domingo, 26 de abril de 2009

LESÕES CAPSULO-LIGAMENTARES DO TORNOZELO (1)

ENTORSES DO TORNOZELO
INTRODUÇÃO

Uma das articulações mais afectadas por mecanismos de entorse, quer na prática desportiva quer em actividades funcionais da vida diária é a articulação tibio-társica - tornozelo.
As lesões agudas após entorses do tornozelo representam 3/4 de todas as lesões do tornozelo (Barker HB, Beynnon BD, Renstron PA., 1997), e são responsáveis por cerca de 10 a 30 de todas as lesões em jovens atletas (Perlman M et al, 1987).
Mais de 40% das lesões capsulo-ligamentares pós-entorses do tornozelo podem deixar sequelas: dor residual e/ou instabilidade crónica (Bennett WF, 1994 e Safran MR, Benedetti RS, Bartolozzi AR, 1999) originando alguma incapacidade funcional para actividades mais exigentes.
MECANISMOS DE LESÃO - ENTORSE DO TORNOZELO
O mecanismo de lesão mais comum resulta de um movimento extremo, forçado e não controlado de inversão e flexão plantar. (ver imagem abaixo)
Em flexão plantar a articulação tibio-társica é mais instável (mais mobilidade lateral) do que em flexão dorsal, o que explica a maior frequência de lesão do feixe anterior do ligamento lateral externo.
Este mecanismo resulta normalmente na fase de recepção ao solo, após um salto, um mudança brusca de direcção ou ao pisar uma superfície irregular e/ou imprevista (pisar o pé de um adversário ou uma bola são alguns dos exemplos). ver post anteriores sobre lesões capsulo-ligamentares



Mecanismos/Movimentos Desencadeantes de lesão capsulo-ligamentar do Tornozelo

MECANISMOS MAIS COMUNS (A e B):

A) Inversão + Flexão plantar resulta lesão do ligamento lateral externo (LLE): feixe anterior (+++); feixe médio (++); sindesmose tibio-peroneal (+)


Este mecanismo gera forças de tensão/estiramento sobre as estruturas capsulo-ligamentares é músculo-tendinosas externas e simultaneamente forças de compressão sobre o compartimento interno da tibio-társica. Nos entorses de maior magnitude e/ou nos entorses de repetição podem surgir lesões por estiramento no compartimento externo associadas a lesões por compressão no compartimento externo.

B) Flexão Plantar máxima (sempre associada a alguma inversão face ao eixo mecânico da tibio-társica) - lesão do ligamento lateral externo (LLE): feixe anterior (+++); estruturas anteriores da tibio-társica e tibio-peroneal inferior (++)

C) Inversão em posição neutra - lesão do feixe médio do LLE ou ligmanto peroneo-calcaneano (++) - pode resultar também numa instabilidade sub-talar

D) Inversão com tornozelo em flexão dorsal - mecanismo raro podendo gerar lesão do feixe posterior do LLE (incomun)


E) Movimento de Eversão extrema - este mecanismo pode originar lesão do complexo ligamentar interno (ligamento deltóide) + fractura do maléolo externo por forças de compressão.
Como o maléolo externo é mais comprido que o maléolo interno há mais mobilidade em inversão do que em eversão o que também explica a muita maior frequência de entorses em inversão.



Raul Oliveira, Fisioterapeuta
Equilibri_us - Gabinete de Fisioterapia
Av. D. João I, nº 8, Oeiras
309 984 508 /917231718
raulov@netcabo.pt
Faculdade de Motricidade Humana

400 comentários:

  1. Bom dia,
    A mais ou menos uns 4 meses sofri um entorse, no qual ainda estou sentindo dores do lado interno do tornozelo.
    Sinto dores ao forçar o pe para dentro ou apenas pressionar encima do `ossinho` que fica do lado interno do tornozelo.
    Fui ao ortopedista e ele pediu um raio-x no qual nada foi quebrado.
    Ele não me receitou nenhum anti-inflamatório e disse que com o tempo ia sarar. Só que estou com dores até hoje e tenho medo que a lesao se agrave e me comprometo futuramente.
    Será que devo procurar um outro especialista ou realmente não tenho nada a fazer?

    christianff@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Olá Christian:
    Pelo que relata sofreu em entorse do qual pode ter resultado uma lesão nas estruturas articulares. Algumas das vezes no mecanismo de entorse habitual - inversão ou movimento do pé para dentro - podem ocorrer uma lesão por estiramento nas ligamentos externos e uma lesão por compressão das estruturas internas (cápsula articular, ligamento interno ou tendões internos. Em casos mais graves poderá haver uma lesão da cartilagem que só é despistada por Ressonância Magnética. Mas aconselho-o a procurar um Fisioterapeuta com experiência no tratamento deste tipo de lesões, porque a maioria das vezes a Fisioterapia poderá resolver o seu problema e se após a avaliação clinica que esse profissional fizer, ele tiver dúvidas sobre lesões estruturais mais graves deverá encaminhá-lo adequadamente. Apareça sempre. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde
    Fiz uma ressonancia e foi detectado que tinha um golpe na cartilagem.É necessario ser operado ou será que uma injecção de gel resolve o problema?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde:
    Este tipo de lesões da cartilagem podem ter diferentes tipos de abordagem de acordo com a s/ localização/área ou extensão e se se encontra ou não muito destacada. Pode ser necessária cirurgia ou tratamento conservador também dependendo da idade e do tipo de desporto/exigência fisica a que é sujeito. Deve consultar um médico ortopedista com experiência neste tipo de lesões. Até breve
    Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  5. bom dia.a mais ou menos um mes sofri entorse tornozelo lado externo,ficou muito edemaziado.eu estava de ferias em uma cidade sem recurso,apos 13 dias cheguei,e fiz raio x dignotico sequela de entorse,disse q eu usasse gelo local.gostaria de saber se isso basta pois,ainda tenho edema e sinto muita dor,viro o pe com facilidade,onde magoa ainda mais,to sem estabilidade para andar.grata.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde Iêda: pelo que descreve pode ter feito uma lesão(rotura) dos ligamentos externos pelo que aconselho-a a procurar um Fisioterapeuta com experiência neste tipo de lesões. Mesmo com 1 mês, pode estar indicado fazer uma ligadura funcional com ligaduras adesivas para proteger os ligamentos lesados e deixá-los cicatrizar/reparar em boas condições, acompanhado sempre de tratamentos de Fisioterapia específicos. Votos de boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  7. levei uma queda fiz raio x deu fratura do maleolo lateral,usei tala uma semana,agora estou com bota imobilizadora,o medico disse que tinha que operar pra não ficar sequela estou fazendo repouso isso vai fazer cicatrizar a fratura,obrigada

    ResponderEliminar
  8. gostaria de receber a resposta por email cassia.roriz@hotmail.com

    ResponderEliminar
  9. Bom dia: Se houve fractura do maléolo externo (fibular ou peroneal) e mediante o Rx, é natural que o médico recomende cirurgia em função do tipo de fractura. É normal que também tenha feito lesão ligamentar associada, mas a recuperação destas lesões não deve ser complicada. Boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  10. boa tarde gostei por ter respondido minha pergunta,mas acho que esqueci de explicar,ele falou que eu tinha de fazer a cirurgia só que não fiz,estou a trinta dias usando a bota robótica e com a perna sempre pra cima sem nem pensar em pisar,a fratura foi no maleolo lateral,vc acha que vai dar certo sem cirurgia,quanto tempo mais ou menos leva pra minha recuperação,obrigada pela atenção,ah me de uma rspsta positiva,sou medrosa
    .

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde: apenas nas fracturas instáveis está recomendada a cirurgia. A vantagem da cirurgia e que se pode iniciar a mobilização e a Fisioterapia mais precocemente, apesar de só poder fazer carga ou apoio no pé, quando a fractura estiver consolidada. O tempo de consolidação óssea no maléolo externo depende do tipo da fractura, localização precisa e sua extensão e ainda se houve ou não complicações. Parece não ter havido complicações pelo que a consolidação demora pelo menos de 6 semanas e em alguns casos mais. Deve fazer novo Rx de controle, que o seu médico lhe vai concerteza pedir, para se tomar decisões sobre o retirar do gesso e o inicio da mobilização/Fisioterapia e carga no pé afectado. De inicio será apenas uma carga parcial, pelo que vai continuar a andar com auxiliares de marcha. Continuação de boa recuperação. Até breve. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  12. olá,eu sou a anonima de novo te pertubando,mas vc acha que eu resolvo o problema da fratura do maleolo só imobilizando,vc já viu alguém que resolvesse só cm repouso e imobilização,que tenha obtido bom resultado,meu nome é cássia mariza,mto obrigada pela sua atenção,abraço.

    ResponderEliminar
  13. Olá Cássia Mariza: não vi o tipo de fractura que sofreu, mas há muitos casos que se resolvem sem tratamento cirúrgico. Se for uma fractura instável ou com o alinhamento ósseo comprometido, pode estar indicada a cirurgia, mas o seu médico é a pessoa indicada para responder a essa questão. Boa recuperação.
    Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  14. sou eu de novo cassia,fui ao ortopedista ele pediu outro raio x,parece que o osso ainda não colou ele disse que não tive fratura instável,mas que quebrei fibula tibia,será que depois de trinta dias que já tem esse osso vai colar,demora assim mesmo?Voce acha que com tratamento vai ficar bom,ah ele disse que meu tornozelo nunca mais vai ser a mesma coisa é verdade,obrigada desulpe a amolação,abraco.

    ResponderEliminar
  15. Boa Tarde Cassia. Pelos que conta fez fractura nos 2 ossos da perna, mas o tempo de consolidação necessita mais do que 1 Mês, pelo que é natural que ainda não haja calo ósseo completo. Deve confiar no seu médico que melhor do que ninguém e face aos exames que tem feito saberá dizer-lhe o que deve ser feito.
    Seja paciente. Depois deve fazer a recuperação com um Fisioterapeuta com experiencia neste tipo de lesões para podere recuperar o máximo.
    Até breve. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  16. olá eu de novo cássia mariza,olha vou ter que fazercirurgia mesmo,amanhã me interno,quero saber de vc quanto tempo leva pra se recuperar,e se é um processo dificil,to com tanto medo da cirurgia é complicado isso,desculpa te incomodar mas sinto confiança em vc,abraço

    ResponderEliminar
  17. Olá Cássia Mariza: Se o seu médico decidiu por cirurgia é porque face à fractura que tem e à evolução inicial, ele vê que é o me4lhor caminho e o mais rápido para poder recuperar. A vantagem da cirurgia é corrigir o alinhamento ósseo, que nem sempre é possivel com o gesso, e permitir iniciar a mobilização (movimentos) mais precocemente. O tempo de recuperação é variável consoante o tipo de fractura e o tipo de cirurgia que for feito. A recuperação pós-fractura é um processo que não é dificil, mas que exige disciplina, persistência e paciência. O Fisioterapeuta responsável pela recuperação deve estar "sintonizado" com o médico que a vai operar. Vai correr tudo bem e boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  18. Anónimo4/8/10 21:05

    olá dr, raul.minha amiga disse que vc responde legal,ai quero saber fiz uma cirurgia no tornozelo tem 7 dias semana que vem com 15 dias tem uma festa pra eu ir posso tomar uma cervejinha,o médico disse que tenho que ficar 30 dias com os pontos é normal,espero resposta,obrigada.

    ResponderEliminar
  19. Bom dia: o tempo e processo de recuperação após uma cirurgia ao tornozelo depende das lesões iniciais e dos procedimentos cirurgicos efectuados. Se tiver muito tempo em pé, numa fase ainda precoce pós-cirurgia, o pé pode inchar e dificultar a recuperação para além de poder dar mais dores e limitar os movimentos. Sem saber que lesões havia e o tipo de cirurgia que foi feita é dificil dizer-lhe algo mais, mas deve confiar no seu médico e seguir as orientações dele. Se for à festa ... tome a cervejinha mais sentada com o pé mais elevado e deixe o pézinho de dança para mais tarde quando estiver recuperada. Até breve. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  20. Anónimo6/8/10 22:42

    DR. RAUL ENTÃO EU POSSO TOMAR A CERVEJINHA,NÃO VAI PREJUDICAR MESMO EU ESTANDO COM OS PONTOS,NÃO ESTOU TOMANDO ANTIBIÓTICO,E OS PONTOS ESTÃO BEM SEQUINHOS,OBRIGADA TUDO DE BOM UM ABRAÇO.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo6/8/10 22:45

    DR. RAUL ENTÃO POSSO TOMAR A CERVEJINHA MESMO ESTANDO COM OS PONTOS,NÃO ESTOU MAIS TOMANDO ANTIBIÓTICOS,OBRIGADA BOM FIM DE SEMANA,AH OS PONTOS ESTÃO BM SEQUINHOS,ABRAÇO.

    ResponderEliminar
  22. dr.raul é normal após a cirurgia de tornozelo,ficar com o pé vermelho dando a impressão que tá muito inchado quando se fica em pé não por muito tempo,por pouco tempo já da essa impressão,tem 14 dias de cirurgia,obrigada.

    ResponderEliminar
  23. Boa Noite:
    Sim esse sintoma pode ocorrer nas primeiras semanas pós cirurgia do tornozelo e significa que há algumas dificuldades na circulação de retorno quando coloca o pé para baixo. Pode estar indicado o uso de uma meia elástica e deve evitar estar muito tempo com o pé para baixo. também poderá fazer movimentos com os dedos dos pés e mesmo com o pé se ele não estiver imobilizado. Mas deve questionar o seu médico e/ou fisioterapeuta sobre este assunto. Boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  24. Anónimo9/9/10 12:28

    a 5 meses sofri uma entorse no tornozelo esquerdo, no 1° momento segui um tratamento com gelo anti inflamatorios e repouso tudo indicado por um médico, o problema é que desde então sinto dores no tornozelo que vão de um lado ao outro do tornozelo inclusive na própria articulação já fiz duas radiografias e não foi constatada fratura, agora vou passar por uma RM para verificar melhor oque é, posso ficar com alguma sequela ou restrição a algum tipo de atividade já que minha função exige de mais o bom preparo físico

    ResponderEliminar
  25. Bom dia. Pelos sintomas que descreve e pela história, julgo que é adequado fazer a RM para despistar lesões osteocondrais que afectem a superfície articular e que podem ocorrer em determinados tipos de entorse mais graves. Deverá procurar a orientação de um ortopedista com experiência nas lesões do tornozelo (tibio-társica). As queixas persistentes ou residuais também se podem dever a outro tipo de lesões, mas que a RM deverá avaliar. Em qualquer dos casos há sempre tratamento para poder recuperar totalmente depois um um diagnóstico correcto. Apareça sempre que quiser e boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  26. olá boa tarde, chamo-me Dália, tenho 44 anos. Faz amanhã uma semana que fracturei o maleolo lateral externo. Fractura fechada. No hospital foi feita imobilização com tala engessada, dia 29 serei reavaliada com RX. Mas, como toda a mãe de família, estou preocupada. Pois, tenho 2 filhos (6, e 12 anos) q iniciaram agora o ano lectivo e ainda por cima vivo só com eles. Está a ser muito complicado gerir esta situação sozinha. Daí pergunto se é obrigatório a imobilização total do pé, ou será possivel colocar o pé no chão e poder andar (com cuidado claro).

    ResponderEliminar
  27. Boa tarde Dália: Se fez uma fractura fechada do maléolo peroneal ou fibular (maléolo externo) que necessita de imobilização gessada também deve evitar a carga sobre o pé. Se fizer carga precocemente a fractura pode complicar-se. Deve seguir as indicações do seu médico pois é ele que conhece melhor a situação e só iniciar carga quando o processo de consolidação o permitir (fará Rx de controle e o médico dará as indicações adequadas). Tente falar com os seus filhos e outros familiares ou amigos para procurarem estratégias alternativas nestas condições. Votos de uma boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  28. olá dr. raul,fiz uma cirurgia a 52 dias de tornozelo,meu médico liberou a fisio e andar de muletas,mas fiquei imobilizada quase 90 dias,por isso to sentindo dificuldades em firmar o pé,fica inchado e vermelho não dói,só que tá muito duro o tornozelo será que terei dificuldades para andar,ou isso é só no inicio,obrigada.

    ResponderEliminar
  29. Boa noite. Não sei o tipo de cirurgia que fez nem o tipo de lesões que havia. No entanto, sabemos que após períodos prolongados de imobilização e inactividade é natural haver uma rigidez articular com limitação da mobilidade e com alterações circulatórias face à ausência de movimento. Deve recuperar o tempo perdido e iniciar Fisioterapia. Desejo-lhe uma boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  30. sofri uma lesão no tornozelo direito num treino, massomenos na tibula ou fibula queria saber quanto tempo vou levar para sarar.

    ResponderEliminar
  31. Bom dia: as informações que dá são insuficientes para poder responder à sua questão. As lesões após entorses do tornozelo podem ser de ligeira gravidade e demorar 10 a 14 dias ou de maior gravidade e demorar algumas semanas. Deve procurar a orientação/conselho de um médico ou fisioterapeuta com experiência neste tipo de lesões. Boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  32. BOM DIA : MEU PÉ SAIU FORA DO LUGAR JOGANDO BOLA TEVE QUE SER COLOCADO NO LUGAR NOVAMENTE ISSO NO DIA 5 DE SETEMBRO ESTOU ATÉ HOJE DE GESSO E A MEDICA FALOU QUE EU NAO PRECISSO OPERAR FIZ UMA R.M E O RESULTADO FOI:PEQUENO EDEMA/CONTUSÃO OSSEA NA CABEÇA DO TALUS E NA REGIÃO POSTERIOR DO MALEOLO LATERAL,LESÃO DO LIGAMENTO INTERÓSSEO COM ACENTUADO EDEMA LOCAL, LESÃO DO LIG TALO-NAVICULAR DORSAL,LS DO FOLHETO EXTERNODO LIG DELTOIDE,FOLHETO INTERNO COM SINAIS DE ESTIRAMENTO, SINAL DE LS PARCIAL DOS LIG FIBULO-TALAR ANTERIOR E FIBULO-CALCÂNEO, GOSTARIA DE SABER SE É TÃO GRAVE ASSIM MESMO E O TEMPO DE RECUPERAÇÃO E SE REALMENTE NÃO A NECESSIDADE DE CIRURGIA.Alex obrigado

    ResponderEliminar
  33. Bom dia Alex: pelo que descreve deve ter feito uma luxação da articulação tibio-társica o que implicou a lesão de vários ligamentos à volta da articualção e próximos dela. A indicação de cirurgia deve ser avaliada pela sua médica cruzando os dados da Ressonância Magnética com os do exame clinico, mas é normal não ser necessário a intervenção cirurgica. No entanto a recuperação funcional após imobilização é um processo que tem os sues timings e deve ser gradual e orientado por um Fisioterapeuta com experiência em lesões desportivas. Seja paciente, persistente e disciplinado porque é um processo longo (4 a 6 meses no mínimo). Votos de uma boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  34. mercia bernardino de campos sp24/11/10 12:34

    Dr Raul bom dia eu sofri um acidente no dia 31/08/2010 etive que fazer uma redução no braço esquerdo porque o cotovelo saiu fora do lugar e quebrei o tornozelo direito fiquei 72 dias com gesso
    no pé direito, agora faz mais ou menos 1 mês tirei o gesso e o ortopedista disse que agora é só fazer fisioterapia em casa com agua quente e andar normalmente só que meu pé está muito inchado e eu não consigo andar visto que sou obesa ele disse que tudo isso é normal, mas eu estou achando muito estranho porque não a melhora as dores são intensas e ele só receitou profenide, tenho diabetes , tendinite nos dois braços e duas pernas tenho artrose nos joelhos e fibrimialgia estreitamente do canal de carpo nas duas mãos perdi a força no braço que foi feita a redução ele diz que é tudo normal que devo continuar a fisioterapia em casa mas não estou vendo resultado teno 42 anos e trabalho como merendeira numa creche é estou sentindo que não vou conseguir mais voltar minhas atividades normais por favor me de algum parecer visto que minha cidade é no interior do estado de são paulo e os recursos são limitados ah, a 10 anos sofri um tombo e rompi o tendão do meu pé esquerdo e fiquei 1 ano sem andar estou apavorada porque já vai para 4 meses é estou piorando do meu pé direito.

    ResponderEliminar
  35. Boa noite Mercia Bernardino: perante o quadro que descreve aconselho a procurar a orientação de um Fisioterapeuta. Por vezes há complicações pós-fracturas que atrasam o processo de recuperação funcional, particularmente quando há antecedentes e outros problemas associados como a Diabetes. Fazer água quente e exercicios em casa, pode ser útil, mas é pouco para quem teve tanto tempo imobilizada. Votos de boa recuperação. Apareça sempre. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  36. Sofri uma entorse do tornozelo a jogar futebol. Após 2 semanas fiz ecografia que revelou rotura parcial de ligamentos (grau 2). Fizeram-me uma ligadura funcional e andei com ela durante 5 dias. Comecei a fazer fisioterapia e electroterapia mas à medida que andava o inchaço ia sempre agravando. Acabei por fazer uma RM que diagnosticou contusoes no osso e uma tendossinovite. Já passaram 3 meses. Ando normalmente mas com meia elástica, sem ela o edema aumenta. A pergunta é será que isto nunca mais vai passar? É que eu não noto grande evolução. E quanto tempo custuma este tipo de lesão a recuperar completamente se é que é possível? Obrigado Pedro Silva

    ResponderEliminar
  37. Bom dia Pedro Silva: pelo que descreve parece que do mecanismo de entorse que sofreu houve lesões associadas à lesão ligamentar. Neste tipo de lesões a imobilização por ligadura funcional adequada deve ser mantida por um período mínimo de 3/4 semanas para assegurar um processo de reparação/remodeleção tecidular completos e o processo de recuperação funcional completo pode levar de 4 a 8 semanas. Costumo substituir as ligaduras funcionais de 2 vezes por semana, controlar o estado da pele e a evolução clinica e realizar tratamentos específicos sobre os ligamentos e tendões afectados. O seu caso parece indicar possíveis complicações ainda mão totalmente controladas (ex. edema aumenta sem a meia elástica e contusão óssea que pode dar edema ósseo que é lento a reabsorver) mas que são possiveis de ser tratadas por um Fisioterapeuta com experiência em lesões desportivas. DEVE-SE DEPISTAR LESÕES OSTEOCONDRAIS, pelo que também deve ser seguido por um médico ortopedista. Apareça sempre. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  38. Anónimo6/1/11 02:30

    olá Raul , meu amigo fraturou o pé direito jogando bola , ele quebrou 2 ossos ,ele terá que fazer uma cirurgia em quanto tempo ele pode voltar a dirigir?

    ResponderEliminar
  39. Boa Tarde: as informações que dá como calcula são insuficinetes para responder à sua questão. O tratamento de qualquer fractura depende do tipo de fractura (p ex traço simples ou com vários traços - cominutiva), da localização, da extensão e se o alinhamento ficou alterado ou não. Este tipo de situações devem ser seguidas por um médico ortopedista. Boa recuperação para o seu amigo. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  40. Anónimo7/1/11 01:20

    Olá Raul , obrigada pela resposta , sei que não fui muito evidente sobre o meu amigo , sei que de um lado ele quebrou o osso maior , ele passará por uma cirurgia,gostaria de saber se colocando os pinos o osso se cola mais rápido? queria saber mais ou menos em quanto tempo ele poderá voltar a dirigir , pois é o trabalho dele!

    ResponderEliminar
  41. Anónimo7/1/11 22:15

    Oi Raul , tudo bem ? então eu fraturei o pé de um lado e torci do outro (o mesmo pé)isso foi o que acusou no raio x , o médico pediu uma tumografia para ter a certeza,mais ele suspeita que seja isso mesmo,passarei por uma cirurgia ainda,mais ele ainda não me disse o tempo de recuperação,gostaria de saber em quanto tempo vou poder pisar no chão e voltar a dirigir,pois sou taxista e vivo disso.obrigada!

    ResponderEliminar
  42. Boa noit, O tempo de imobilização e o tempo para poder fazer carga sobre o pé, depende do tipo de fractura e do tipo de cirurgia que for realizada. Para dirigir/conduzir só o deverá fazer quando tiver recuperado a mobilidade, a força muscular normal e a função do pé. A cirurgia costuma permitir iniciar a Fisioterapia mais cedo o que é bom para a reabilitação mas só poderá fazer carga ("pisar no chão")quando houver um calo ósseo adequado. Fale com o seu médico. Boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  43. Oi Raul boa tarde , então eu sofri uma fratura na tibia direita,passei por uma cirurgia a qual foram colocados 2 pinos na minha perna,quero saber em quanto tempo posso voltar a andar e dirigir?

    ResponderEliminar
  44. Boa tarde: para voltar a andar sem apoios externos e a dirigir/conduzir só deverá ser feito quando o seu médico e Fisioterapeuta lhe disserem. Isso acontece apenas quando há calo ósseo completo e quando tiver recuperado a mobilidade, força muscular e controle dos movimentos do seu pé. Este processo pode levar algumas semanas (pelo menos 8 a 10) mas é muito variável de caso para caso e em alguns tipos de fracturas até pode ser mais demorado. Deve confiar no seu médico e fazer uma boa recuperação coma Fisioterapia. Apareça sempre. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  45. Boa tarde Raul,meu nome é Carlos a uma semana eu sofri uma fratura na fibula direita jogando futebol,passei por uma cirurgia e foram colocados uma placa e 5 parafusos,gostaria de saber o tempo de recuperação,com quanto tempo vou poder pisar e andar normalmente?

    ResponderEliminar
  46. Boa noite Carlos: o tempo de recuperação funcional e tempo que necessita para fazer marcha normal sem qualquer apoio externo depende de vários factores. Só poderá fazer carga (pisar normalmente) quando o calo ósseo estiver completo (o que pode levar pelo menos 6/8 /10 semanas) se não houver complicações e os exercicios de mobilidade do pé também são importantes. Mas deverá ser o médico que o operou a aconselhar de acordo com a evolução clinica e do calo ósseo.. Boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  47. DR.RAUL OLIVEIRA
    Operei a fibula e tibia em 2/2/2010 ainda nao fiz fizioterapia ainda manco um pouco mas o meu tornozelo parece estar travado nao consigo dobrar o pe muito bem sera se eu fizer exercicios em casa ira resolver?
    POR FAVOR ME AJUDE

    ResponderEliminar
  48. Bom dia. Com quase 1 ano de operado as fracturas devem estar consolidadas e se tem limitação da mobilidade articular e da marcha deve fazer exercícios em casa, na psicina se puder, para tentar recuperar a mobilidade, força e a função. Também aconselho procurar o apoio/orientação de um Fisioterapeuta, mas PODE E DEVE FAZER EXERCÍCIOS COM O PÉ E JOELHO. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  49. Olá Dr. Raul. Meu nome é Carlos Alberto, sofri uma fratura do meloleo medio tibial. Isso foi na madrugada do sabado, o medico disse que tenho chance de recuperação sem cirurgia. Para isso quanto tempo de imobilização posso precisar? estou usando uma tala de gesso por causa do inchaço. Pretendo colocar um gesso na próxima semana. Posso usar uma tala movel depois de quanto tempo de gesso?
    Obrigado. Carlos Alberto

    ResponderEliminar
  50. Bom dia Carlos Alberto: Se a opção nesse tipo de fractura é por imobilização gessada, não havendo necessidade de cirurgia as indicações do tempo e tipo de imobilização devem ser dadas pelo seu médico em função da evolução clinica (inchaço/edema, dores) e radiológica (evolução do calo ósseo)que apresentar nas próximas semanas. De qualquer das formas o tempo de imobilização pode ser variável em função de alguns factores, mas não costuma ser inferior a 6/8 semanas seguido de um processo de recuperação funcional onde deve ter a orientação de um fisioterapeuta. Votos de boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  51. Ola boa noite tenho 23 anos, Jogando bola tive um entorce no tornozelo direito. Quando eu vi que estava errado o pé, eu coloquei no lugar na hora. Fiz o raio X deu quebradura na fibula e estava com o tornozelo aberto, fui ao médico, ele me disse que precisava fazer cirurgia. Fiz a cirurgia foi colocado uma placa na fibula com 10 parafusos e sendo que um parafuso maior foi da fibula ate a tibia(para junção do osso) queria saber quanto tempo vou levar para voltar a jogar bola, e se é muito complicado esse entorce.

    ResponderEliminar
  52. Boa Tarde: pelo que conta fez uma fractura da fibula (osso da perna) que necessitou de operação. O processo de recuperação funcional depende da evolução do processo de consolidação óssea que demora pelo menos 6 semanas para se iniciar a carga progressiva sobre o pé operado. Normalmente a Fisioterapia com exercícios de mobilização podem começar mais cedo, mas todos estes aspectos devem ser orientados pelo seu médico que fará Rx de controle para avaliar a evolução do calo ósseo. Também deverá procurar o apoio de um Fisioterapeuta. Seja paciente e disciplinado para uma recuperãção funcional completa. Faço votos de boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  53. Olá dr.Raul.
    Tenho 15 anos e na educação fisica parti o pé.Fractura no maleolo externo.Tive o pé engessado por 6 semanas mas o medico que me viu depois de tirado o gesso e feito raio x, disse nao ser necessario fisioterapia. Recomendou alguns exercicios apenas ( O que nao e a mesma coisa que fisioterapia; Nao colocava gelo e podia nao estar a fazer correctamente).Comecei a ter problemas.Dor a andar e nos alongamentos contra a parede e a puxar os dedos ao calcanhar ou esticar o pé. Dores de manhã e quando queria recomeçar a andar depois de estar parada( esteve sempre muito inchado). Um dia quando ja tinham passado as 4 semanas em que nao podia fazer desporto ,ao tentar saltar sobre o pé,torci-o, pois os musculos ainda estavam fracos, mas penso que nao deve ter sido grave pois consegui andar passado um tempo, e no dia seguinte nao notei que tenha ficado pior.
    Pensava que podia ser tarde demais para fisioterapia mas decidi ir a um fisiatra, que me disse ter os tendoes inflamados. Tendinite.Já fiz os 15 tratamentos iniciais e estou a acabar os 12 que aumentaram por nao estar mesmo bem.O inchaço está menor, tenho dias que estou sem muitas dores, mas outros...
    Estou a fazer fortalecimento e tenho mais estabilidade mas custa-me a andar longas e medias distancias, dor acima do tornozelo, nos peroneais, á partida. ( mas já não sinto a dor a cada passo que dou como acontecia). Tenho inflamação nos tendoes peroneais.Custa-me saltar sobre o pe ou colocar-me em bicos de pés.Tambem tenho muita dor a torcer o pe para fora, como se fosse partir de novo. Tenho tambem os pés chatos que piora mas ja fui a um podologista que me ira fazer as palmilhas.
    A esticar o pé no chão, sinto um aperto atrás e lateralmente.

