quinta-feira, 19 de março de 2009

TENDINOPATIA PATELAR (4)


TENDINOPATIA PATELAR
ASPECTOS CLÍNICOS
(sinais e sintomas)


a) Frequentemente associada a alterações qualitativas e quantitativas do treino (lesão de sobrecarga e/ou tempos e modos de recuperação do esforço inadequados).
b) Dor na face anterior do aparelho extensor que aparece de uma forma gradual e insidiosa progressivamente mais incapacitante na corrida, salto, escadas.


c) Dor à palpação do tendão patelar, nos movimentos resistidos (extensão) e/ou em carga e estiramentos.

d) Nos casos mais agudos possibilidade de falta de controle dinâmico em carga (colapso)
e) Aumento de volume local com espessamento do Tendão e edema local. Sinais inflamatórios nos casos agudos

Classificação Tendinopatia Patelar quanto à gravidade (ver TENDINOPATIAS - FISIOPATOLOGIA (1)

A avaliação deve cruzar os dados da história clínica com a caracterização de factores relacionados com o treino e com os sinais e sintomas observados no exame clínico. Deve ser feito o Diagnóstico Diferencial.

Raul Oliveira, Fisioterapeuta

4 comentários:

  1. Anónimo5/6/09 14:48

    boa tarde meu nome é miriam silva e tenho 31 anos ,a quase um ano sentia muita dor do tornozelo direito do meu pé ,mas nao inchava nem tinha mancha roxa ,sempre que usava salto eu sentia mais dor,então pedi uma ecografia ao meu medico familia ,em 16-12-2008 onde acusou tendinopatia dos tendoes fibolares,voltei com o exame ,o medico disse para eu pisar direito e q nao era nada nao passou nada nem para aliviar a dor ,achei estranho mas confiei ele era o medico e nao eu ,mas ao longo desse tempo vem piorando mais agora incha muito e as dores tem almentado muito tb ,mesmo com saltos e baixos sapatos é igual ,tenho muita dor na perna vindo do tornozelo .nao sei o que fazer ,gostaria muito de uma ajuda em qual especialista tenho que procurar e o mais preocupante é que eu nao sei os riscos que eu corro com tanto tempo sem nenhuma ajuda medica obrigado ,meu email ,nenalopes@sapo.pt

    ResponderEliminar
  2. Deve procurar um médico ortopedista com experiência em lesões desportivas para um diagnóstico clinico adequado. Em função disso, esse profissional orientará sobre os tratamentos adequados a realizar, o que poderá passar por fazer Fisioterapia com um profissional de Fisioterapia devidamente habilitado e competente.
    Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Flavia Bispo3/11/10 23:49

    tenho tendinopatia nos punhos direito e esquerdo estou em tratramento a mais de 1 ano nao tenho melhora. Flavia Bispo

    ResponderEliminar
  4. Olá Flávia: há tendinopatias "resistentes" aos diversos tratamentos. De facto não existe um tratamento que possa assegurar 100% de sucesso. Deve falar com os médicos que a acompanham para saber de alternativas quando falham os tratamentos que está a efectuar. O problema é descobrir a causa e actuar sobre ela e não apenas tratar os sintomas. Raul Oliveira

    ResponderEliminar