sábado, 21 de março de 2009

TENDINOPATIA PATELAR (6)


TENDINOPATIA PATELAR
INTERVENÇÃO

O tratamento das tendinopatias exige a análise quer de diversos factores intrínsecos ao atleta/sujeito quer de factores extrínsecos que podem contribuir para a manutenção dos sinais e sintomas por largos períodos de tempo levando à cronicidade com instalação de alterações tecidulares/estruturais e funcionais difíceis de resolver.
Não há tratamentos milagrosos, particularmente para as situações que se prolongam no tempo onde já há uma tendinosis (alterações degenerativas intratendinosas de carácter não-inflamatório, com desorganização das fibras, hipocelulariedade, necrose local ou calcificação) que representa nos casos mais graves alterações na estrutura do tendão patelar. Qualquer tratamento para ter sucesso deve-se dirigir às causas directas e não apenas tratar os sintomas (in post de 9 de Jan/2009 - TENDINOPATIAS - INTERVENÇÃO)
Princípios gerais de intervenção
a) Nas fases agudas o repouso das actividades que desencadeiam os sintomas - saltos, corridas, posturas com flexão dos joelhos e em carga - deve ser respeitado. O REPOUSO do tendão É O MELHOR ANTI-INFLAMATÓRIO (nos primeiros 5/7 dias). Modificação da actividade/ respeito pela dor (Pain-free activities).
b) Repouso selectivo / Meios de protecção selectiva - ver imagens abaixo.



Paciente com tendinopatia patelar bilateral crónica onde à direita foi colocada apenas uma banda de dispersão de forças e à esquerda por ter sofrido um período de agudização foi colocada uma ligadura funcional com o objectivo de baixar a patela, aliviando as forças de tensão sobre o Tendão patelar.



c) frio/gelo local - arrefecimento durante 5/10 minutos mas que pode ser repetido várias vezes ao dia (cada 2/3 horas).

d) Normalização da mobilidade/estabilidade articular - recuperar gradualmente a função, após a fase aguda. Exige um conhecimento aprofundado da biomecânica regional. Está indicado uma avaliação do alinhamento biomecânico do pé/perna/joelho/Anca e o despiste de assimetrias posturais à distância (p.ex bacia/Articulação sacro-ilíaca)

e) Meios terapêuticos electrofísicos (nem sempre há evidência cientifica sobre a aplicação de alguns destes meios e são por vezes os únicos usados pelos diferentes profissionais). É claramente insuficiente os tratamentos baseados exclusivamente nestes meios.

f) Programa de exercícios terapêuticos com fortalecimento excêntrico (exercícios a favor da gravidade) das estruturas músculo-tendinosas afectadas (após a fase aguda) + Estiramentos graduais.

http://eccentric-exercises.blogspot.com/ - blog especifico dedicado a este tema onde há um testemunho sobre a história e a evolução natural desta patologia face aos diversos tratamentos efectuados


Exercício de fortalecimento excêntrico para os extensores do joelho. É necessário despitar problemas na articulação femuro-patelar


g) Ensino de exercícios e cuidados a ter diariamente. O tratamento das tendinopatias do Tendão Patelar, sobretudo as crónicas onde já há alterações tecidulares (tendinosis ver post de Jan/2009 TENDINOPATIAS - FISIOPATOLOGIA (1)) é necessário que o programa de exercícios seja o adequado para induzir as alterações estruturais, funcionais e biomecânicas do tendão.

ISTO REQUER MOVIMENTO, FUNÇÃO, CARGAS PROGRESSIVAS E .... TEMPO.

Não se espere resultados imediatos. Pode levar de 8 a 12 semanas e mesmo assim poder não ser suficiente.



h) Infiltrações sobre o Tendão Patelar são contraindicadas na esmagadora maioria das vezes (para não dizer nunca).

i) Cirurgia (para os casos mais graves como roturas totais eeventualmente para os casos crónicos sem resultados nas diversas terapias tentadas).

Raul Oliveira, Fisioterapeuta
R`Equilibriu_us, Gabinete de Fisioterapia
Av. D. João I, nº 8, Oeiras
309 984 508 / 917231718
raulov@netcabo.pt
Faculdade de Motricidade Humana

7 comentários:

  1. Aparecida Cardoso30/10/09 02:21

    Gostaria de saber se há REVERSÃO DE NECROSE NA PATELA, E QUAL O PROCEDIMENTO, ACONTECEU UNS 20 DIAS APÓS ARTROSCOPIA.
    GRATA
    aPARECIDA cARDOSO, E-MAIL KALICARDOSO@OI.COM.BR
    GRATA AGUARDO RESPOSTA

    ResponderEliminar
  2. É dicil dar uma resposta concreta ao que pergunta, apenas com estes dados e à distância. deverá falar com o médico que a operou. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  3. quebrei a patela faz 6mes agora me deu tendinopatia patelar e ja estou fazendo fisioterapia mais tem dia que eu nao aguento de dor e assim mesmo

    ResponderEliminar
  4. É dicil dar uma resposta concreta com os dados que nos dá. Possivelmente está numa fase aguda. Deve falar com o seu médico ou Fisioterapeuta que o acompanha. Até breve. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  5. Anónimo9/6/11 22:52

    BOA NOITE,ME CHAMO WAGNER E TO COM UM PROBLEMA DE TENDINOPATIA PATELAR APOS UM EDEMA NO PLATO TIBIAL INTERNO.JA FIZ 35 FISIOTERAPIA INCLUSIVE FORTALECIMENTO E NADA ADIANTOU,SINTO MUITA DOR E NAO CONSIGO NEM ANDAR DIREITO.FIZ 3 RESSONANCIAS E O MEU JOELHO TEM MANCHAS ESBRANQUIÇADAS,O PIOR E QUE JA FIZ DE TUDO E NAO VEJO MELHORA SOU EX JOGADOR DR FUTEBOL TENHO 31 ANOS E TIVE QUE ABANDONAR,TOMO GLUCOSAMINA COM CONDROITINA PARA RETIRAR O STRESS E MESMO ASSIM NADA JA TEM 8 MESES DE DOR E O TENDAO JA CHEGOU A SE ROMPER TOTALMENTE .NAO SEI MAIS O QUE FAZER.TO COM 95 KG E 1.77M DE ALTURA E RECENTEMENTE FUI APROVADO NUM CONCUSO PARA A PMEJ E PRECISO CORRER TO MUITO PREOCUPADO E O MEDICO QUE ME ASSISTE PEDIU EXAME DE SANGUE PRA VER SE TENHO ALGUM PROBLEMA RENAL QUE ESTEJA ALTERANDO NA EVOLUÇAO.DESDE JA AGRADEÇO E SE PUDER ME AJUDAR AGRADEÇO AO DR.ORTOPEDISTA.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo9/6/11 22:55

    ACAMEI DE ENVIAR COMENTARIO MEU EMAIL E WAGNERMATIELLOFAZOLO@HOTMAIL.COM RESPONDAME POR FAVOR

    ResponderEliminar
  7. Boa noite: as tendinopatias crónicas do tendão patelar são situações de dificil tratamento e nem sempre a Fisioterapia, mesmo feito de forma adequada, tem os resultados pretendidos. Am algusn casos pode haver indicação para tratamento cirurgico e mesmo assim o processo de recuperação pode demorar 6 a 12 meses. Mas deve confiar no seu médico e procurar a orientação de um Fisioterapeuta com experiência em lesões desportivas. Seja paciente e persistente. Raul Oliveira

    ResponderEliminar