    Agora uma pergunta: depois de tanto tempo é normal a persistencia de dor? pode transformar-se em inflamação cronica? tenho muito medo...

    ResponderEliminar
  54. Olá boa noite: muitas vezes associado à fractura do maléolo externo pode haver lesões nos tecidos moles (ligamentos e tendões) à volta da articulação e após o período de imobilização (6 semanas) para consolidação da fractura há uma natural atrofia muscular e uma diminuição do controle neuromuscular sobre a articulação. A Fisioterapia bem feita no período pós-imobilização procura minimizar esses efeitos e recuperar a função (mobilidade, estabilidade articular funcional, força muscular, aliviar a dor e normalizar a condição dos tecidos (reabsorver o edema/inchaço). Por isso, após 6 semanas de imobilização, mais 4 semanas de exercícios em auto-gestão e após um mecanismo de entorse ("benigno"?) o que se compreende porque não basta "deixar passar o tempo", é natural que ainda não tenha recuperado totalmente. Repare que pelo durante 10 semanas o pé/tornozelo esteve impossibilitado de desempenhar a sua função normal. Procure o apoio de um Fisioterapeuta com experiência em lesões desportivas e faça exercícios aconselhados pelo seu Fisioterapeuta, diariamente mesmo fora das sessões de Fisioterapia. Vai concerteza recuperar mas estes processos levam tempo e exigem paciência, disciplina, perseverança. Boa noite a apareça sempre que quiser. Podemos voltar a falar sempre que queira. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  55. Muito obrigada.
    Penso que o entorse não deve ter sido muito grave.
    Pensei que não seria necessário nenhum raio X, pois tinha ideia que apenas serviria para verificar se havia algum osso fracturado, o que penso não ter chegado a esse ponto , por causa de conseguir andar bem passado algum tempo. ( manquei ligeiramente ao inicio). Não sei se posso ter tido lesões a nível de ligamentos? de qualquer forma comecei a fisioterapia 2 semanas depois, com ultra-som, maquina de corrente elctrica e mobilização articular,etc.
    O inchaço já passou quase completamente, mas estou apenas preocupada com a inflamação dos tendões que está a demorar tanto a passar.
    Andei a tomar Bruffen ,1 semana, mas não notei grandes melhoras, e decidi parar, devido a ter tido problemas de estomago recentemente, e este medicamento ser agressivo.
    Tenho posto uma pomada chamada "Reumon".
    Este tipo de inflamações tem de ser curado com anti-inflamatórios,ou posso apenas ir fazendo fisioterapia, repouso,gelo,etc?
    Apenas receio que esta inflamação possa tornar-se crónica, tendo em conta o nº de tratamentos de fisioterapia que já fiz e continuar com dores.Já li em qualquer sitio que a inflamação dos tendoes pode tornar-se cronica se passado muito tempo sem melhoras, neste caso apenas cerca de 15 tratamentos de fisioterapia e eu já vou em 27

    ResponderEliminar
  56. Olá Mariana: as tendinopatias por vezes são lentas a recuperar e podem ter períodos de recidiva. O tratamento deve ser dirigido para as causas e não apenas aos sintomas. A Fisioterapia feita por fisioterapeutas com experiência neste tipo de lesões, gelo e repouso são opções a considerar. Deve ser feita um bom exame clínico e procurar identificar-se que alterações poderão estar a manter esta situação. Boa recuperação, Mariana e apareça sempre que quiser. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  57. O fisiatra voltou a ver-me e disse que eu tinha tenossinovite dos peroneias.
    Disse para eu fazer mais fisioterapia e falou que talvez o que esteja a dificultar a minha recuperação seja o meu mau apoio. ao ter os pés chatos coloco mais pressão na zona onde mais me doi.Estala muito o meu pé.
    agora lembrei-me que há muitas pessoas com lesoes nos tendoes que têm de colocar gesso ou nao podem colocar o pe no chao durante algum tempo.
    Mas eu faço fortalecimento muscular na fisioterapia. Faz-me confusão, pois pensava ter de fazer repouso absoluto e ando a saltar a pes juntos e pe coxinho num trampolim. Tenho muito mais estabilidade e sei que é necessario este treino para ter mais controlo.
    quando pesquisei mais sobre tenossinovite vi que as vezes e necessario ciurgia.Espero bem que nao seja necessario

    ResponderEliminar
  58. Olá Mariana: o programa de exercícios que está a fazer visa aumentar a estabilidade dinãmica da articulação mas não devem provocar mais dor nos tendões peroneais. As alterações do apoio plantar também podem predispor a essas queixas pelo que sugiro que peça oriantação ao seu ortopedista nesse aspecto. A confirmar-se uma tenossinovite não é para imobilização com gesso e/ou descarga total que se aplica apenas para as fases mais agudas de roturas tendinosas o que não parece ser o caso. Sugiro que possa pedir conselho ao médico ortpedista que a tratou. Até breve. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  59. fiz uma cirurgia de tornozelo e coloquei 7 parafuzos ,é normal ficar inchado e vermelho quando ando de moleta ,depois de 45 dias de cirurgia e fico em pé.quanto tempo mais vou ter que esperar para andar normal?

    ResponderEliminar
  60. Boa tarde. Sim é frequente aparecer o pé e tornozelo inchado quando o pé está para baixo. Deve- se a dificuldades/alterações circulatórias e a uma diminuição da actividade muscular local que tem efeito no retroeno venoso e linfático. Costumamos aconselhar o uso de uma meia ou de um pé elástico, evitar estar muito tempo com o pé para baixo e fazer exercícios de mobilidade. A marcha normal com a carga toda sobre o pé operado está dependente da evolução do calo ósseo (consolidação) pelo que será o seu médico a poder responder a essa questão. Votos de boa recuperação e apareça sempre. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  61. ola, em uma partida de futebol acabei batendo na bola com a ponta do pe na parte de cima e acabou torcendo o mesmo para baixo,senti um dor muito forte no que subia pelo pe ate o tornozelo onde a dor era mais acentuada, tomei anti inflamatorio na primeira semana depois a dor foi diminuindo, agora so doi se vou bater na bola, ja faz um mes que tive a lesao. que tipo de lesao e essa? e quanto tempo demoa para ficar totalmente curado? brigado

    ResponderEliminar
  62. Boa noite: Pelo que descreve pode ter feito uma lesão ligamentar por estiramento da articualação que existe entre os dedos e a parte anterior do pé (se percebi bem o que disse) e/ou também um estiramento dos tendões extensores dos dedos que também passam pelo tornozelo. É possivel que após 1 mês do traumatismo a lesão esteja numa fase final de reparação, mas ainda possa provocar dor á palpação ou ao contacto com a bola. Deve evitar repetir o mecanismo que provocou a lesão e enquanto tiver dor também evitar o contacto directo com a zona dolorosa. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  63. MARIA GISLANY7/6/11 18:04

    BOA TARDE:EU TIVE UMA FRATURA NO TORNOZELO,FRATURA NO MALEOLO LATERAL,PRIMEIRAMENTE O MÉDICO MANDOU COLOCAR UMA TALA DURANTE 15 DIAS,SEM APOIAR O PÉ NO CHÃO E COLOCÁ-LO PARA CIMA,NO ENTANTO EU NÃO AGUENTEI MUITO TEMPO E COM MAIS OU MENOS 10 DIAS COMECEI A APOIAR O PÉ AOS POUCOS,MAS PERCEBI QUE VOLTOU A INCHAR E SENTIA MUITA DOR TAMBÉM,APÓS OS QUINZE DIAS VOLTEI AO MÉDICO E O QUE TINHA MEDO ACONTECEU,O MÉDICO DISSE QUE A MINHA LESÃO TINHA AUMENTADO E COLOCOU GESSO TIPO BOTA SEM CALÇO EMBAIXO DURANTE 2 MESES SEM COLOCAR O PÉ NO CHÃO PARA NÃO CORRER O RISCO DE DESVIAR A FRATURA,POIS SE HOUVER TEM QUE SER FEITO A CIRURGIA ELE TANBEM PASSOU MEDICAMENTOS PARA DOR E PARA O INCHAÇO,TENHO TOMADO OS REMÉDIOS,MAS A DUAS SEMANAS CAI E SENTI UMA DOR INTENSA QUASE DESMAIO,CHEGUEI A TOMAR DOIS COMPRIMIDOS DO QUE ELE RECEITOU,BEM SÁBADO TENHO QUE VOLTAR AO MÉDICO,SERÁ QUE A MINHA FRATURA SAIU DO LOCAL,POIS QUASE TODOS OS DIAS SINTO FORTES DORES E TODA A MINHA PERNA FICA INCHADA,ESTOU ESTRANHANDO POIS NÃO COLOQUEI O PÉ NO CHÃO,ESTOU USANDO CADEIRA DE RODAS E MULETAS.
    AS MINHAS PERGUNTAS SÃO:
    POR QUE O MÉDICO NÃO OPTOU PRIMEIRO PELA CIRURGIA?
    A MINHA FRATURA É CASO DE CIRURGIA,OU DEPENDE DE MAIS FATORES?
    EM QUANTO TEMPO POSSO VOLTAR A ANDAR,INDEPEDENTE DE CIRURGIA OU NÃO?
    OBRIGADO.

    ResponderEliminar
  64. Olá Maria: o tratamento das fracturas depende de vários factores e pode ser feito com imobilização (gesso) ou com tratamento cirurgico, nos casos de fracturas instáveis e/ou onde a redução e manutenção do alinhamento ósseo normal não é conseguido. Deverá fazer um Rx de controle e de acordo com o estadio de consolidação óssea o médico dará o tratamento adequado. Antes disso é prematuro dizer algo mais ou falar em prognósticos. Deve confiar no seu médico e nesta fase não deve fazer carga/apoio sobre esse membro. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  65. Anónimo8/6/11 19:34

    Boa tarde Dr.
    Tive uma fratura na tibia exposta + fibula no dia 01/05.
    A fibula quebrou em 2 lugares, estou com um fixador externo de 6 pinos.
    O problema é no tornozelo que não consigo mexer nem esticalo, está muito inchado e doi muito. melhorou um pouco apos tomar uniprofen que o medico recomendou, apenas sumiu a dor.
    Foi feito RaioX e não constatou nenhuma lesão no mesmo.

    Minha dúvida é se tem perigo de atrofiar o tornozelo e se volta ao normal??

    Outra dúvida, já fui em 3 medicos falaram que foi bem feito o trabalho em mim, falaram que está um bom alinhamento...Só que eu vejo nitidamente no RX que está uns 10mm desalinhado o osso.
    Após tirar o fixador será que o osso alinha 100% com exercicios?

    Corro o risco de ficar manco?
    Seja sincero...

    abs!!!

    ResponderEliminar
  66. Boa noite: se todos os médicos foram consensuais no tratamento seguid0 deve confiar no seu médico. É normal em situações semelhantes haver dificuldades na mobilidade articular e atrofia dos músculos face ao período de inactividade. No entanto essa situação pode ser recuperável se fizer Fisioterapia de forma adequada. No entanto a indicação par iniciar Fisioterapia deve ser dada pelo médico que o operou e está dependente do estadio de consolidação óssea. Fale com ele e coloque-lhe essas questões. Boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  67. Anónimo9/6/11 00:18

    meu nome é daniel rui
    dr raul sofri uma fratura no tornozelo direito
    deu no laudo fratura na tibia distal sem desvios.
    fiquei com a bota imobilizadora durante 60 dias depois fiz um raio x e nele deu no resultado que não consta fratura.
    depois fiz uma ressonância magnética,e deu no laudo fraturas em estado de consolidação nos maleolos tibial,medial e lateral
    resumo:
    ressonacia magnética do tornozelo direito:
    pequena edema osseo na tibia distal e na porção proxima ao astragalo.
    fraturas em fase avançada de consolidação .
    discreto espessamento sinovial nas articulações do tonozelo.
    Isso foi em janeiro de 2011,estou andando mas ainda manco e faço fisioterapia.
    gostaria de saber diante disto minha fratura consolidou?

    ResponderEliminar
  68. Olá Daniel

    Pelo que descreve e pelo que diz o relatório da RM, o processo de consolidação óssea está em fase avançada de consolidação o que é normal para essa situação e com esse tempo pós-fractura. Também é natural que haja uma osteoporose inerente ao processo de imobilização/inactividade e descarga sobre o membro inferior (deve ter andado de canadianas sem fazer carga sobre esse pé durante algumas semanas) que agora se vai resolvendo com a Fisioterapia e com a introdução gradual de carga e de movimento na articulação.
    Perante a fractura em fase de consolidação avançada agora é tempo de fazer uma Fisioterapia adequada para recuperar bem a mobilidade, força muscular e as actividades funcionais (p.ex marcha).
    Deve confiar no seu médico e Fisioterapeuta Com os meus cumrpimentos. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  69. MARIA GISLANY15/6/11 14:37

    BOM DIA,TIVE UMA FRATURA NO MALÉOLO LATERAL DO TORNOZELO,PASSEI 15 DIAS COM TALA GESSADA SEM PODER PISAR,APÓS VOLTEI AO MÉDICO E NÃO TINHA CALCIFICADO E A FRATURA HAVIA SE COMPLICADO POIS,PISEI QUANDO FALTAVA ALGUNS DAS PARA TIRA A IMOBOLIZAÇÃO,ENTÃO ELE PASSOU MAIS DOIS MESES COM GESSO TIPO BOTA SEM CALÇO PARA NÃO PISAR NO CHÃO,POI HAVERIA RISCO DA FRATURA DESVIAR,E TER QUE SER FEITO CIRURGIA COM 1 MêS E 12 DIAS EU CAI AO SAIR DO BANHEIRO,QUASE DESMAIO DE TANTA DOR.MAS NÃO FUI AO MÉDICO TOMEI DOIS COMPRIMIDOS E DEPOIS DE ALGUNS MINUTOS FOI PASSANDO,MAS COMECEI A SENTIR DOR DO OUTRO LADO DO TORNOZELO MALÉOLO MEDIAL EU ACHO ACHEI QUE ERA POR CONTA DE ESTÁ MUITO INCHADO E POR ISSO ESTAVA INCOMODANDO,ENFIM SÁBADO DIA 11 DE JUNHO VOLTEI AO MÉDICO ELE MANDOU TIRAR O GESSO E BATER UM RAIO X,A DOR FOI MUITO FORTE,ENTÃO MOSTREI A ELE,E ELE DISSE QUE O OSSO ESTAVA CALCIFICADO,ENTÃO LHE PERGUNTEI POR QUE ESTAVA DOENDO TANTO E MEU ESTAVA INCHADO E TORTO,ELE RESPONDEU QUE ERA NORMAL E O MEU PÉ ESTAVA TORTO POR QUE FOI ENGESSADO TORTO PASSOU FISIOTERAPIA E DISSE QUE COM ELA EU MELHORARIA.FIQUEI NA DÚVIDA POIS ELE SE QUER OLHOU PRO MEU PÉ,SÓ PARA O RAIO X.MÉDICO DE HOSPITAL PÚBLICO SABE COMO É,EU TAMBÉM NEM INSISTI,BEM HOJE JÁ É QUARTA FAZ QUATRO DIAS NÃO CONSIGO PISAR SEM O APOIO DA MULETA E MESMO COM ELA SINTO DIFICULDADE E QUANDO ACORDO MEU PÉ ESTA UM POUCO INCHADO MAS NO DECORRER DO DIA CONFORME VOU PISANDO ELE FICA MAIS INCHADO E SINTO MUITA DOR,TIVE QUE COMPRA REMEDIOS PARA DOR E ESTOU TOMANDO DESDE SÁBADO.
    DEVO PROCURAR OUTRO MÉDICO?
    ELE MANDOU BATER O RAIO X DE PERFIL E DO LADO DO MALEOLO LATERAL,MAS NÃO DO OUTRO LADO, ELE TERIA QUE MANDAR BATER DO OUTRO LADO TAMBÉM? POIS ELE É QUE ESTA MAIS INCHADO E NÃO CONSIGO NEM TOCAR POR QUE DOI.
    COM A FISIOTERAPIA VOU CONSEGUIR REALMENTE MELHORAR?POIS NÃO MOVIMENTO NEM OS DEDOS POIS DÓI MUITO.E AO REDOR DO TORNOZELO ESTÁ TODO ROXO,ELE PASSOU 90 CESSÕES. ME AJUDE OBRIGADO.

    ResponderEliminar
  70. Boa tarde Maria: o que descreve pode acontecer como resultado do processo de imobilização e inactividade prolongada que sofreu após a fractura, somado aos vários incidentes. Neste tipo de fracturas e lesões traumáticas os tecidos moles (ligamentos , p ex.) também podem ser afectados e com a imobilização para a fractura consolidar leva a uma série de alterações que explicam o pé inchado (há menos actividade muscular) a dores e a rigidez articular. O processo re recuperação é lento, demorado pelo que deve ser persistente. é bom sinal a fractura estar consolidada, mas é importante ter a certeza que não houve outras la recuperação funcional com um fisioterapeuta experiente que se tiver dúvidas a aconselhará sobre o que fazer. Seja persistente, paciente e disciplinada para fazer o que lhe ensinarem. A participação activa dos pacientes é fundamental para uma boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  71. boa noite dr, eu tive uma fratura no tornozelo tbm, apos uma queda de um degrau, pelo q falou o medico qdo viu o raiox o osso lascou (maleolo) e vendo o mesmo raio x falou que tinha rompido ligamento.... hj fazem tres semanas q estou com a bota imobilizadora e mando voltar daqui a 2 semanas, mas eu já tou caminhando sem as muletas, nao doe so hincha um pouco no final do dia.
    as vezes eu tiro a bota e coloco o pe em agua morna , o pé desincha bastante.
    eu corro na esteira, corria... vc acha q da pra voltar algum dia voltat correr??
    mto obrigada

    ResponderEliminar
  72. Olá Pamela: Deve ter cuidado e seguir as recomendações do seu médico, evitando fazer carga sobre o tornozelo que fracturou até o médico dizer. Parece estar a correr bem, mas há um tempo para o osso consolidar. Após a formação do calo ósseo e depois da indicação do seu médico a recuperação também deverá ser total podeendo voltar a fazer as mesmas actividades que fazia antes. Mas não apresse as situações e seja paciente. Boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  73. O SENHOR É UM MEDICO MARAVILHOSO NOTA DEZ

    ResponderEliminar
  74. Olá me chamo Manoel, tenho 40 anos, há quinze dias sofri uma torção no tornozelo direito ao cair da escada, e fui muito mal atendido pelo ortopedista, que apenas tocou no tornozelo e recomendou o gesso por 7 dias sem fazer RX, ao retornar no mesmo para revisão, ele tocou denovo e mandou imobilizar por mais 7 dias, porém permitindo o uso de bota imobilizadora, acontence que passado quinze dias após a torção, sinto pequenas dores na panturrilha, e o tornozelo apesar de não doer mais ainda está inchado. Gostaria de saber se ainda há necessidade de imobilizar ou posso partir para fisioterapia?

    ResponderEliminar
  75. Bom dia Manoel: Se não tiver havido lesão óssea (fractura) pode procurar a orientação de um Fisioterapeuta para iniciar o processo de recuperação. Quando há um entorse do tornozelo com lesão de ligamentos (sem fractura) o tratamento recomendado desde o início é uma imobilização funcional (com ligaduras adesivas compressivas para promover a remoção do edema/hematoma) a terapia RICE que já deve ter lido neste blog e iniciar protocolos de movimento/função controlada sob a orientação de um Fisioterapeuta para optmizar a recuperação e minimizar os efeitos de uma imobilização prolongada. O processo de recuperação, de acordo com a gravidade e extensão da lesão inicial e do tipo de cuidados realizados, pode levar de 4 a 12 semanas e deve ser feito por um Fisioterapeuta com experiência neste tipo de lesões. Boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  76. Olá Raul agradeço sua atenção e informação. A terapia R.I.C.E. ainda pode ser feita para reduzir o inchaço, mesmo já passado 15 dias de imobilização. Segundo o ortopedista que não passou RX, não houve fratura.

    ResponderEliminar
  77. Boa noite. se ainda houver inchaço (edema/derrame) pode ainda ser aplicada a terapia RICE com compressão selectiva e protecção selectiva do ligamentos lesados e simultaneamente iniciar recupração da mobilidade funcional dentro de limites seguros. Um Fisioterapeuta experiente saberá orientar o que fazer após uma avaliação clinica. Até breve. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  78. Ola, boa noite, Dr. sofri uma entorse e fiquei três semanas com gesso, tirei o gesso e coloquei um imobilizador de tornozelo e, o médico indicou bolsa de gelo e remédio. Ocorre que meu tornozelo está muito inchado ainda e com hematomas,é normal? O médico falou que eu posso andar, isso pode prejudicar devido a esse inchaço? seria melhor fazer repouso? Obrigada...

    ResponderEliminar
  79. Bom dia: agora deve fazer Fisioterapia para ajudar a sua recuperação funcional que passa pela reabsorção do edema/hematoma (inchaço), pelo alívio da dor, normalização da mobilidade articular e recuperação da força muscular normal. Ao conseguir isso, vai também recuperar a função (marcha e outras actividades de locomoção). Agora estará na fase de iniciar o movimento e recuperação da função, que deve ser orientada por um Fisioterapeuta experiente. Boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  80. Boa noite Dr.

    Eu sofri uma fratura na fibia, altura do tornozelo esquerdo, em uma partida de futebol no dia 14/06/11. Fui submetido a uma cirurgia no dia 15/06, no qual foi colocado uma placa de sustentação com 06 parafusos e uma haste, além da reconstrução dos ligamentos no pé. O médico me informou que a cirurgia foi perfeita, estarei retornando no dia 20/06 e o médico verificará se poderei colocar o pé no chão e iniciar a fisioterapia. O médico não me informou se vou precisar me submeter a uma cirurgia para retirada de algum parafuso ou a haste, estou com muita duvida e medo se vou ou nao precisar de uma cirurgia para a retirada desses itens, poderia me ajudar? Muito Obrigado! Anselmo...

    ResponderEliminar
  81. Bom dia: pelo que descreve será de esperar que não possa fazer carga de imediato, antes de haver uma calo ósseo que será avaliado pelo seu médico. No entanto é possivel iniciar a Fisioterapia antes de fazer carga sobre o membro operado, mas também deve ser o seu médico a dar essa indicação. Agora deve pensar em recuperar. Relativamente à cirurgia para retirar a placa/parafusos e haste só pode ser respondido posteriormente pelo seu médico. Nem sempre é preciso, mas quando é feita só se faz pelo menos 1 ano depois ou quando estiver totalemente recuperado. Por outro lado é uma cirurgia simples e mais fácil do que a que já fez e na maioria das vezes tem uma recuperação expontânea. Boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  82. Boa tarde, me chamo NEL e sofri uma torção no tornozelo que deixou minha panturrilha muito dolorida desde o inicio da torção e até o fim da imobilização que durou 3 semanas. Hoje após a retirada do gesso, o tornozelo ainda está inchado sem dores e a PANTURRILHA ainda doi muito e continua inchada. Posso iniciar a fisioterapia mesmo sentindo dores na panturilha?

    ResponderEliminar
  83. Bom dia Nel: só o seu médico e/ou Fisioterapeuta após uma avaliação/exame clinico poderão responder à sua questão. No entanto, a Fisioterapia normalmente pode e deve ser iniciada tão cedo quanto possível evitando grandes períodos de imobilização, mas tudo depende da extensão e da gravidade das lesões que sofreu. Boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  84. Boa tarde Dr.

    Muito obrigado pelo retorno! Tenho somente mais uma duvida. Com as placas, parafusos e haste, afeta o desempenho para as atividades esportivas como uma leve corrida em um parque, caminhada, partida de futeboe etc. Considerando que eu não sou um atleta, apenas gosto de praticar essas atividades nas horas vagas. Muito Obrigado! Anselmo...

    ResponderEliminar
  85. eu quebrei o pé em dois lugares e tive q fazer uma cirurgia para por o osso no lugar.Mais agora eu sinto dores e ele fica estalando muito
    Queria saber se é normal??

    ResponderEliminar
  86. Bom dia: as informações que dá são insuficientes para dizer algo de concreto e responder às suas questões, pois depende entre outros factores, do tipo de fractura, em que ossos do pé sofreu as fracturas, de eventuais complicações que tenham surgido e do tempo que já passou desde a fractura. Deve colocar essa questão ao médico que operou o seu pé. Boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  87. Boa noite,
    Há cerca de 3 anos sofri uma lesão grave no tornozelo. Estava na praia na brincadeira com o meu pai que é treinador de rugby e decidiu placar-me. Quando ele se dirigiu a mim a correr, eu assustei-me e recuei a perna esquerda pelo que, quando ocorreu o impacto eu não caí estendida no chão como seria de prever mas sim para trás, ficando com o pé esquerdo dobrado entre a areia, o braço do meu pai e o meu corpo. O estalo que se ouviu foi indiscritivel e a dor intensa. Inchou de imediato e andar só era possível com muito esforço.
    Acabei por não ir ao hospital, passando no dia seguinte pelo consultório de um fisioterapeuta amigo do meu pai que me disse para repousar uns dias, que seria o suficiente.
    Um mes depois voltei a torcer, o que me levou ao hospital onde, sem mais exames do que uma simples radiografia, me revelaram que tinha os ligamentos lesados e que deveria utilizar muletas durante os 30 dias seguintes.
    A minha questão é que, e peço desculpa por ter demorado tanto a chegar ao ponto, a partir daí foi sempre a descer. Raro foi o dia em que, nos ultimos 3 anos eu não senti dores no tornozelo. O inchaço é constante, as sessões de fisioterapia já foram intensivas e os resultados são nulos.

    Devo fazer uma ressonancia?
    É possivel ficar com dor crónica após este tipo de lesão?
    Algum conselho para aliviar a dor?

    Peço imensa desculpa pela extensão dpo meu comentário, e agradeço desde já o seu tempo e a sua ajuda.

    ResponderEliminar
  88. Bom dia Angie
    Pelo que descreve deve ter feito um entorse grave com lesao ligamentar e eventual outra lesao associada. Como ja passou esse tempo todo, recomendo uma consulta com um medico ortopedista com experiencia em lesoes desportivas e eventualmente fazer uma ressonancia magnetica ou pelo menos um TAC a 3 dimensoes para ter um diagnostico correcto e agir em conformidade. Por vezes pode haver uma lesao osteocondral /cartilagem que nao tratada pode dar estes sintomas associada a uma lesao cronica dos ligamentos que da uma instabilidade residual cronica. Mas deve procurar apoio de um especialista. Desculpe as gralhas pois estou a escrever num computador sem algumas letras&sombolos do portugues. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  89. Raul, agrdeço a sua resposta e as informações que me deu. Tenho uma outra pergunta a fazer-lhe: Há alguma maneira de aliviarv a doe no dia-a-dia? Eu adoro usar sapatos com salto mas com esta situação, e infelizmente, torna-se um pouco dificil aguentar mais do que um par de horas e mesmo assim já com dificuldade e com grandes possibilidades de aumentar o edema.
    E outra coisa, eu tenho episódios de estar parada durante a noite, a dormir, e acordar a meio da noite com a articulação do tornozelo completamente bloqueada e sem conseguir mover. Quando isso acontece, a unica maneira de resolver é levantar-me e dobrar a perna, ficando com o calcanhar encostado ao rabo como se fosse um alongamento, e puxar o pé de encontro ao corpo, sentindo todos os ossos em redor a moverem-se. É extremamente doloroso e cada vez mais frequente. Gostaria de saber se isto que eu acabei de referir lhe dá mais alguma pista sobre o que realmente se passa com o meu tornozelo? Há maneira de evitar?

    Mais uma vez peço desculpa se me alonguei demasiado. Obrigada

    ResponderEliminar
  90. Ola Angie
    Se acontece o que descreve quando usa sapatos altos deve evitar essas situacoes pois ajudam a manter a condicao cronica. Sobre o que lhe acontece durante a noite pode indiciar alguma lesao interna que deve ser diagnosticada pelo exame clinico e ressonancia magnetica. mantenho os conselhos anteriores. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  91. Boa Noite:
    Fiz uma pequena fratura na ponta do maleolo externo, por uma queda que dei. Fiz RX e gesso até ao joelho por um mês, sem tocar com o pé no chão. Após Rx de controlo, retirei o gesso à 15 dias e fui aconselhada pelo ortopedista, desde logo a andar com muletas exercendo certa carga no pé. Contudo o pé continua inchado e sinto algumas dores quando exerço um pouco mais de carga. Será normal? Será necessário fazer fisioterapia? Por quanto mais tempo posso ter o pé inchado e quando poderei voltar a conduzir?
    Obrigada pela sua atenção

    ResponderEliminar
  92. Bom dia: é normal após qualquer fractura seguida de imobilização e inactividade o pé manter-se inchado e por isso tmbém ter algumas dores. A inactividade diminui o fluxo sanguíneo dificultando o retorno venoso/linfático e dai o edema/inchaço e as dores associadas. Pode usar uma meia elástica de contensão que deve colocar logo de manhã ao levantar-se (altura que o pé está menos inchado), fazer várias vezes pr dia movimentos/exercícios com o pé (nesta fase para cima e para baixo) para que os músculos se contraiam e ajudem na circulação de retorno. Pode em alguns casos ser necessário a ajuda de um Fisioterapeuta para a orientar no processo de recuperação funcional que pode levar algumas semanas (4 a 8) até poder fazer a sua vida normal
    (andar, conduzir) e actividade física (10 a 16 semanas) de acordo com a evolução. está na fase de dar movimento e função ao seu pé o que vai ser fundamental para a sua recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  93. boa noite, tudo bem? sofri uma lesão no tornozelo no dia 12/04/11, ou seja, a mais ou menos 5 meses, uma torsão lateral externa com o seguinte laudo da RM:

    Incipiente tendinopatia calcamea
    Tendinopatia dos fibulares com discreta tenossinovite e edema na transição miotendínea do fibular curto.
    Pequena distensão fluida da bainha sinovial do tibial posterior, do flexor longo do halux e do flexor longo dos dedos.
    Roturas parciais dos ligamentos talofibular anterior e calcaneo-fibular e estiramento do talofibular posterior com sinais de rotura da capsula articular da goteira antero-lateral.
    estiramento do ligamento deltoide com edema dos planos adiposo subcutaneos na face medial do retro-pé e foco do edema/contusao no maleolo medial.
    Identifica-se espessamento decorrente de marcado edema com laminas fluidas de permeio no subcutameneo da face lateral do retro e medio-pé e na face dorsal do pé.
    pequeno derrame articular tibio-talar e nas subtalares anterior e posterior.
    fiz fisioterapia, estou andando normalmente, mas sinto uma dor na parte interna do tornozelo atras do tendao de aquilis, quando faço alongamento para alongar o tornozelo, ou quando faço uma carga maior no tronozelo.
    É normal esse tempo todo de lesão? estou fazendo bicicleta, andando e fazendo trote, é correto?
    Obrigado pela atenção

    ResponderEliminar
  94. Boa noite: pelo que descreve e pelas queixas/dores residuais que refere na face interna do tornozelo poderá haver ainda uma menor mobilidade e/ou retracçao das estruturas internas como o tendão do tibial posterior ("dor quando faz alongamento") próximas do ligamento deltóide (ligamento interno que sofreu estiramento) apesar de com o tempo que já passou as le~soes estarem certamente cicatrizadas. Em entorses com alguma gravidade e que afectaram as estruturas externas e internas da articulação do tornozelo, por vezes as queixas residuais estão relacionadas com encurtamentos adaptativos e/ou retracções das estruturs periarticulares. Deve fazer exercícios de alongamento e de mobilidade, para além de exercícios para trabalhar o equilíbrio, para além do que já faz. Pode procurar a orientação de um fisioterapeuta com experiência em lesões desportivas. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  95. Boa noite Dr.

