quinta-feira, 18 de junho de 2009

LESÕES NO JOELHO DAS BAILARINAS (5)


ANÁLISE MORFO-FUNCIONAL DO EN-DEHORS (3)

Para além de aumentar o risco de lesão, um turnout inadequado pode interferir com o desenvolvimento de skills ou condicionar técnicas/gestos de dança.


Os bailarinos que o realizam, frequentemente desenvolvem compensações indesejáveis, de forma a manter o equilíbrio. Entre as mais frequentes encontram-se:

1) os pés em pronação (overpronation ou rolling in) provocam um aumento da rotação tibial externa levando a alterações no alinhamento quer da articulação patelo-femural (componente valgizante sobre a patela) quer da articulação femuro-tibial (acentuam o valgismo). Ver imagem acima

2) Os joelhos em hiperextensão que aumentam a componente de instabilidade femuro-patelar

3) A excessiva anteversão da bacia associada à hiper-lordose lombar acentuam as alterações anteriores.


Estas compensações/limitações originam assim alterações do alinhamento biomecânico do membro inferior/bacia/coluna com impacto em posturas/gestos indesejáveis para o ballet, enquanto impedem que o bailarino progrida de forma normal na execução de movimentos cada vez mais exigentes (Bennel et al., 1999; Coplan, 2002; Clippinger, 2005; Negus, Hopper & Briffa, 2005).


Estes hábitos/gestos exaustivamente repetidos vão impedir um adequado desenvolvimento da coordenação neuromuscular e força (p ex. nos rotadores externos profundos), uma diminuição da flexibilidade capsulo-ligamentar e músculo-tendinosa ao nível da anca, colocando um obstáculo morfofuncional ao aumento fisiológico do turnout. (Clippinger, 2005).


Um turnout correcto requer mobilidade articular, força e flexibilidade musculares e um padrão de activação neuromuscular adequados no segmento lombo-sacro-pélvico-femural.

Apesar da estrutura anatómica ser um importante factor que limita a execução do turnout, os bailarinos podem aumentá-lo através de uma melhor compreensão da biomecânica e pela execução de exercícios específicos.

A aquisição de um turnout correcto é essencial, não só para o desenvolvimento de skills técnicos mas também para a prevenção de lesões.



Ana Azevedo e Raul Oliveira, Fisioterapeutas
Consulta do Bailarino
Equilibri_us - Gabinete de Fisioterapia
Av. D. João I, nº 8, Oeiras
309 984 508 /917231718 / 917776556

Sem comentários:

Enviar um comentário