quinta-feira, 18 de junho de 2009

LESÕES NO JOELHO DAS BAILARINAS (6)

ANÁLISE MORFO-FUNCIONAL DO EN-DEHORS (4)

Muitas das lesões por sobrecarga que acontecem na dança podem estar relacionadas com um turnout incorrecto, provocando stress excessivo na coluna, ancas, joelhos e pés (Clippinger, 2005).
Os músculos e tendões vão também limitar a amplitude de movimento na anca, podendo igualmente ser contrariados através de exercícios de aumento de flexibilidade, fortalecimento em grandes amplitudes de movimento e alongamento (Clippinger, 2005).

Um dos ligamentos de maior importância para o bailarino é o ílio-femural que é reforço anterior da cápsula articular (um dos ligamentos mais fortes do corpo) e limita os movimentos de rotação externa e de hiper-extensão da anca. Um alongamento precoce deste ligamento, em conjunto com a cápsula, pode ser importante na aquisição de um turnout máximo.

Assim, os bailarinos que geneticamente apresentam laxidão ligamentar podem adquirir um maior turnout, mesmo quando não apresentam um ângulo ideal de anteversão do colo do fémur (Clippinger, 2005).


Dado que, em carga, o ângulo de turnout pode ser ganho, não só através da rotação externa da anca mas de uma rotação adicional realizada pelas restantes articulações do membro inferior utilizando a fricção, foi chamada a esta manobra, overturning, ou se for excessivo, forcing turnout. Este é um mecanismo com um papel importante na etiologia das lesões não-traumáticas na dança, pelo excesso de carga exercido nos tecidos (Negus et. al, 2005).

Coplan (2002) e Negus et al. (2005), definiram o conceito de "turnout compensado".

Este surge como sendo a diferença entre o ângulo de turnout funcional (ângulo assumido activamente em qualquer uma das cinco posições) e o total de rotação externa passiva das duas ancas

A esta diferença foram também dados os nomes de “Rotação externa não realizada na anca” ou “Rotação externa abaixo da anca”.

Ryan e Stephens (1987) descreveram que forçar os pés para adquirir a posição de turnout para além da amplitude permitida pelas ancas, é provavelmente o erro mais sério que o bailarino pode realizar.

Ana Azevedo e Raul Oliveira, Fisioterapeutas
Consulta do Bailarino
Equilibri_us - Gabinete de Fisioterapia
Av. D. João I, nº 8, Oeiras
309 984 508 /917231718 / 917776556
apmtazevedo@gmail.com / raulov@netcabo.pt

2 comentários:

  1. Ola Raus....Sou fisioterapeuta no Brasil e estou com uma paciente bailarina com problemas no joelho. Achei sei site fazendo uma pesquisa pela web. Vou utilizar a tecnica de Rolfing com ela e depois te comento os resultados obtidos!
    Parabens pelo site!
    Um abraço,

    Marina

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Marina. Partilhe sempre as suas experiências. Raul Oliveira

    ResponderEliminar