    Eu sofri uma fratura na fibia, altura do tornozelo esquerdo, em uma partida de futebol no dia 14/06/11. Fui submetido a uma cirurgia no dia 15/06, no qual foi colocado uma placa de sustentação com 06 parafusos e uma haste, além da reconstrução dos ligamentos no pé. O médico me informou que a cirurgia foi perfeita, agora já fiz 40 sessões de fisioterapia, mas o meu pé esta rigido para execução de alguns movimentos. O médico me informou que a placa/parafusos serão retiradas somente após um ano e meio, se for necessário. Estou com uma duvida, sobre a placa/parafusos, se podem prejudicar na execução de alguns movimentos? se por esse motivo a dificuldade para volta dos movimentes normais.
    Obrigado....Anselmo.

    ResponderEliminar
  96. Boa noite Anselmo: sendo a cirurgia bem feita como parece ter sido o caso, a placa e os parafusos não deverão ser a causa da rigidez articular ou dificuldade de recuperar os movimentos. Provavelmente como também houve lesão de ligamentos o que implicou uma reconstrução seguida de imobilização, essa condição implica retracções tecidulares com encurtamentos adaptativos que podem ser a causa principal dessa limitação. A Fisioterapia deve centrar a sua intervenção em recuperar a mobilidade através de técnicas especificas de mobilização articular, estiramentos e exercícios. Isto implica o trabalho com um Fisioterapeuta experiente neste tipo de lesões acompanhado por exercícios feitos por si diariamente. Boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  97. Dr Raul,

    Muito obrigado pelo retorno e as orientações.

    Anselmo.

    ResponderEliminar
  98. ola doutor tive uma fratura no tornozelo tem 40 dias coloquei 6 parafusos e uma placa na tibia, e no maleo dois parafusos, meu pé saiu do lugar, meu medico ja tirou a tala e falou para eu ir mechendo meu pé devagar mas não posso pisar,so que meu pé esta duro, e doi muito quando mecho,sera que isso é normal? meu pé não se meche para cima parece estar travado? sera que vou ter dificuldades para caminhar? isso melhora com a fisioterapia... ele me deu praso de 90 a 120 dias de recuperação... vou poder levar minha vida normal, sem seguelas?

    .....

    ResponderEliminar
  99. Boa tarde: após uma fratura desse tipo e com o tempo de imobilização é normal sentir essa rigidez articular. Provavelmente como também houve lesão dos tecidos moles (p.ex ligamentos), essa condição implica retracções tecidulares com encurtamentos adaptativos que podem ser a causa principal dessa limitação de movimentos. A Fisioterapia deve centrar a sua intervenção em recuperar a mobilidade através de técnicas especificas de mobilização articular, estiramentos e exercícios. Isto implica o trabalho com um Fisioterapeuta experiente neste tipo de lesões acompanhado por exercícios feitos por si diariamente. Não havendo qualquer complicação futura (respeite a indicação para não fazer carga - Não pisar - até o calo ósseo estar em condições de suportar o peso) vai poder retomar a sua vida normal, mas tem um processo de recuperação que deve demorar 3 a 4 meses como o seu médico lhe disse. Seja paciente, persistente e disciplinado.
    Boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  100. Oi, me chamo Lucy,fraturei o maléolo lateral e tive que engessar a perna durante 4 semanas. Após uns 10 dias com gesso tive que trocar, pois a perna e os dedos do pé estavam inchados e doendo. Após retirar o gesso o pé estava roxo. É normal? Vou fazer fisioterapia durante 1 mês, aproximadamente.

    ResponderEliminar
  101. Oi, fraturei o maléolo lateral. Gesso por 4 semanas, e fisioterapia por 1 mes. Daqui quanto tempo aproximadamente poderei jogar bola por exemplo?

    ResponderEliminar
  102. Boa noite: Tudo depende da evolução clinica (p.ex a consolidação da fractura) e funcional. Para jogar futebol vai ter estar indolor e não "inchar" e ainda recuperar a mobilidade, a força muscular, a estabilidade e a função o que pode demorar cerca de 2/3 meses se tudo correr bem. Aconselho a ser orientado por um Fisioterapeuta com experiência em lesões desportivas. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  103. Boa noite, tive fratura de fibula e rompimento dos ligamentos, apos 40 dias já formou o calo ósseo, mas pelo que vi o parafuso colocado no tornozelo devido o rompimento do ligamento demora em media 8 semanas, mas com 6 semanas nao tenho dores e tenho movimento do pé normal, mas fiquei sabendo que só poderei andar com carga total apos tirar o parafuso que e perigoso ele se romper, gostaria de saber se esta informação procede, ou seja só posso andar normal apos a retirada do parafuso?

    ResponderEliminar
  104. Bom dia: pelo que conta está a recuperar bem e dentro dos prazos previstos e que são normais. A marcha com carga total poderá ser feita quando o calo ósseo estiver completo e normalmente não está dependetente de tirar o parafuso. Aliás por vezes o parafuso só se tira após 1 ano ou mais de cirurgia e por essa altura já deverá fazer a sua vida normal. No entanto o médico que operou é o profisssional indicado para responder a essa questão em função da evolução clinica, funcional e do estadio de consolidação óssea. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  105. A 2 meses atras ecorreguei e quebrei meu tornozelo,passei 30 dias com o gesso,e quando retornei ao medico ele pediu um raio x,qndo viu o raio x disse que nao tinha colado nada o meu osso,entao engessei de novo e passei mais 15 dias...ele falou que era falta de calcio,pois falei que eu me alimentava muito mal.enfim 45 dias com o gesso e ele pediu pra tirar o gesso mesmo sem ter colado,e disse que eu fizesse fiosioterapia.to com muito medo,pois ja fazem 2 meses e nao to andando,passei dez dias sem o gesso e sem colocar o pé no chão,as vezes ele fica inchado mas nao doe.vou começar a fisio amanha.o que me diz sobre meu caso?alguma pessoas dizem que nao é certo fazer fisio sem o osso ta colado,e se nao colou teria q ter feito cirurgia.to com medo do osso ficar atrofiado.quero uma rsposta.desde de já agradeço e obriigada pela atençãao

    ResponderEliminar
  106. Bom dia: Por vezes acontecem casos de atraso na consolidação óssea antes de se falar em Não Consolidação (pseudoartrose em que aparece tecido fibroso em vez de tecido óssseo) que justificaria uma eventual cirurgia. A Fisioterapia deve funcionar em articulação/sintonia com o seu médico para que os exercícios de mobilidade e de recuperação funcional respeitem certos princípios. deve evitar fazer carga total antes de ter essa indicação por parte do seu médico e o Fisioterapeuta deve ver o seu Rx e conhecer o estado actual de consolidação óssea. Boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  107. OLá, me chamo Helber
    a um mes torci o tornozelo, nao procurei um medico no inicio porque ja tinha torcido alguns anos antes e me recuperei sozinho... mas dessa ves o inchaço nao passou, nao doi muito, mas sinto muita insegurança no pé. fiz uma ecografia e deu estiramento do lig calcaneo e pouco derrame nas fibras, o medico da firma que nao soube avaliar as imagens do ultrasom disse que devo fazer repouso e calor local, ele esta certo.? obrigado

    ResponderEliminar
  108. Boa noite Helber: pelo que descrever é possivel que tenha feito uma lesão parcial dos ligamwntos que deve ser tratada por um Fisioterapeuta com experiência neste tipo de lesões. Há bem mais a fazer do que repouso e calor para promover uma boa cicatrização, a recuperação funcional e prevenir futuras recidivas. Boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  109. Boa tarde dr. Raul: tive uma fratura do maleólo lateral de tornozelo sem desvio, fiquei uma semana com a tala, voltei ao medico e ele disse que tenho que ficar mais uma semana com a tala pra depois por o gesso, queria saber quanto tempo vou ter que ficar com o gesso. Obrigado.

    ResponderEliminar
  110. Boa tarde: é o normalmente indicado o que está a fazer. Colocar primeiro a tala, para evitar que o pé/perna ao incharem muito numa fase inicial dessem problemas e depois passar para um gesso fechado. O tempo de consolidação deste tipo de fracturas depende de vários factores e deverá ser o seu médico a dizer, mas normalmente não é inferior a 6 semanas. DEVE SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES DO SEU MÉDICO de acordo com a evolução da consolidação óssea. Boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  111. Boa noite, ha 10 dias virei meu pé para fora e tive uma pré ruptura do ligamento do pé. Fiquei 4 dias com gesso e agora estou com a botinha. Meu pé não está mais inchado mas tem um edema que ainda não melhorou por completo está amarelado na parte de cima. Tentei colocar o pé no chao hoje segundo a orientacao do medico mas fiquei com medo de piorar a lesao....

    ResponderEliminar
  112. Bom dia: é normal esse tipo de sintomas e a presença do edema/hematoma (amarelado por cima) indicia que ainda está em fase de reabsorção pós-lesão. Se não fez fractura, não tem dores e tem indicações do seu médico para fazer carga poderá introduzir gradualemente a carga sobre o pé lesado e em recuperação. Pode ser útil usar uma meia elástica de contensão, mas deve falar isso com o seu médico. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  113. Olá doutor, me chamo Lucilia e tenho 27 anos.No dia 01/09, fraturei o maléolo lateral. Diagnosticada como fratura espiralada no terço distal da fíbula direita. Engessei por 4 semanas,e neste período usando muletas.Até hoje estou usando. Quando retirei o gesso o ortopedista disse para começar a fisioterapia logo, e que após 15 dias eu já poderia começar a pisar no chão, descarga parcial de peso,com o auxílio das muletas. Porém ao iniciar a fisioterapia, me pediram um raiox. Fiz o rx no dia 11/10 no qual constatou ainda a fratura. Voltei ao ortopedista, e ele repetiu que eu poderia fazer descarga parcial de peso, uma vez que a fratura foi sem desvio e que o calo ainda é fibroso. O que devo fazer? Está havendo um impasse entre o fisioterapeuta e o ortopedista. Eu não deveria pisar no chão somente quando fosse formado o calo ósseo?Já fiz 4 sessões da fisio,sem descarga parcial de peso, não sinto dor. Só está um pouco inchado próximo ao maléolo. Hoje 20/10 faz 50 dias da fratura. ME AJUDE!

    ResponderEliminar
  114. Olá Lucilia: a introdução de carga progressiva na marcha pós fracturas estáveis e já com algum estadio de consolidação é possivel e desejável. Ainda para mais se não tem dores, mas se tem dúvidas deve questionar novamente o seu ortopedista. Inicialmente após um calo ósseo compatível mas ainda não definitivo, costuma-se fazer apenas carga parcial e gradualmente, ao longo de 2/3/4 semanas, com o evoluir da recuperação funcional (mobilidade, força muscular, etc.) essa carga vai aumentando até ser total. Boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  115. Olá doutor meu nome é Gabriel Melo, sofri uma lesao no maleolo lateral, não precisei de cirurgia, fiquei imobilizado por 6 semanas e só agora voltei a andar sem ajuda de muletas, mas sinto dor, e ja estou na fisioterapia, gostaria de saber se o senhor indica alguma medicaçao para diminuir o tempo de voltar a anda sem dor?

    desde já agradeço

    ResponderEliminar
  116. Boa noite Gabriel: é normal esse tipo de sintomas nesta fase que vão gradualmente sendo ultrapassadas á medida que recupere os movimentos, a força mucular e a função e desde que o pé não inche. Sobre a medicação deve falar com o seu médico, mas normalmente pode ser dispensável. Boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  117. oLá doutor sou eu de novo Gabriel Melo, gostaria de saber quanto tempo de fisioterapia eu poderia andar normamlmente sem dor, ja estou a 4 dias na fisioterapia??

    dese ja agradeço

    ResponderEliminar
  118. Olá Gabriel: o tempo que vai demorar até conseguir andar normalmente sem dores ou outros sintomas depende de vários factores. Entre eles o seu empenho no processo de recuperação funcional e a forma como for conseguindo fazer os exercícios que o Fisioterapeua concerteza irá ensinar. 4 dias ainda é muito pouco tempo, pois o tempo de imobilização foi de 6 semanas, pelo que o processo de recuperação poderá levar mo mínimo também 6 a 8 semanas, desde que não haja complicações e o Gabriel seja disciplinado, empenhado e participativo. Boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  119. olá doutor , queria que avaliasse meu caso , a 100 dias torci meu tornozelo jogando futebol , nessa torçao infelizmente fraturei a fibula e meu ortopedista disse que rompi ligamentos , puis 8 parafusos na fibula ,fiz 10 sessoes de fisioterapia e ja ando normalmente ,caminho na areia pra fortalecer e faço academia , queria saber em quanto tempo posso voltar a jogar futebol pois tenho um campeonato muito importante agora em janeiro , queria saber se ja estarei pronto e se ja posso ir forçando uma corrida , desde ja mt obrigado ! Guilherme Augusto é meu nome !

    ResponderEliminar
  120. Bom dia Guilherme: julgo que está a fazer o que o que é indicado. A introdução da corrida e do futebol deve ser uma indicação do seu médico e fisioterapeuta. Os critérios para o regresso á actividade desportiva implicam que o calo ósseo esteja completo e definitivo e que funcionalmente não tenha dores, apresente a mobilidade articular, estabilidade articular e força muscular normais. Só os profissionais que o acompanham é que poderão responder cabalmente a essa questão. Contudo a reintegração desportiva dever ser gradual e orientada. Ainda faltam 2 meses e julgo que ainda terá tempo para atingir os seus objectivos, mas procure falar com o seu médico e Fisioterapeuta sobre isso. Boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  121. Boa tarde
    Sr. Dr. Raul, queria que avaliasse meu caso, no dia 8 de Maio de 2011 torci meu tornozelo a jogar futebol , nessa torção infelizmente fracturei a fibula mas só soube 15 dias depois porque o massagista do clube disse-me que iria passar, o ortopedista disse para andar 1 mês com a bota imobilizadora com talas de lado, assim fiz fui a uma consulta passada 3 semanas e o médico disse-me que já podia praticar futebol. No dia 1 Outubro de 2011 foi a um torneio levei uma pancada e torci novamente o mesmo pé fui fazer logo um raio x que deu a mesma fractura (fíbula) mas mais acentuada o médico achou que foi torção mandou-me colocar a bota imobilizadora passado 1 semana fui ao traumatologista que me explicou que a fissura abriu mais devida à torção disse que só poderia começar a praticar futebol quando não me doesse entretanto foi saber opinião de outro traumatologista que me disse exactamente o mesmo mas que deveria ter colocado gesso, o que me aconselha a fazer? Quanto tempo é que tenho de esperar? Como é que se sabe se o osso está consolidado ainda tenho de fazer um raio X para ver o resultado, entretanto o médico mandou-me andar e praticar natação. Chamo-me Rodrigo e tenho 15 anos. Muito obrigada. Estou muito ansioso.

