terça-feira, 17 de março de 2009

TENDINOPATIA PATELAR (1)



TENDINOPATIA PATELAR

A tendinopatia do tendão patelar é uma disfunção/patologia que afecta com maior incidência atletas praticantes de modalidades onde a velocidade e/ou os saltos são gestos muito exigentes, tais como o voleibol, basquetebol, futebol, esqui, atletismo - salto em altura, em comprimento e triplo salto - e ténis (Ferreti, 1983; Blazina, 1979).
No entanto em qualquer modalidade com gestos técnicos que impliquem a realização repetitiva de saltos e/ou mudanças bruscas de direcção/velocidade apresentam algum risco de poder originar tendinopatia patelar.
Os saltos implicam um ciclo muscular alongamento-encurtamento das estruturas músculo-tendinosas do aparelho extensor do joelho associados a mecanismos de absorção de forças de impacto, durante a recepção ao solo, bastantes elevadas (6 a 8 vezes o peso do corpo/Body Weight).

Durante a marcha o tendão patelar é sujeito a uma carga de 0,5kN (kiloNewtons). Este valor aumenta exponencialmente nas actividades de corrida rápida (9kN) e na fase de recepção ao solo após um salto vertical (8kN) (Zernicke, 1987 e Stanish, 1986).

Estima-se que durante um jogo, um atleta de basquetebol efectue 70 saltos, e que as forças de reacção do solo após o contacto sejam de 6 a 8 vezes o peso do corpo (McClay, 1994).

Tanto em atletas profissionais como em atletas amadores ou de lazer a tendinopatia patelar pode ser particularmente incapacitante para a prática da actividade desportiva, e nos casos mais graves pode interferir mesmo com actividades funcionais como subir e descer escadas e rampas.

Estima-se que pelo menos 1/3 dos atletas seja obrigado a suspender a sua actividade por mais de seis meses.
Raul Oliveira, Fisioterapeuta
R´Equilibri_us - Gabinete de Fisioterapia
Av. D. João I, nº 8, Oeiras
309 984 508 /917231718
raulov@netcabo.pt
Faculdade de Motricidade Humana

Sem comentários:

Enviar um comentário