terça-feira, 9 de junho de 2009

LESÕES NO TÉNIS - CASOS REAIS (3)



A 15 de Fevereiro/2009 registávamos no post intitulado LESÕES NO TÉNIS - CASOS REAIS (1) as queixas de Rafael Nadal no joelho, que o obrigaram a parar a competição durante 3 semanas.
As constantes mudanças de direcção e/ou velocidade, com movimentos de "cutting" em diversas sentidos, em pisos diferentes e as recepçãos ao solo após o movimento de serviço, exigem dos joelhos e particularmente do aparelho extensor cargas muito intensas que vão deixando as suas marcas.
As bandas de dispersão de forças de adesivo branco que Nadal usa já há muito tempo em ambos os joelhos sobre a metade inferior dos tendões patelares, parecem indiciar tendinopatias de inserção.
Relembrámos agora os comentários então feitos

COMENTÁRIO 1
Esta condição que parece persistir desde há vários meses sugere uma situação de tendinosis que implica algumas alterações estruturais do tendão, o que exige tempo e paciência. Não há tratamentos milagrosos nem com 100% de sucesso. Se assim fosse já em Fevereiro teria dados esstes resultados.

COMENTÁRIO 2
As criticas que Nadal faz, tal como outros tenistas profissionais ao calendário sobrecarregado de competições fazem todo o sentido mas a defesa do título de nº 1 de mundo nas actuais regras não deixa escolhas.






In Marca de 9 de Junho/2009 - http://www.marca.com/2009/06/09/tenis/1244552287.html

"Llevo jugando con dolor en las rodillas varios meses y personalmente no puedo seguir así. El dolor me limitaba físicamente ciertos movimientos lo cual hacía que tampoco me encontrara bien mentalmente", explicó el jugador español.

"Después de las pruebas realizadas", añadió, "y con el tratamiento adecuado requerido por los médicos, hemos decidido que viajaré a Londres el próximo martes día 16 de junio".

Dos semanas de recuperación Nadal afronta con voluntad de sacrificio las dos semanas que faltan para Wimbledon. "Me quedan por delante dos semanas muy duras de recuperación donde tendré que trabajar, no en lo que más me gusta, que es el tenis, sino en la recuperación a base de fisioterapia y trabajo de recuperación muscular específico de la zona".


COMENTÁRIO 3

Perante estas informações e com um quadro clinico de sinais e sintomas que persistem há "vários meses", provavelmente 2 semanas de tratamento não serão suficientes para R Nadal estar ao melhor nível em Wimbledon. APESAR DE TODA A COMPETÊNCIA, BOA VONTADE E EMPENHAMENTO quer de Nadal quer da equipa clinica que o acompanha, sendo reais as queixas existentes há vários meses sugerem uma situação de tendinose (alterações estruturais do Tendão do quadricipite) bilateral que exige mais tempo e regresso gradual à competição.

El doctor Cotorro, médico de la Federación Española y responsable del centro MAPFRE de medicina del tenis, precisó que Nadal "presenta, una vez realizadas las pruebas pertinentes (RNM, ecografía y gammagrafía ósea) una "tendinitis de inserción" de ambos tendones cuadricipitales con ligero edema óseo en ambos polos superiores de rótula".
"Será sometido a tratamiento intensivo a base de antinflamatorios orales, mesoterapia local más fisioterapia (Magnetoterapia, termoterapia) así como potenciación muscular progresiva de ambos cuádriceps", añadió.
Nadal regresará a la actividad deportiva de forma progresiva "a partir de las 48 horas de tratamiento". Diz a notícia da Marca

COMENTÁRIO 4

Não há evidência cientifica que este tipo de tratamentos preconizada seja o mais eficiente nem garantias que se invertam as alterações estruturais dos tendões em pouco tempo e muito menos em 48 horas. Não há tratamentos milagrosos no caso das tendinopatias crónicas nem tipos de tratamento com 100% de sucesso.

Todos gostariamos de ver R Nadal a defender o seu título em Wimbledon e jogar ao mais alto nível pelo que esperamos que os tratamentos tenham os efeitos desejados em tempo útil.

Para mais informações ver TENDINOPATIA PATELAR (1) a TENDINOPATIA PATELAR (6) de Março de 2009 onde se desenvolve este tema, particularmente o post (6) sobre a intervenção terapêutica. Algumas vezes pode-se "mascarar" o problema por algum tempo, iludir algumas queixas mas "a factura" acaba sempre por aparecer.

Raul Oliveira, Fisioterapeuta
R´Equilibri_us - Gabinete de Fisioterapia
Av. D. João I, nº 8, Oeiras
309 984 508 /917231718/ 917776556
Faculdade de Motricidade Humana

Sem comentários:

Enviar um comentário