    ResponderEliminar
  122. Olá Raul: Fraturei o maléolo do tornozelo e não ouve desvio, fiquei 2 semanas de tala para desinchar, vooltei ao medico e ele engesso e vai ficar ppor 3 semanas, o senhor sabe se o tempo é certo? quando acabar as 3 semanas vou poder jogar futebol normalmente ? terei que fazer fisioterapia ? Obrigado

    ResponderEliminar
  123. Boa noite Kevin: após a imobilização de 2+3/4 semanas vai necessitar de um tempo para recuperar a mobilidade e a força muuscular, para além de ter o calo ósseo consolidado. Vai poder jogar futebol normalmente, mas o processo de recuperação após imobilização deve ser orientado por um fisioterapeuta e demora sempre algumas semanas (6/8 semanas) se não houver complicações.Boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  124. Sou eu de novo Raul, obrigado pela resposta, esta sendo muito útil, mais depois dessas 3 semanas eu vou poder pisar e caminhar ?

    ResponderEliminar
  125. Olá Kevin: depois dessas 3 semanas de imobilização (5 a 6 semanas no total) normalmente é possivel iniciar carga parcial desde que o calo ósseo já o permita. Vai poder pisar/caminhar mas não logo com a carga total, pelo que deverá andar ainda com muletas/canadianas mas colocando alguma carga sobre o pé lesionado. Contudo será o seu médico a dar a indicação sobre o timing e a percentagem de carga que deverá fazer. A introdução da carga total pode levar pelo menos 2/3 semanas. Boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  126. bm dia dr,fraturei o tornozelo no dia 4/07/11;tive q fazer cirurgia,ja se passaram 7 semanas,o dr falou q precisa d fisio,so pediu p eu movimentar o pé p/ e p/cima e começar a pisar com carga parcial,ja estou legal mas fica muito inchado rapidamente é?o q devo fazer?obrigado.

    ResponderEliminar
  127. Bom dia! Fiz uma entorse grau 2 há uma semana, ainda tenho edema, hematomas e dores...a médica disse apenas que nao era nada e que com gelo e descanso passava...o problema é que nao consigo mexer o pé, os movimentos normais sao muito dolorosos e a dorsiflexao é mesmo impossivel. É normal sentir tudo isto?

    ResponderEliminar
  128. Bom dia: se fez um entorse classificado como de grau 2, então sofreu lesão parcial de algum ligamento e dai os sintomas referidos.Em caso de dúvida é sempre aconselhável fazer Rx para despistar lesão óssea. Esta lesão parcial de ligamentos implica um período de reparação tecidular de pelo menos 3 semanas, desde que seja bem acompanhado/orientado. O processo total de recuperação funcional pode levar 4 a 6 semanas. Sugiro procurar a orientação de um Fisioterapeuta com experiência neste tipo de lesões. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  129. Olá Raul: Como já te disse, fraturei o maléolo do tornozelo e não ouve desvio, fiquei 6 semanas imobilizado, agora retirei o gesso, o medico disse que o osso ficou 100% e minha fifioterapia será a propria caminhada e movimentos com o pé.Não consigo por o peso total no pé lesionado, por isso ainda tenhho uma muleta na mão oposta para apoiar, o meu tornozelo ainda esta inxado, e meio desviado pelo lado, o medico disse para por na agua morna tambem, voce recomenda por gelo ? meu pé volta a ficar reto normal ? mais quanto tempo para euu correr? o medico disse que só posso praticar esporte quando eu conseguir ficar na ponta do pé sem doer. Obrigado

    ResponderEliminar
  130. Boa noite: pode e deve fazer exercícios para recuperar a mobilidade. A marcha é um exercício natural e bastante completo que deve ser progressivamente integrado na sua recuperação, mas sugiro que procure a orientação de um Fisioterapeuta com experiência em lesões desportivas para poder orientar quer a sua recuperação funcional quer a reintegração ao desporto que deve ser gradual e progressiva.Esteve 6 semanas imobilizado o que leva a atrofias musculares, limitação da mobilidade articular e outras alterações que são reversiveis com o exercício fisico. O inicio da corrida depende da evoluçõa da sua recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  131. Boa noite: Pode ter alguma melhora, em eu usar tornozeleira ? agora ou depois de recuperar totalmente ?

    ResponderEliminar
  132. Sim pode ser útil usar a tornozeleira/pé elástica de contensão para ajudar no alívio do edema (pé inchado). Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  133. Olá Raul: Meu pé ainda esta inxado, isso é normal?
    Gelo resolve em algo ? Sera que daqui umas 2 semanas, já posso correr ? Obrigado novamente;

    ResponderEliminar
  134. Olá Dr. Tive uma fratura no tornozelo esquerdo maleolo lateral, isso foi no dia 13/11. O médico me receitou Fenaren (diclofenaco) e colocou a tala. hje retornei ao médico 23/11, ele colocou gesso e disse para eu retornar no dia 15/12. Dr. será que até o dia 15/12 já consigo me recuperar?ele disse q nao é o caso de cirurgia. apenas nao posso pisar e tenho qficar com o pé pra cima.

    ResponderEliminar
  135. Olá Kevin: é normal e demora sempre um pouco mais a reabsorver o edema (inchaço). Só quando recuperar a mobilidade e a função circulatória estiver em pleno é que começa a normalizar essa situação. Sim poderá usar frio mas julgo que estar a corre em 2 semanas será muito precoce. No entanto deve pedir a orientação de um Fisioterapeuta. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  136. Olá Mariane: este tempo de 4/5 semanas será apenas para a consolidação da fratura, pelo que não deverá "pisar", seguindo-se depois um período de recuperação funcional,se a fractura estiver bem consolidade. Deve seguir os conselhos do seu médico que me parecem os adequados para a sua situação. Boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Dr. hje estou recuperada, já voltei a rotina, o único incomodo é o inchaço que apesar de ser bem menor ainda permanece!

      Eliminar
  137. Olá Raul: sou eu denovo, já faz 10 dias que tirei o gesso, já consigo pisar sem as muletas,
    com pequenas dificuldades para andar, mais consigo. Estava fazendo exercicios na piscina e acho que isso ajudou bastante, trabalho na aerea de futebol, fico em pé quase o dia inteiro, mais sem chutar ou correr logico,meu pé desincha bastante mais sempre, no final do dia meu pé volta a inchar bastante e doer um pouco, será porque eu fico em pé ? ou por não estar com as muletas ? vou demorar muito tempo para não inchar mais ? Obrigado

    ResponderEliminar
  138. Olá Kevin. tudo o que descreve é normal acontecer após um período de imobilização. Fazer xercícios dentro de água é uma excelente ideia. O edema (inchaço) ao final do dia também é compreensivel nesta fase, sobretudo se tiver muito tempo de pé. A dinâmica circulatória de retorno ainda não é a normal e dai acontecer o que descreve. Pode usar uma meia elástica que minimiza esse problema e durante o dia procurar ter períodos que se senta e repousa da posição vertical. Tudo que possa fazer para melhorar os movimentos, a força muscular vai ter benefícios também nessa dinâmica vascular e esse problema vai sendo ultrapassado gradualemente. Mas nao tenha pressas, pois o processo de recuperação pós imobilização/inactividade pode demorar algumas semanas e nunca é inferior ao tempo em que esteve imobilizado. Boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  139. bom dia.fracturei o maleolo peroneal pé esquerdo a 8 dias e meti gesso...mas a 2 dias para cá sempre que me levanto começa a doer a parte esquerda do pé e isso não acontecia antes....isso e normal?

    ResponderEliminar
  140. Bom dia: Quando se levanta deduzo que fique com o pé para baixo, o que cria uma pressão adicional do ponto de vista circulatório do retorno venoso e por sentir dores. Essas dores podem passar dentro de alguns dias, mas se não passarem e se tiver dúvidas deve falar com o seu médico. Entretanto, procure manter o pé mais elevado, mexer os dedos dos pés e evitar estar com o pé para baixo por períodos prongados. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  141. Boa tarde..
    Tava na rua de tênis e cai acabei tocendo o tornozelo o médico pediu p engessar por 15 dias e com uma semana tirei o gesso. Agora to preocupada pq o pé ta roxo e o tornozelo ainda ta doendo. To botando gelo direto e repouso tb, pois qdo tava com o gesso depois de 3 dias comecei a andar e por o pé no chão. Agora to preocupada e com vergonha tb de voltar p médico.

    ResponderEliminar
  142. Boa tarde: deve ter feito uma lesão de ligamentos que ainda está na fase de reparação e dai ainda estar "roxo", inchado e com dor. Pode ser útil usar uma meia elástica e sugiro procurar o conselho do seu médico e de um Fisioterapeuta para a ajudar no processo de recuperação funcional. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  143. Oi sou eu denovo
    Tenho uma bota ortopédica em casa, posso usa-la?

    ResponderEliminar
  144. Boa noite: não sei se o tipo de bota ortopédica que tem é a indicada. Deve procurar o conselho do seu médico. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  145. ola meu nome é andreia, bom eu torci o tornozelo, fiz um raio x, e deu uma suspeita que trinquei o tornozelo,pus uma tala no pé ´so que n]ão ageuntei ficar coma tala nem 4 dias, bom esta muito inchado, uma dor insuportavel, cheio de henatomas e quanto mais tempo passa os ematomas vão aumentando , minha perna esta ficando toda preta e roxa, o que devo fazer, se ajude por favor

    ResponderEliminar
  146. Boa noite: é dificil dizer algo de concreto, mas pelo que descreve parece ter feito uma lesão de ligamentos da articulação. Os hematomas sugerem lesão das partes moles e teoricamente o Rx deverá ter excluido uma lesão óssea (fractura). Sugiro pedir o apoio de médico e/ou fisioterapeuta com experiência neste tipo de lesões. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  147. Boa Tarde:Sou corredora de rua e numa competição fraturei o maléolo lateral fibular.Fiquei 15 dias com tala gessada,30 dias com bota gessada e 30 dias com robofoot,amanhã passo por consulta.Minha pergunta é como não foi necessário cirurgia pois não houve desvio,em quanto tempo voltarei a correr normalmente????será que um mês de fisio resolve??desde a fratura não sinto dor,amovimento o pé e os dedos sem dor apenas sinto a lateral do pé e tendão de aquiles um pouco presso,inchaço ainda persiste.Lembrando que todos esses dias estou sem apoiar o pé,fazendo tratamento conservador.Geralmente fica alguma tendinopatia???abço

    ResponderEliminar
  148. Boa noite: pelo que descreve, parece estar a fazer a evolução normal para este tipo de casos. No entanto o período de imobilização e de descarga para a consolidação da fractura vai levar certamente mais do que 1 mês. É natural que sinta o pé um pouco "preso"ou rigido poie precisa de fazer fisioterapia para recuperar a mobilidade funcional, a força muscular e a estabilidade articular funcional. Se for bem acompanhada por um Fisioterapeuta experiente fará uma recuperação completa. Pode ser útil fazer também exercício dentro de água (nadar, marcha) mas o tempo de recuperação será pelo menos igual ao tempo de imobilização. Boa recuperação. raul Oliveira

    ResponderEliminar
  149. Boa Noite, dia 15 de setembro torci o tornozelo, resultando em rompimento parcial do ligamento talo fibular e estiramento no ligamento deltoide, alé do edema, já fiz 40 sessoes de fisio, porem, sinto uma dor na região medial, principalmente se tentar correr, essa dor é de acordo com o angulo de dorsiflexao, até quando devo aguardar para realizar uma artroscopia

    ResponderEliminar
  150. Bom dia: pelo que descreve é possivel que a dor na região medial do tornozelo (lado interno) esteja relacionada ainda com sequelas do estiramento do ligamento deltóide. Com o edema e hematoma que aparecem pós-lesão, os tendões como o tibial posterior e flexores dos dedos que passam na região interna ou medial do tornozelo podem perder mobilidade/flexibilidade e dai a dor e/ou limitação da dorsiflexão que precisa por exemplo para correr, descer escadas, etc. Julgo que a Fisioterapia deverá ainda trabalhar a mobilidade/flexibilidade destas estruturas bem como toda a parte de estabilidade articular. Nos entorses de média gravidade com lesão dos ligamentos de ambos os lados, os sintomas tardios que descreve podem ser explicados por isso. A artroscopia estará mais indicada se houver uma lesão condral (cartilagem) associada ou se houver uma instabilidade crónica ligamentar e antes de avançar para essa hipótese é usual fazer uma ressonância Magnética. No entanto, só o seu médico e Fisioterapeuta que acompanham a sua evolução clinica é que poderão aconselhá-lo sobre o que fazer e quando fazer. Boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  151. Anónimo9/1/12 18:21

    Boa tarde Dr. Raul!
    No dia 31/08 rompi os ligamentos do pé direito, consegui fazer cirurgia no dia 26/09, porém não deu certo, fiz outra cirurgia no dia 11/12 e coloquei 8 parafusos, vou fazer mais 1 radiografia de articulação tibio-tarsica, a recuperação é rápida? Vou fiar com seguelas?

    Agradeço e aguardo um retorno.

    Marilia Melo

    ResponderEliminar
  152. Boa noite Marilia: Os dados que dá são insuficientes para lhe poder dizer algo de concreto e válido, pelo que aconselho a falar com o seu médico. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  153. oi doutor
    fiz cirurgia no dia 5 d jan,no maleolo lateral direito sem sindesmose (placa e 7 parafusos), dia 26 voltei n medico ele disse q podia comecar fisio sem carga e voltar lá dia 1 d março,eu pedi p ele p mim voltr com menos dias p ver c da p começar com carga, ele n quis m deixar voltr com menos dias p me dar uma nova avaliaçao, pois estou em outra cidade longe d minha filha, quando começaria com carga voltaria p minha cidade pois ficaria menos dependente d minha mae p tudo. estou com vontade d procurar outra opiniao medica, oq o sr m orientaria... obrigado

    ResponderEliminar
  154. Boa noite: deve respeitar os tempos de descarga que o médico recomendou e seguir os conselhos para fazer Fisioterapia que vai ajudar no processo de recuperação funcional. Não faça carga antes do tempo indicado e de nova reavaliação para ser ter certeza que há calo ósseo suficiente para isso. Votos de boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada doutor, estou triste, mas fazer oq... né. cai com minha filha no colo agora um bom tempo sem carregar ela....

