sábado, 7 de março de 2009

LOMBALGIAS (1)



LOMBALGIAS - CONCEITO E ASPECTOS GERAIS

Lombalgia: um fenómeno comum nas sociedades modernas

As raquialgias (dores da coluna em geral) e as lombalgias em particular são um dos problemas de saúde pública que mais afecta a população em geral, que levam ao recurso de diferentes cuidados de saúde e/ou absentismo ao trabalho com custos socio-economicos directos e indirectos muito elevados.

A dor lombar ou Lombalgia é definida como uma dor ou desconforto, localizada na região lombar, abaixo da região costal e acima da região glútea, podendo estar associada ou não dor irradiada para o membro inferior.

Descrevem-se diferentes TIPOS DE LOMBALGIA

1) Lombalgia Aguda - episódio com uma duração inferior a 6 semanas
2) Lombalgia Sub-Aguda - episódio com uma duração entre 6 e 12 semanas
3) Lombalgia Crónica - episódio com uma duração igual ou superior a 12 semanas


Ainda se descreve a Lombalgia Recorrente como um novo episódio de sintomas após um período de completo alívio das dores por um período de 6 meses.

Aqui deve-se distinguir da lombalgia crónica que sofreu um período de agudização dos sintomas, uma vez que nestes casos, não houve uma remissão completa dos sintomas.

in EUROPEAN GUIDELINES FOR THE MANAGEMENT OF ACUTE NONSPECIFICLOW BACK PAIN IN PRIMARY CARE (http://www.backpaineurope.org/ )

Lombalgia não especifica constitui a grande maioria das situações (70 a 85%) em que não se pode atribuir ou relacionar directamente os sintomas de dor lombar com uma patologia ou lesão estrutural especifica (p.ex. inflamação/infecção, neoplasia, osteoporose, espondilite anquilosante, fracturas, síndromes radiculares, síndrome da cauda equina, discopatias, patologias degenerativas). (http://www.backpaineurope.org/ )
A maioria das vezes a lombalgia é considerada “não especifica” ou idiopática, não se encontrando diagnósticos definitivos, absolutos e infalíveis que estejam validados cientificamente (Nachemson, 1992).


A lombalgia inespecífica é um problema comum e frequente nos países desenvolvidos, afectando uma parte considerável da população, que se caracteriza como um problema de origem multifactorial (Kovacs, F. et al, 2006; Cox, J., 2002; Oliveira, R.; Cabri, J., 1999; Burton. A.K., 1996; Balagué, F. et al, 1992).


A incidência cumulativa de lombalgia na população em geral, relativamente ao tempo total de vida, atinge em termos absolutos valores entre os 60% e os 80% (Nachemson, 1976; Frymoyer et al, 1983; Kelsey e White, 1980; Balagué et al, 1988).

Estima-se que cerca de 80% da população irá referir dor lombar, num determinado momento da sua vida, e em cada ano, 7% da população adulta terá necessidade de consultar um médico devido aos sintomas referidos à região das costas (Jones, G. & Macfarlane, G. ,2005)

A lombalgia constitui um “problema de saúde” nas sociedades desenvolvidas, que se inicia logo nos adolescentes (padrão de ocorrência semelhante aos adultos logo a partiur dos 15 anos) e que afectou, afecta ou virá afectar uma parte significativa da população na sua idade de vida activa.

O pico máximo de prevalência da lombalgia afecta as pessoas entre os 35 e 55 anos (Waddell G, Burton AK., 2001).


Raul Oliveira, Fisioterapeuta
R´Equilibri_us - Gabinete de Fisioterapia
Av. D. João I, nº 8, Oeiras
309 984 508 /917231718
raulov@netcabo.pt
Faculdade de Motricidade Humana

4 comentários:

  1. Boa tarde estou em casa desde o dia 25 de Fevereiro,devido a um acidente de trabalho que tive,sem nada que acontece por ali além,de repente tive muitas dificuldades em me levantar,e tive que ir para o seguro onde ainda estou actualmente.De inicio,fiz um RX,o qual não acusou nada,depois,fiz uma TAC,que também nada acusou.Certo é que dores não maneira de desaparecer,pelo contrário,atinge-me a anca do lado direito o qual obrigou-me a andar de canadianas para não forçar esse lado,pois, tenho muitas dores.Os médicos do seguro,andei num ortopedista e actualmente ando num neurocirugião,dzem-me que são lombalgias que tenho.No dia 26 deste mes tirei uma ressonancia magnética,o qual ainda não sei o resultado. A pergunta que faço é a seguinte será possivel eu estar em casa e que não vejo melhors nenhumas? Por favor gostava de saber a sua opinião. ps: eu sou jardinheiro. Boa tarde

    ResponderEliminar
  2. Boa Tarde: A profissão de jardineiro obriga a esforços repetidos na coluna lombar e é possível que a razão dos seus problemas e dores sejam dai. Também fala da anca e pode haver problemas nessa articulação. Fez alguns exames que incluiram a anca/bacia ? Deve-se despistar uma artrose nessa articulação, sobretudo se já tiver alguma idade.
    No entanto os elementos que nos dá são insuficientes para dizer algo de mais concreto. Os médicos que o acompanham deverão fazer um exame clinico sistemático e rigoroso e cruzar os sinais e sintomas que refere com os dados da Ressonância Magnética e de outros eventuais exames necessários. Apareça sempre. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  3. ola boa tarde.... tenho 25 anos e trabalho como ajudante de canalizador mas numa empresa que executa os seus trabalhos somente na via publica, desde abertura de valas, execução de ramais de agua, etc, e este trabalho requer esforços a niveis lombares, entre outros.... a semana passada enquanto estava a trabalhar numa vala, encontrava-me a trabalhar com uma pá e num movimento giratório, com o intuito de retirar a terra da respactiva vala para fora da mesma senti uma dor na regiao lombar o que a partir desse momento me impossibilitou de continuar o trabalho pois as dores eram mesmo dolorosas... o meu encarregado ao assistir ao sucedido chamou o inem, tendo eu sido transportado para o hospital onde depois de exames nomeadamente um raio x, me diagnosticaram uma lombalgia.... vim para o seguro e recomdaram-me repouso e receitaram-me medicação tal como : anthrotec e adalgur.... mesmo estando a fazer a medicação tenho alturas em que sinto dores na região lombar, nao tao fortes, mas que me causam muito incomodo... caso esteja muito tempo de pé ou na mesma posição, sinto dores ... a minha duvida é sera que a medicação não esta e fazer o devido efeito?
    e ja agora quanto tempo será necessário para que esteja apto para voltar ao trabalho? não sei se esta ultima pergunta terá resposta mas apenas a faço dado que sou contratado e tenho receio que não me renovem o contrato devido a este acontecimento.... obrigado pela atenção boa tarde

    ResponderEliminar
  4. Boa noite: a sua lombalgia parece ter uma origem mecãnica depois de um esforço. Como é novo apesar de ter um trabalho exigente, espero que o seu caso esteja dentro dos 80/85 dos casos que em cerca de 4 a 6 semanas recuperam completamente. Por vezes é mais rápido. A Fisioterapia pode ser uma ajuda desde que feita por Fisioterapeutas com experiência em tratar problemas da coluna. Procure movimentar-se, respeitando a dor e evitar dobrar-se em frente e estar sentado por muito tempo. Ande a pé. Se não teve dores irradiadas para a coxa/perna e se não teve formigueiros/dormências ou outras alterações da sensibilidade não deverá ser algo de muito grave. boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar