sábado, 20 de junho de 2009

LESÕES NO TÉNIS - CASOS REAIS (4)



RAFAEL NADAL NÃO VAI DEFENDER O SEU TÍTULO EM WIMBLEDON

NADAL INJURY DILEMMA

"El número uno del mundo Rafa Nadal no podrá defender su título en Wimbledon, al no haber podido superar las molestias que sufre en ambas rodillas desde hace tiempo."

"Quiero tomarme un tiempo para recuperarme y trataré de regresar lo antes posible con la mentalidad al cien por cien para ganar. El problema ahora mismo es que estoy jugando pensando más en las rodillas que en el partido y así es muy difícil jugar", explicó el balear.


Reconoció que los deportistas "convivimos con dolores" y admitió que "realmente uno no sabe dónde está el límite y hasta dónde uno puede llegar".


Y yo realmente creo que en este momento he llegado al límite y necesito una limpieza para volver con fuerza", observó. "Llevo ya nueve meses jugando con dolor en la rodillas y uno va haciendo esfuerzos semana tras semana, pero en Madrid realmente hice otra prueba que me dijo lo que tenía, dos edemas en cada rodilla", comentó.


También señaló que para él darse de baja de esta competición era "difícil de aceptar" y reconoció que nadie estaba más "decepcionado" que él mismo.
"Durante toda mi vida, Wimbledon es uno de los torneos más especiales, si no el más especial, y poder jugar aquí como número uno por primera vez... es duro, ya conoces al público. He intentado todo lo que he podio para jugar pero es imposible. Quiero estar listo para el año que viene y lograr buenos resultados".


Nadal quiere "tiempo para recuperarse de este golpe" y admitió que no ha podido entrenar "como se debe, siempre más pendiente de las rodillas". Además, indicó que se trataría de un tiempo "largo" para recuperarse, "pero realmente recuperarme no para ir poniendo parches como se han ido poniendo estos últimos meses".
Aunque no supo explicar cuál creía él que había sido la causa para llegar a esta situación física, dijo que quizá "querer forzar siempre semana tras semana", aunque reconoció que no sabía cuándo debería haber parado."


Já em 15 de Fevereiro, poucas semanas depois do Australian Open que Nadal venceu com brilho, Rafa teve que parar 2/3 semanas na sequência da final do Torneio de Roterdão (ver post de 15 de Fev LESÕES NO TÉNIS - CASOS REAIS (1) ). Apesar de ter optado por não jogar o Masters e ter antecipado o final da época o período de férias e de recuperação não foi suficiente para resolver as tendinopatias que o afectam.

A 9 de Junho e na sequência da desistência do Torneio de Queens e da derrota em Roland Garros nos oitavos de final onde Rafa procurava um inédito 5ª título consecutivo, voltei a comentar no post LESÕES NO TÉNIS - CASOS REAIS (3) a situação de Rafael Nadal.

Infelizmente para os amantes do ténis confirma-se o que então escrevemos e tememos que esta paragem possa ser prolongada (algumas semanas/meses).


RELEMBREMOS AS IDEIAS-CHAVE QUE DEVEMOS TER EM CONTA:


COMENTÁRIO 1
Esta condição que parece persistir desde há vários meses sugere uma situação de "tendinosis" que implica algumas alterações estruturais dos tendões, que no tipo de jogo de Nadal são intensamente solicitados, o que exige tempo, paciência e trabalho de requilibrio miofascial/reorganização funcional. Não há tratamentos milagrosos nem com 100% de sucesso. Se assim fosse já em Fevereiro teria dados esstes resultados e sobretudo na pausa do final da época passada.


COMENTÁRIO 2

As criticas que Nadal faz, tal como outros tenistas profissionais ao calendário sobrecarregado de competições fazem todo o sentido e dever-se-á repensar todo o calendário competitivo (tendo em atenção a sáude dos atletas com eixo prioritário)


COMENTÁRIO 3
Perante estas informações e com um quadro clinico de sinais e sintomas que persistem há "vários meses", provavelmente 2 semanas de tratamento não serão suficientes para R Nadal estar ao melhor nível em Wimbledon. APESAR DE TODA A COMPETÊNCIA, BOA VONTADE E EMPENHAMENTO quer de Nadal quer da equipa clinica que o acompanha, sendo reais as queixas existentes há vários meses sugerem uma situação de tendinose (alterações estruturais do Tendão do quadricipite) bilateral que exige mais tempo e regresso gradual à competição.


RELEMBREMOS QUE DEPOIS DOS TORNEIOS EM RELVA VEM OS TORNEIOS EM PISO RÁPIDO O QUE AMPLIAM/POTENCIAM OS RISCOS PARA O APARELHO EXTENSOR.

O prognóstico para o curto-prazo não é muito favorável, pelo que os amantes do ténis e sobretudo os nuestros hermanos espanhois deverão estar preparados para uma pausa mais prolongada do seu idolo e campeonissímo Rafael Nadal

El doctor Cotorro, médico de la Federación Española y responsable del centro MAPFRE de medicina del tenis, precisó que Nadal "presenta, una vez realizadas las pruebas pertinentes (RNM, ecografía y gammagrafía ósea) una "tendinitis de inserción" de ambos tendones cuadricipitales con ligero edema óseo en ambos polos superiores de rótula".
"Será sometido a tratamiento intensivo a base de antinflamatorios orales, mesoterapia local más fisioterapia (Magnetoterapia, termoterapia) así como potenciación muscular progresiva de ambos cuádriceps", añadió. Nadal regresará a la actividad deportiva de forma progresiva "a partir de las 48 horas de tratamiento". Diz a notícia da Marca

Muitas 48 horas vão passar ...infelizmente para Rafa e para o mundo do ténis...


COMENTÁRIO 4

Não há evidência cientifica que este tipo de tratamentos preconizada seja o mais eficiente nem garantias que se invertam as alterações estruturais dos tendões em pouco tempo e muito menos em 48 horas. Não há tratamentos milagrosos no caso das tendinopatias crónicas nem tipos de tratamento com 100% de sucesso.

Para mais informações ver TENDINOPATIA PATELAR (1) a TENDINOPATIA PATELAR (6) de Março de 2009 onde se desenvolve este tema, particularmente o post (6) sobre a intervenção terapêutica. Algumas vezes pode-se "mascarar" o problema por algum tempo, iludir algumas queixas mas "a factura" acaba sempre por aparecer.

Raul Oliveira, Fisioterapeuta
R´Equilibri_us - Gabinete de Fisioterapia
Av. D. João I, nº 8, Oeiras
309 984 508 /917231718/ 917776556
raulov@netcabo.pt
Faculdade de Motricidade Humana

Sem comentários:

Enviar um comentário