      Eliminar
  155. BOA TARDE, ME CHAMO RENATA, FRATUREI A FÍBULA E TORÇÃO NO TORNOZELO TAMBÉM, DIA 22/12/2011, CIRURGIA COM PLACA E 8 PARAFUSOS EM 23/12/2011,TENHO ACOMPANHAMENTO TODA SEMANA, TALA POR 3 SEMANAS E GESSO NAS 2 ÚLTIMAS, MEU MÉDICO EXAMINA TODA SEMANA, E GESSO TROCADO TAMBÉM, ESTÁ DESINCHADO E CONSEGUI MOVIMENTAR O PÉ P FRENTE E P TRÁS COM DIFICULDADE E UM POUCO DE DOR, MAIS CONSEGUI ANTES DE ENGESSAR DE NOVO SEGUINDO O Q O MÉDICO ME PEDIU P FAZER , E EU N CONSEGUIA A DUAS SEMANAS ATRÁS, MEXO OS DEDOS E JÁ N SINTO DOR, E SIM OS NERVOS, TENDÕES, UM INCOMODO, N SEI, MEU MÉDICO JÁ ME GARANTIU QUE PODEREI TER VIDA NORMAL, SALTO, ACADEMIA DANÇAR, PORÉM É NECESSÁRIO A RECUPERAÇÃO TOTAL E CORRETA MAIS FISIO, INTENSA E POR LONGO PERÍODO,E QUE VAI DEMORAR SIM, ESTOU DE REPOUSO ABSOLUTO, COM A PERNA ELEVADA, MULETAS SÓ P IR AO BANHEIRO, MEU MÉDICO ME DISSE QUE A RECUPERAÇÃO ESTÁ ÓTIMA, QNDO EU PERGUNTEI SE ESTAVA DENTRO DO ESPERADO, E O CALO JÁ ESTA SE FORMANDO, E ESTÁ TUDO ALINHADO, PRECISEI PEGAR UMA GUIA COM OUTRO ORTOPEDISTA Q PARTICIPOU DA MINHA CIRURGIA, POIS ELE É COOPERADO DO CONVÊNIO Q TENHO, E ESTOU MUITO ASSUSTADA, NERVOSA, DESESPERADA, E O MÉDICO QUE ME ACOMPANHA ESTÁ EM CONGRESSO, ENTÃO RECORRO AO SR POR FAVOR ME AJUDE, ESSE OUTRO ORTOPEDISTA ME DISSE QUE A FRATURA FOI GRAVE, ISSO EU SEI, Q TALVEZ EU TENHA SEQUELAS, PERGUNTEI SE CORRO O RISCO DE MANCAR, ELE ME DISSE QUE SÓ APÓS 2 MESES E COM A FISIO Q SABEREMOS E QUE ELE N PODE ENGANAR OS PACIENTES, ELE VIU MEU ÚLTIMO RAIO X, E PERGUNTEI SE JÁ N ESTAVA A CALCIFICAR, ELE DISSE Q SIM, MAS ERA POUCO, COMECEI A CHORAR, POIS O MÉDICO Q ME ACOMPANHA É MARAVILHOSO E JAMAIS IRIA OCULTAR ESSA INFORMAÇÃO, DEPOIS ME DISSE Q AS SEQUELAS SÃO, SE EU ANDAR DEMAIS, DANÇAR A NOITE TODA, MUDANÇA DE TEMPO, VOU SENTIR UMA CERTA DOR OU UM INCOMODO, INCHAÇO, ENFIM, MARCOU A RETIRADA DO PARAFUSO APX 70 DIAS APÓS A CIRURGIA, ESTOU COMPLETAMENTE AFLITA POIS SOU VENDEDORA E FICO EM PÉ, POSSO ME SENTAR SIM, MAIS FICO MUITO EM PÉ, E COMO DISSE MEU MÉDICO N ESTÁ DISPONÍVEL, NO MOMENTO, POR FAVOR ME AJUDE, SE POSSÍVEL, SEI Q DEPENDE MUITO DO MEU ORGANISMO ISSO MEU MÉDICO ME FALOU TB, ESTOU ME ALIMENTANDO BEM E CONSUMO MUITO LEITE E DERIVADOS. OBRIGADA. RENATA.

    ResponderEliminar
  156. Olá Renata: pelo que descreve parece estar a ser bem acompanhada pelo 1º médico em que tem confiança. deve seguir os conselhos dele e procurar falar com ele para poder tirar as suas dúvidas. Se a fractura ficou bem alinhada e se o calo ósseo estiver a ocorrer entao com uma boa Fisioterapia vai recuperar de forma a poder desempenhar a sua profissão. É normal o calo ósseo completo demorar alguns meses, Mas sem mais dados não poderei dizer-lhe algo de mais concreto, mas confie no seu médico. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  157. Anónimo3/2/12 16:33

    Por curiosidade doutor como o senhor faz o acompanhamento dos seus pacientes com fraturas... semanalmente, mensalmente, quinzenalmente...

    ResponderEliminar
  158. Boa Tarde Dr.

    Eu sofri uma fratura na fibia, altura do tornozelo esquerdo, em uma partida de futebol no dia 14/06/11. Fui submetido a uma cirurgia no dia 15/06, no qual foi colocado uma placa de sustentação com 06 parafusos e uma haste, além da reconstrução dos ligamentos no pé. O médico me informou que a cirurgia foi perfeita e após 80 sessões de fisioterapia, retornei ao trabalho e o médico recomendou que eu fizesse hidroginastica e natação porque o meu pé ainda está um pouco rigido, pelo baixo impacto dessas atividades. Na avaliaç ão física na academia, o avaliador me recomendou fazer também um trabalho de fortalecimento da musculatura com musculação e ginastica. Porém eu não ter tempo para fazer todas essas atividades, gostaria de saber a sua opinão sobre qual a atividade eu poderia seguir, aquaticas ou musculação/ginastica?

    Obrigado,

    Anselmo Ferreira.

    ResponderEliminar
  159. Boa tarde: perante a limitação do tempo, julgo que deve seguir a recomendação do médico e preferir as actividades dentro de água. Se morar no litoral também poderá andar na praia e fazer exercícios no areal. Votos de recuperação total. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  160. ola doutor
    como o dr. geralmente procede com uma cirurgia d maleolo lateral, sem sindesmose, placa e 7 pinos, quanto tempo mais ou menos p mim começar a fazer carga.
    obrigado

    ResponderEliminar
  161. Boa noite: a introdução de carga sò deve ser iniciada quando houver uma calo ósseo que será avaliado por um Rx de controle. Só o médico que o acompanha poderá responder a sua questão, porque sao vários os factores que poderão condicionar a introdução de carga. Respeita o que o seu médico recomendar. Boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  162. ola dr.

    é normal sentir o local da cirurgia d maleolo lateral com 6 semanas o loca ficar quente e algmas fisgadas

    obrigado

    ResponderEliminar
  163. Boa noite: nos primeiros tempos pode ter alguns sintomas como os que descreve quando se está muito tempo com o pé para baixo. Deve seguir as recomendações do seu médico e não fazer carga enquanto o seu médico não indicar. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  164. ola doutor

    existe algum remedio, pomada,q possa ser usado p amenizar cicatriz d cirurgia no tornozelo, faz 2 meses d cirurgia, n deu queloide mas fico feia.

    obrigado

    ResponderEliminar
  165. Bom dia: se a cicatriz estiver aderente e com "mau aspeto" pode ser útil fazer massagem com um creme hidratante, mas pode pedir esse conselho ao seu médico. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  166. Ola, meu nome é Andre, e tive uma Luxação grave com fraturas do maleolo lateral e de um outro osso menor. No maleolo foi colocado uma placa com parafusos e alguns parafusos fora da placa também, o outro osso não foi feito nada pois era uma fratura menos importante, porém minha duvida é referente a capsula anterior que se rompeu quando o pé saiu para frente, existe alguma coisa, material ou procedimento para substitui-la ou recupera-la, o médico em que fui não fez nada para recupera-la, e ela se estilhaçou quando o pé saíu do local. Quanto aos ligamentos ele suturou dois que estavam soltos, porém do outro lado do pé alias no tornozelo inteiro doi e não se sabe como os ligamentos estão, há algum equipamento que detalha o estado dos meus ligamentos (ressonancia, tomografia, ultrassom) ?
    Quanto tempo leva uma recuperação de uma lesão deste tipo, de luxação completa,onde o pé saiu totalmente do lugar, os ossos acredito que já estão consertados, faz 3 semanas que operei.
    Resumindo - Recuperação da Capsula Anterior, Exames de diagnostico e tempo de recuperação.

    ResponderEliminar
  167. Bom dia André: numa fractura luxação é normal haver uma lesao completa do sistema capsulo-ligamentar que pode ser reparado cirurgicamente (ligamentos) ma que também tem capacidade de reparação (cápssula articular que é reforçada pelos ligamentos). Pelo que conta parace ter sido operado ao que tinha indicação cirurgica, deixando que os outros tecidos/estruturas façam o seu processo de reparação natural. A evolução clinica e funcional vai depender de vários fatores como a consolidação das fraturas para permitir carga no pé (inicialmente carga parcial), iniciar a mobilização articular e os exercícios específicos de recuperação funcional. Aconselho procurar um Fisioteapeuta com experiência neste tipo de lesões. Os exercícios dentro de água podem ser de utilidade, quando a pele estiver em condições. A recuperação total pode levar 4 a 6 meses se não houver complicações ou um pouco mais consoante a evoluçao da consolidação das fracturas. Para a prática desportiva com impato pense em 9 a 12 meses, embora estes tempos sejam meramente teóricos. Boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  168. Bom dia, Doutor

    Fraturei o tornozelo esquerdo em três lugares, fiz cirurgia com a colocação de 6 pinos, 2 parafusos e uma placa. Isso faz 43 dias. Já retirei os pontos(mas na parte interna houve uma ferida que ainda está cicatrizando) a parte externa os pontos ficaram bem fechados, cicatrizados.
    O que acontece é que meu pé não pode ficar pra baixo que ele fica muito vermelho e vai arroxeando.
    Não comecei a fisioterapia, mas devo começar em breve.

    Essa vermelhidãoi e arroxeamento é normal? Não consigo pisar, apenas encostar o pé no chão sem apoiá-lo. Ando somente de muletas e dentro de casa. Tenho muito medo de sair.

    Gostaria de uma resposta.
    Desde já agradeço. Tenho 53 anos.

    ResponderEliminar
  169. Ainda continuando, me esqueci de dizer que tenho que manter os pés pra cima o dia inteiro,caso contrário, fica extremamente vermelho escuro e dolorido. Agradeço, desde já.

    ResponderEliminar
  170. Boa tarde: o que descreve é comum acontecer neste tipo de situações. Há sempre algumas dificuldades circulatórias que são responsáveis por esses sintomas quando coloca o pé para baixo. Traduz perturbações no retorno venoso. Pode seu útil o uso de uma meia elásticas (desde que a cicatriz permita) e é importante começar a Fisioterapia para começar a ganhar mobilidade, força muscular o que vai melhorar a circulação. Deve seguir os conselhos do seu médico e fisioterapeuta. Boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  171. Obrigada, Dr. Raul

    Vou começar a fisioterapia agora em março, depois do dia 7.
    Talvez esse vermelho do pé melhore.
    Suas respostas são muito claras e isso ajuda muito a quem está nessa situação.

    Deveria haver mais pessoas como o senhor.

    Um grande abraço,

    Adriana

    ResponderEliminar
  172. Olá bom dia
    Fraturei o tornozelo,chamada de fratura maléolo lateral esquerdo.Coloquei um pino que se não me engano chama-se trancedesmal(se estiver errada me desculpe)e ainda coloquei parafusos e uma placa.O médico disse que antes de pisar no chão terei que tirar esse pino maior e poderei tirar os demais pinos e a placa após uns 8 meses se preferir.Estou com medo!Gostaria de sabe mais sobre esse tipo de cirurgia porque os médicos não conversam muito sobre isso.Estou usando tala já tem um mês e sete dias após cirugia.Daqui uma semana provavelmente irei tirar,assim ele me informou.Gostaria de saber mais sobre esse procedimentos após tala e como são realizados.E sinto um pouco de dor na região de onde estão esses ferros todos principalmente na lateral,Se você puder me esclarecer eu ficarei muito grata!
    Tatiane 25 anos Campo Grande,MS.Brasil.

    ResponderEliminar
  173. Olá Tatiane: A cirurgia pretendeu reduzir e fixar o local da fratura de forma a haver a consolidação óssea de forma eficaz. Este processo demora algumas semanas e dai só poder fazer carga (pisar) quando houver um calo ósseo na zona. Pode é começar a fazer alguns exercícios sob a supervisão de um Fisioterapeuta logo que haja um calo ósseo provisório. Essa indicação deve ser dada pelo seu médico após o rx de controle. A Fisioterapia é essencial para fazer uma recuperação funcional mais eficiente em termos de mobilidade, força muscular e da marcha. É natural que sinta algumas dores e haja tendência para o pé inchar o que revela dificuldades circulatórias. Estes sintomas vão aliviar quando começar a mobilizar o pé e a fazer exercícios. A questão de retirar a placa e os pinos só se coloca depois de haver calo ósseo completo e de preferencialmente ter recuperado totalmente a mobilidade articular e a força muscular normal. Boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  174. Anónimo5/3/12 14:02

    Dr.Raul, bom dia!

    Sei que já respondeu muitas perguntas sobre isso, mas gostaria de obter uma resposta sobre o meu caso.

    Tem quase dois meses que operei o tornozelo, tenho uma placa, dois parafusos e seis pinos, tirei a tala já faz mais de um mês.

    Não comecei a fisioterapia ainda. Meu pé, sempre que não o coloco pra cima, fica muito vermelho. Não posso colocá-lo mais que alguns minutos pra baixo. Tenho ainda uma ferida aberta onde foram feitos os pontos, que não cicatrizou e dói muito, embora esteja melhorando.

    Tenho muito medo de que seja um problema de circulação grave, tenho medo de trombose, embora mexa muito com os dedos e com o pé, pra cima(ainda duro) e pra baixo normal. Também movimento a perna a todo momento.

    Será que isso ocorre mesmo ou é um problema muito grave. Não consegui falar com o ortopedista que fez a citrurgia, tenho consulta em meados de março.

    Muito obrigada.

    Ana Ginsberg

    ResponderEliminar
  175. Olá Ana: A cirurgia reduz e fixa o local da fratura de forma a haver a consolidação óssea de forma eficaz. Este processo demora algumas semanas e dai só poder fazer carga (pisar) quando houver um calo ósseo na zona. É natural que sinta algumas dores e haja tendência para o pé inchar quando o coloca para baixo o que revela dificuldades circulatórias relacionadas com o inactividade traduzindo dificuldades de tno retorno venoso. A dificuldade de cicatrização faz parte do mesmo quadro clinico mas a maior parte das vezes resolverá com mais algum tempo e é bom sinal dizer que está melhorando. DEVE TRATAR EM DESSA FERIDA ainda ABERTA.
    Pode é começar a fazer alguns exercícios sob a supervisão de um Fisioterapeuta logo que haja um calo ósseo provisório. Essa indicação deve ser dada pelo seu médico após o rx de controle. A Fisioterapia é essencial para fazer uma recuperação funcional mais eficiente em termos de mobilidade, força muscular e da marcha. . Estes sintomas vão aliviar quando começar a mobilizar MAIS o pé e a perna e a fazer exercícios. Boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  176. Bom dia Dr Raul !

    Tive uma tenosinovite no tibial posterior e fiz fisioterapia e acupuntura por 4 meses. A inflamação passou por completo(sem anti-inflamatorios) e já voltei a fazer aulas de condicionamento,sem qualquer dor. Tudo está ótimo, porem sinto meu pé desestabilizado algumas vezes....poderia me indicar algum exercicio ou ,com o tempo ele volta ao normal?

    muito obrigada!

    ResponderEliminar
  177. Bom dia. è normal que ainda sinta o pé/tornozelo "destabilizadao" o que indicia ainda alguma falta de confiança após uma condição / lesão que durou mais de 4 meses. Gradualemente com as suas atividades diárias e desportivas vai sentir a confiança de volta, mas podem ser uteos fazer alguns exercícios de equilibrio em apoio só nesse pé (apoio unipodal). Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  178. Boa tarde Dr.
    Sofri uma fracura do maleolo lateral(perna direita) a 28/02/12, estive com tala gessada até 9/03/12, desde esse dia o Medico disse para eu usar uma meia elástica, e que posso pousar o pé sem exercer força. Tenho umas duvidas.. A primeira é que a minha circulação ficou debilitada no pe direito (ja me disseram que era normal), ficando o pe mais escuro se estiver na vertical, e ligeiramente inchado se passar mais tempo a andar de canadianas. O que acontece é que o meu trabalho é 100% computador sentado, podendo trabalhar de casa,e nesse caso ter a perna em elevação como me foi aconselhado. Se eu regressar ao escritório e passar o dia sentado mas sem ter a perna em elevação não é recomendado? Ou não é problematico?

