terça-feira, 9 de junho de 2009

LESÕES NO JOELHO DAS BAILARINAS (1)

A dança é uma forma de arte em movimento que combina competências técnicas, capacidades físicas e neurofisiológicas como a coordenação, flexibilidade, força e resistência musculares, resistência cardiovascular e ainda elevados padrões de estética num contexto de forte pressão emocional.


O género e os estilos de dança assim como a importância dos papéis do(a) bailarino(a) são factores importantes no desenvolvimento e prevalência de certos tipos de lesões na dança.
Cada forma de dança desenvolveu ao longo dos anos, técnicas e estilos específicos, colocando uma particular exigência no corpo humano e podendo contribuir de certa forma para a ocorrência de lesões específicas (Ryan & Stephens, 1988). Caine e Garrick (1996) também referem que há lesões específicas e respectivas localizações anatómicas que podem ser atribuídas a técnicas específicas de dança que impõem riscos também singulares.

É necessário conhecer o tipo de dança predominante dos bailarinos a fim de se analisar o modo como podem influenciar o treino e a coreografia (Ryan et al., 1988).




As exigências da dança moderna são diferentes das exigências do ballet clássico (DeMann, 1997). Os bailarinos de ballet clássico e contemporâneo diferem na técnica, nos movimentos usados na coreografia e no calçado. Os bailarinos de ballet e moderno utilizam padrões musculares diferentes em movimentos similares (Trepman, Gellman, Solomon, Murthy, Mitcheli & Luca, 1994). Também Spilken (1990) refere que os diferentes tipos de dança utilizam músculos e posições corporais diferentes.





Os movimentos no ballet muitas vezes envolvem graus excessivos de rotação externa da anca e do joelho. Além disso, as bailarinas de ballet movem-se e equilibram-se na maioria das vezes nos dedos dos pés usando um calçado especial (sapatilhas de pontas). No ballet, muitas vezes, os movimentos são executados de uma forma muito precisa, frequentemente contrariando os movimentos corporais típicos e causando muitas lesões (Arnheim, 1991).


As lesões na dança apresentam uma etiologia multifactorial:

Os factores de risco associados às lesões na dança interagem entre si e podem-se classificar em(Byhring et al., 2002):

A) FACTORES INTRÍNSECOS (relacionados com o individuo)

1) Composição corporal e Índice de Massa Corporal (IMC)

2) Hábitos alimentares e estilos de vida. Saúde Geral

3) Condição Física de base não adequada: Sobrecarga que gera fadiga e fraqueza geral.

4) Preparação pré-dança ("aquecimento corporal") e formas de recuperação do esforço (períodos de descanso insuficientes e formas de recuperação activa pós-esforço corporal)


5) Variações anatómicas (limitações mecânicas como por exemplo no en-dehors), eixos biomecânicos (p.ex valgismo dos joelhos e/ou excessiva anteversão do colo do fémur que vai limitar a amplitude de rotação externa da anca) e desequilíbrios musculares.

6) Alterações hormonais associadas a disfunção menstrual (bailarina)

7) Factores psicológicos e stress socio-profissional sobre o bailarino(a)

8) Idade e anos de prática


B) FACTORES EXTRÍNSECOS (relacionados com as condições da prática)
(Bachrach, 1987; Arnheim, 1991; Meulebroucke et al., 1994; Caine et al., 1996).


1) Tempo de exposição à dança e tipos de dança praticadas (intensidade e tempo de prática concentrada)

2) Métodos de treino e condições externas como solos impróprios para prática de dança,

3) Aspectos Gestuais como técnicas de dança imperfeita/ineficaz;

4) Ambiente de trabalho como a temperatura ambiente e equipamento utilizado

5) Pressão do meio socio-profissional e dos media


As lesões do joelho compreendem 20 a 35% de todas as lesões que ocorrem no bailarino(a)

A condição descrita como sendo a mais comum é a dor peri-patelar (51%). O seu diagnóstico mais comum inclui o Sindrome femuro-patelar que pode englobar entidades clinicas como a instabilidade femuro-patelar (síndrome de hiperpressão externa e a sub-luxação externa), condropatias, condromalácia da rótula, o síndrome da plica sinovial, a bursite, tendinopatias em diversos locais do aparelho extensor e as fracturas de stress da rótula.

Entre as lesões do joelho menos comuns estão a lesão de ligamentos, as lesões meniscais, o síndrome da banda ilio-tibial, a tendinopatia do popliteu e dos tendões da “pata de ganso”, entre outras (Reid, 1988).


Ana Azevedo e Raul Oliveira, Fisioterapeutas
Consulta do Bailarino
Equilibri_us - Gabinete de Fisioterapia
Av. D. João I, nº 8, Oeiras
309 984 508 /917231718 / 917776556
apmtazevedo@gmail.com / raulov@netcabo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário