terça-feira, 3 de março de 2009

LESÕES NO COTOVELO DO JOVEM (4)


LESÕES NO COTOVELO DO JOVEM ATLETA (cont.)

A Osteocondrite Dissecante (OD) do Cotovelo do Adolescente é uma condição que ocorre no condilo umeral, sempre depois dos 10/11 anos, e resulta numa lesão do osso sub-condral por perturbação da irrigação sanguínea local levando a uma necrose avascular.
A história natural da OD diagnosticada e tratada tardiamente, leva ao aparecimento de um fragmento osteocondral que pode estar in-situ ou vir a separar-se do osso principal transformando-se num corpo livre intra-articular com consequências na cinemática articular.


O Exame radiológico simples com 2 incidências (A-P e perfil) é o exame complementar de entrada e pode ser suficiente, apesar da Ressonância Magnética ser mais precisa para definir a extensão e a gravidade da lesão osteocondral (ver imagens abaixo)



SINTOMAS:
DOR mal definida na face externa do cotovelo que agrava com gestos de lançamento ou de carga sobre o membro superior com o cotovelo em extensão e ante-braço em pronação.
Normalmente a dor é de instalação gradual e na maioria das vezes o jovem não se lembra de antecedente traumático directo que tenha desencadeado de imediato a dor. No entanto corresponde frequentemente a um aumento na intensidade do treino envolvendo sobretudo os gestos analisados em LESÕES NO COTOVELO DO JOVEM (2).
A dor pode aparecer à palpação local e aos movimentos que simulam os mecanismos etiológicos referidos, particularmente na extensão completa.
Nos estadios mais avançados pode existir um ressalto/crepitar articular nos movimentos de flexão/extensão associados à supinação/pronação. Se houver mesmo episódios de bloqueio mecânico articular, é um forte indicio de haver já um fragmento osteocondral que se soltou e que se tornou num corpo livre intra-articular (loose body).
Pode haver uma limitação dos últimos 15/20º de extensão do cotovelo e dor localizada nas amplitudes extremas de pronação e supinação.
Testes de estabilidade articular podem mostrar alguma instabilidade do complexo ligamentar interno. Nos estadios mais avançados pode existir mesmo deformidade e acentuadas limitações articulares com ou sem bloqueio articular.



CONDIÇÃO SEMELHANTE MAS NA CRIANÇA (4 - 9 ANOS) - DOENÇA DE PANNER que também afecta o condilo umeral do úmero .
É uma osteocondrose do condilo umeral das crianças que envolve o núcleo de ossificação ainda não encerrado (Schenck, Jr and Goodnight, 1996). relativamente pouco comum. Afecta sobretudo os cotovelos dominantes dos rapazes e por razões desconhecidas o crescimento normal do núcleo de ossificação externo do condilo umeral é afectado, o que causa uma alteração na superficie articular. A criança queixa-se de dores durante a actividade e quando realiza movimentos e exercícios, aliviando com o repouso.

Imagens (RX e RM) que mostram Panner`s Disease numa criança



O tratamento deste afecção é normalmente conservador, limitando as actividades fisicas e desportivas mais exigentes com o braço/cotovelo e fazendo um seguimento periódico ao longo de 1/ 2 anos que é tempo que o osso procura regenerar por si, e em que os sintomas vão gradualmente desaparecendo à medida que também se encerra o núcleo de ossificação.
Deve-se manter sempre a mobilidade articular, sem nunca forçar as amplitudes para evitar encurtamentos adaptativos que em alguns casos podem levar a uma limitação da extensão completa do cotovelo.


Lateral Compression Injuries in the Pediatric Elbow: Panner’s Disease and Osteochondritis Dissecans of the Capitellum
Ky Kobayashi, MD, Kevin J. Burton, MD, Craig Rodner, MD, Brian Smith, MD and Andrew E. Caputo, MD
J Am Acad Orthop Surg, Vol 12, No 4, July/August 2004, 246-254.
Abstract:
Lateral compression injuries of the elbow typically occur in throwing athletes and gymnasts. In the preadolescent and adolescent patient, these injuries predominantly include Panner’s disease and osteochondritis dissecans. Panner’s disease, an osteochondrosis of the capitellum, is a rare disorder that usually affects the dominant extremity in individuals younger than age 10 years. Symptomatic management of Panner’s disease consisting of reduction of stressful activities of the elbow is usually sufficient to allow resolution. Although a prolonged period is required for healing, most patients demonstrate excellent long-term results. Osteochondritis dissecans of the capitellum typically occurs in adolescents and is associated with loose body formation. Panner’s disease and osteochondritis dissecans likely represent a continuum of disordered endochondral ossification with presentation and prognosis dependent primarily on age at onset.

Raul Oliveira, Fisioterapeuta
R´Equilibri_us - Gabinete de Fisioterapia
Av. D. João I, nº 8, Oeiras
309 984 508 /917231718
Faculdade de Motricidade Humana

Sem comentários:

Enviar um comentário