
Av. D. João I, nº 8, Oeiras
309 984 508 /917231718
raulov@netcabo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário