sexta-feira, 26 de junho de 2009

LOMBALGIAS NOS ATLETAS (1)


A lombalgia ou dor lombar constitui uma das queixas mais frequentes dos jovens atletas sobretudo em determinadas modalidades desportivas.

Actualmente registamos 2 realidades distintas :

a) com o aumento da intensidade da prática desportiva em modalidades individuais e colectivas e com a precocidade do inicio dessa prática (ginástica, ténis, judo, artes marciais, voleibol, basquetebol, etc.), certos jovens desde idades muito novas sofrem de dores lombares;

b) no pólo oposto, também há uma diminuição da condição física nos jovens com hábitos de vida sedentários (ver televisão, tempo livre dedicado a jogos de computador) o que tem contribuído para um aumento do fenómeno de lombalgia nos adolescentes sedentários.

Na população desportiva em geral, foi estimado que de todas as lesões desportivas, cerca de 15% envolviam lesões ou queixas na coluna (Maxwell e Spiegal, 1990). No entanto havia valores de prevalência diferentes consoante os tipos de desporto praticado, os níveis de competição e ainda a idade e o sexo dos praticantes.

Spencer e Jackson (1983) calcularam que 10% das lesões desportivas estavam relacionadas com disfunções/alterações da coluna e cerca de 75% dos atletas de elevado rendimento já tinham tido pelo menos uma vez na vida queixas lombares.

Daí a necessidade das disfunções da coluna vertebral serem analisados, compreendidos, precocemente diagnosticados e tratados de forma adequada, desde as idades mais jovens para se evitar o desenvolvimento de problemas crónicos e incapacidades residuais.
Raul Oliveira, Fisioterapeuta
Equilibri_us - Gabinete de Fisioterapia
Av. D. João I, nº 8, Oeiras309 984 508 /917231718/ 917776556
raulov@netcabo.pt
Faculdade de Motricidade Humana

Sem comentários:

Enviar um comentário