segunda-feira, 2 de março de 2009

LESÕES NO COTOVELO DO JOVEM (3)


LESÕES NO COTOVELO DO JOVEM ATLETA (cont.)

FISIOPATOLOGIA


A Osteocondrite dissecante (OD) do cotovelo é uma osteocondrose que afecta a epífise articular (dos jovens acima dos 10 anos) quando é sujeita a cargas compressivas elevadas, concentradas e muito precoces.




Como vimos nos anteriores post (1 e 2) parece haver uma predisposição genética associada a 2 tipos de mecanismos etiológicos principais onde a sobrecarga/microtraumatismos repetidos têm responsabilidade.

O quadro fisiopatológico da OD pode ser descrito em 3 estadios:

Estadio - lesão aguda - espessamento e edema nas estruturas intra-articulares e tecidos moles envolventes. Muitas vezes a osso adjacente (metáfise) exibe uma ligeira osteoporose resultante de uma hiperémia activa.

Estadio - A irrigação sanguínea a essa zona da epífise fica afectada levando a uma necrose avascular. Aparecem irregularidades nos contornos da epífise afectada e um estreitamento da zona subcortical com rarefacção óssea (ver seta da imagem de cima). Ao Rx a epífise pode mostrar ainda a existência de um pequeno fragmento.

Estadio - O tecido ósseo necrosado perde o seu papel de suporte estrutural, o que vai provocar numa compressão com achatamento de uma parte da superfície articular, se o jovem atleta continuar a ser sujeito aos mecanismos etiológicos descritos.
É o período onde se tenta dar a reparação através do aparecimento de tecido de granulação que procura substituir o tecido necrosado.

O Exame radiológico simples com 2 incidências (A-P e perfil) é o exame complementar de entrada e pode ser suficiente, apesar da Ressonância Magnética ser mais precisa para definir a extensão e a gravidade da lesão osteocondral.

Raul Oliveira, Fisioterapeuta
Equilibri_us - Gabinete de Fisioterapia
Av. D. João I, nº 8, Oeiras
309 984 508 /917231718
raulov@netcabo.pt
Faculdade de Motricidade Humana

Sem comentários:

Enviar um comentário