    A minha outra duvida tem a ver com o tempo de recuperação, vou ter consulta dia 30/03 com RX para avaliar a fractura e tratar da fisioterapia, assim numeros por alto quando poderei voltar a andar sem canadianas? E voltar ao futebol e desporto em geral?

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  179. Boa tarde sou eu de novo,

    Apenas de referir tambem que fui submetido a cirurgia com colocação de placa e parafusos que correu bem. é no dia 09/03 foram retirados os pontos, tendo indicação que terei de voltar a ser submetido a nova cirurgia passado um ano. Qual o tempo de recuperação desta nova cirurgia?

    ResponderEliminar
  180. olá Gabriel: a recuperação da cirurgia para retirar o material é muito rápida e normalmente fácil e sem problemas. Concentre-se agora na recuperação funcional desta fase que é o mais importante. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  181. Boa tarde,
    Há dois anos fraturei a fíbula,operei,coloquei 7 parafusos e uma placa no tornozelo direito.
    Na época perguntei sobre atividades físicas e meu médico disse q depois das sessões de fisio e me sentisse segura,poderia voltar a fazer.Passou-me então 60 sessões,das quais fiz 40.
    Recentemente comecei a caminhar e na ultima semana alternamos c corrida.Da última vez,no dia seguinte doeu um pouco,senti um incômodo e meu personal disse q n seria então apropriado q continuássemos c a corrida,que forçaria toda a região por causa do impacto e o fato de sentir dor n era um bom sinal.Na hora do treino,não senti nada,apenas no dia seguinte.Enfim,quero saber se esse incômodo eh realmente impedimento p o treino/corrida,se pode ocorrer uma lesão mais facilmente em função da fratura/cirurgia.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  182. Boa noite: com os elementos que dá, é dificil dizer algo de concreto, mas por vezes é natural sentir algum incómodo/desconforto nos primeiros dias de corrida. A inrodução da corrida deve ser feita de forma gradual, lenta, com pequenos passos a uma velocidade baixa. Para iniciar a corrida, a fractura deve estar totalmente consolidada e deve ter recuperado totalmente a mobilidade do pé/tornozelo e a força muscular estar próxima do normal (85-90% da força muscular normal. Se ainda houver algum défice de força e limitação da mobilidade, comparando com o outro membro, poderá ser uma causa. Boa recuperação e aconselhe-se com um Fisioterapeuta. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  183. Olá a 3 meses sofri ums fratura no tornozelo, exatamente no maleolo fibular primeiro fiquei 2 semanas com a tala devido ao inchaço e o médico pediu para eu voltar para ver se era caso cirurgico. Quando voltei fui atendida por outro médico que disse que com a bota de gesso ja bastava e que nem de longe era caso cirurgico pois não tinha ocorrido um desvio. Fiquei 6 semanas com o gesso + 2 com a tala, sem colocar o pé no chão, andando de muletas tomando todos os cuidados. No início do mês passado tirei o gesso e um terceiro médico pediu um Rx e havia dito que eu teria que imobilizar de novo ou colocar a bota imobilizadora que ainda estava muito aberto e fiz o que ele pediu mas na dúvida me consultei com uma médica que me liberou pra fisioterapia. CONCLUSÃO: Desde do dia 7 de fevereiro faço fisioterapias de segunda a sábado raramente falto, ja fiz 30 sessões ja não ando mais de muletas e nem de bota mas ainda ando mancando, e sinto um pouco de dor.. Será que até hoje a fratura não consolidou? Quando será que poderei recuperar o movimento normal?? Não aguento mais !!!

    ResponderEliminar
  184. Boa noite.
    Sofri um entorce no tornozelo esquerdo no dia 15 de Janeiro.
    Fui ao hospital, fizeram-me uma radiografia e não tinha nada partido. Fiquei com o tornozelo muito inchado e roxo e as dores foram insuportáveis. Ao fim de um mês de imobilização sem meter o pé no chão e usando muletas comecei a fazer fisioterapia. Já ando sem muletas e vou ganhado alguma mobilidade mas muito lentamente e com alguma dor. Mas o que me está a incomodar muito é o inchaço que ainda tenho. Alem do tornozelo muito inchado também tenho a perna esquerda mais inchada até ao joelho.
    Isto é normal ao fim de quase 4 meses?

    Não é estranho o meu medico não me mandar fazer uma RM?

    Muito obrigado

    João

    ResponderEliminar
  185. Boa noite: pelo que descreve deve ter feito uma lesão ligamentar e os sintomas que refere podem estar ser explicados parcialmente pelo tempo de imobilização/inactividade que teve. O pé e perna inchada sugerem algumas dificuldades no retorno venoso e linfático que normalmente desaparecem gradualemente com o ganho da mobilidade e força muscular. Pode ser útil o uso de uma meia-elástica até ao joelho, mas deve falar disso com o seu médico e Fisioterapeuta. Boa recuperação. Raukl Oliveira

    ResponderEliminar
  186. Boa noite, a mais ou menos 3 anos quebrei um pedacinho bem pequeno do meu calcanhar esquerdo, me recuperei normalmente em casa, porém 10 meses passei por uma artroscopia no meu joelho direito, para recuperar o menisco e uma pequena parte do ligamento cruzado, me recuperei normalmente, porém a alguns meses atrás, sofri uma entorse no tornozelo esquerdo, me recuperei normalmente mas mesmo assim a parte de dentro do tornozelo continua doendo e fui ao médico ele tirou um RX e não constava nada nenhum tipo de lesão óssea,mas ainda continuo com dor neste local, por favor eu estava querendo passar por uma clinica de fisioterapeuta para fazer uma rabilitação você acha que é válido!??? sem mais fico no aguardo.


    Att:Rogério

    ResponderEliminar
  187. Anónimo2/4/12 02:08

    Boa noite Dr,

    Eu sofri uma fratura na fibia, altura do tornozelo esquerdo, em uma partida de futebol no dia 14/06/11. Fui submetido a uma cirurgia no dia 15/06, no qual foi colocado uma placa de sustentação com 06 parafusos e uma haste, além da reconstrução dos ligamentos no pé. O médico me informou que a cirurgia foi perfeita e após 80 sessões de fisioterapia, retornei ao trabalho e o médico recomendou que eu fizesse hidroginastica e natação porque o meu pé ainda estava um pouco rigido, pelo baixo impacto dessas atividades. Fiz Hidroginastica por um mês e voltei a praticar caminhadas e corridinhas leves, porém o que tenho percebido é que quando um tempo ou deitado ou levantar eu sinto o pé mais fraco e começar a mancar e aos poucos vai voltando ao normal. O que seria isso? o que poderia melhorar?

    Obrigado,

    Anselmo Ferreira.

    ResponderEliminar
  188. Bom dia: Os sintomas que descrevem parecem ser residuais e que devem gradualemente melhorar mantendo os exercícios na água e também fora de água (marcha). Podem ser ainda sequelas do período de imobilização/inactividade e descarga que teve, mas que são reversíveis com o movimento. Se tiver oportunidade faça caminhadas na areia da praia na areia molhada e se possivel em terreno plano. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  189. Boa tarde,
    Sofri uma fractura do maleolo lateral direito a 28 /02/12,tive de ser submetido a cirurgia no dia 29 e foram colcados uma placa e 7 parafusos, que segundo o medico serao removidos no proximos ano, neste momento comecei a fisioterapia (tive 3 sessões), e tenho ordens para exercer carga parcial no pé direito, continuando no entanto a andar de canadianas.. A recuperação esta a ser muito e ja recuperei muitos movimentos do pé apesar de sentir alguma rigidez ligamentar..
    A minha duvida é que o meu ortopedista não descreveu na prescrição o numero de sessões de fisioterapia que devo realizar e não consultei um fisiatra, tendo iniciado imediatamente a fisioterapia numa clinica com fisioterapeutas.. Eles indicaram-me que deveria ter 2 meses de fisioterapia, neste mes todos os dias, e no proximo mes 3x semana. Julga que este numero de sessoes é adequado? As sessões são bastante caras, não poderá haver um certo excesso com um leve intuito comercial? Qual o numero de sessões que recomendaria para um caso como o meu?

    Cumprimentos e obrigado pela ajuda.

    ResponderEliminar
  190. Boa tarde: o nº de sessões de Fisioterapia para qualquer caso depende da evolução clinica e funcional. Se a própria pessao fizer muitos exercícios em casa e por modo próprio, poderá em muitos casos diminuir a necessidade de sessões de Fisioterapia. Deve fazer exercícios diariamente, mas não necessariamente na Clinica de Fisioterapia. è possivel numa fase mais adiantada da recuperação, o FT orientá-lo para fazer exercícios no ginásio e na piscina e ir menos vezes por semana á clinica. A alta da Fisioterapia fará sentido quando tiver recuperado a mobilidade funcional, a estabilidade e a força muscular normais e não sentir dores. Nessa altura poderá estar a fazer a sua vida normal. No caso de pretender praticar desporto/actividade física deve ser feita uma preparação específica em função dessa actividade. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  191. Anónimo5/4/12 19:44

    Boa tarde, em 2009 comecei a ter um inchaço no tornozelo esquerdo que trazia também muita dor. Não me recordo de torsão, mais fui ao ortopedista e o mesmo disse ser problema vascular. Fui em 3 vasculares diferentes e disseram não ser nada. Enfim, o tornozelo continua inchando do nada. Desde 2011 o tornozelo direito começou a inchar também, já não consigo andar mais do que 30 minutos seguidos pois começo a sentir fortes dores nos pes e tornozelos. Sinto muitas cãimbras também nos pés. Procurei novamente um ortopedista que me pediu uma Ressonancia. O resultado foi Rotura do tendão do musculo fibular curto, nos dois tornozelos. Minha consulta com o ortopedista é somente mês que vem e estou sem saber o que significa isso. O que será e o que posso fazer?

    ResponderEliminar
  192. Boa noite: o tendão do músculo fibular curto localiza-se na parte externa da perne e pé e é responsável por alguns dos movimentos quando roda o pé para fora. Para além da Ressonância é necessário um bom exame clinico e eventualmente análises para um diagnóstico diferencial eliminando outras possibilidades. A lesão desse tendão, normalmente é de natureza traumática (que parece não ter havido) ou degenerativa. Fez alguns exames ecodoppler (parte vascular ?). Os seus sintomas devem ser devidamente avaliados e testados num exame clinico cuidadoso. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  193. Boa tarde Dr
    No passado dia 23 Março, fiz uma entorse no pé direito, fui assistido na companhia de seguros visto ser um acidente de trabalho. Foi feito um rx que não fio conclusivo, e o médico mandou-me fazer uma ecografia, no relatório da mesma diz-se a certo passo " Não individualizamos o feixe anterior do sistema ligamentar interno, que associado à presença de ligeiro derrame articular peri-maleolar, a esse nível, admitimos em relação provável com ruptura do referido feixe."
    Mandaram-me para casa descansar fazer gelo e aplicar Fenil-V que isto passava. Já lá vai quase um mês e continuo com dores que acha que devo fazer.

    ResponderEliminar
  194. Boa noite: pelo que descreve é provavel que tenha feito uma lesão ligamentar que ainda não está devidamente reparada. Se não houver uma lesão óssea/fractura o tratamento das lesões ligamentares implica uma imobilização selectiva do ligamento lesado, permitindo algum movimento mas limitando os movimentos que prejudicam a reparação tecidular. O conselho é procurar um Fisioterapeuta com experi~encia neste tipo de lesões que saberá avaliar e intervir de forma eficiente e segura. Boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  195. Boa tarde Dr. Raul, Me chamo André e torci os ligamentos em 29 de janeiro e quase 3 meses depois meu pé continua inchado! As dores e a instabilidade melhoraram muito com a fisioterapia, porém este inchaço me incomoda demais! O médico diz que é normal porém se persistir por mais 1 mês vai me mandar para a aculputura para ver no que dá! Pedi para ele uma ressonância, mas ele disse não ser necessário, estou muito preocupado que seja alguma outra coisa além do entorse! Dr. me responda por favor se esse inchaço é normal após 3 meses de tratamento contínuo, com tala gessada, robofoot, compressas geladas e quentes além claro da fisioterapia!

    ResponderEliminar
  196. Boa tarde Dr. Raul, Torci os ligamentos em 29 de janeiro e quase 3 meses depois meu pé continua inchado! As dores e a instabilidade melhoraram muito com a fisioterapia, porém este inchaço me incomoda demais! O médico diz que é normal porém se persistir por mais 1 mês vai me mandar para a aculputura para ver no que dá! Pedi para ele uma ressonância, mas ele disse não ser necessário, estou muito preocupado que seja alguma outra coisa além do entorse! Dr. me responda por favor se esse inchaço é normal após 3 meses de tratamento contínuo, com tala gessada, robofoot, compressas geladas e quentes além claro da fisioterapia!

    ResponderEliminar
  197. Olá Doutor Raul!!

    Caí há 10 dias,e ouvi um pequeno som...nem quis acreditar que fosse entorse.Então,levantei-me, fui trabalhar (sem ver o estado em que estava) e depois voltei para casa,sempre a coxear.Quando cheguei a casa,vi que estava super inchado e roxo.Acabei por ir ao hospital nessa noite porque tinha muitas dores.O pior é que tive um entorse grave há 18 anos,tendo ficado um mês com gesso e muletas e sem fisioterapia.Na altura a médica disse-me que se voltasse a ter outro entorse ia ser muito complicado e ia ter que fazer fisioterapia para o resto da vida (supostamente já tinha tido uma torção qualquer e não tinha dado conta da mesma).Bom,desta vez,quando cheguei ao hospital,fizeram-me radiografias mas o médico não as viu, nem as tinha.Perguntou só o que eu tinha,ligou-me o pé e receitou-me anti-flamatório e medicamento para as dores.Disse para repousar 5 dias e depois começar a andar com pé elástico.No primeiro dia com o ligamento, tive tantasdores por não circular o sangue que tive de tirar e voltar a pÔ-lo eu para conseguir dormir.Passados 5 dias continuava com o pé muito inchado e por isso voltei ao hospital.No hospital disseram-me que tinha a ligadura muito mal feita,mandaram fazer outro raio-x e disseram que era entorse porque eu quis perguntar.Mas parecia-me estarem só a despachar pessoas...O médico disse que precisava de descansar 10 dias, e eu perguntei:mais 10 dias???E ele disse que podiam ser 10 dia a contar do dia do entorse, e que depois andasse 3 semanas com pé elástico. Conclusão, doutor, fazem hoje 10 dias e não sei se amanhã posso começar a andar.Já tenho o pé desinchado e consigo pousá-lo no chão,mas sem fazer força (não experimentei fazer força). O problema é que em 3 dias tenho que voltar a trabalhar e não sei se vou fazer mal em andar,ou se posso...Estes dias tenho estado sem a ligadura porque estou em casa sem forçar o pé ( com a ligadura o meu pé incha) e posto spray para entorse e algum gelo,às vezes. Pode dizer-me o que posso fazer,doutor? Agradecia-lhe imenso...Obrigada!!!Solange Silva de Lisboa

    ResponderEliminar
  198. Doutor, o meu mail é lcpsol@yahoo.com.br /Sou portuguesa,apesar de pelo nome e pelo mail não parecer;) Solange Silva

    ResponderEliminar