domingo, 15 de fevereiro de 2009

LESÕES NO TÉNIS - CASOS REAIS (1)


RAFAEL NADAL, nº 1 mundial perdeu hoje a Final do Torneio de Roterdão apresentando-se claramente condicionado no 3º set onde perdeu por 6-0. Aparentemente (vendo as imagens do time-out pedido por NADAL) as queixas foram na inserção distal do tendão patelar do joelho direito. Recordamos que o nº 1 mundial já tinha falhado o "Masters" de Xangai em Novembro de 2008 e a final da TAÇA DAVIS, antecipando o seu final da época em virtude das queixas/lesões dos seus joelhos.

in Record on-line Data: Domingo, 15 Fevereiro de 2009 - 16:53

"Andy Murray derrotou Rafael Nadal na final do torneio de Roterdão, num jogo dececionante no qual o número 1 do Mundo não conseguiu ultrapassar as limitações provocadas por uma lesão no joelho direito. Apesar de não conseguir servir em condições, Nadal recusou desistir, mal se movendo no fundo do campo. "No primeiro 'set" não notei nada na movimentação dele, mas depois do seu 'time out' deixou simplesmente de correr. Foi um jogo desapontante e nada bonito de se assistir"", lamentou Murray.Nadal recusou justificar a derrota com a lesão: "Murray jogou melhor. Tentei tudo mas não consegui dar mais no terceiro 'set'. Não acredito que esta lesão seja grave. Certamente não será o mesmo problema que sofri no ano passado."

"Nadal, con problemas en la rodilla derecha. Murray se adjudicó el primer set por 6-3 y después de llevar tres juegos del segundo Nadal tuvo que pedir ser atendido por el fisio. El español comenzaba a resentirse de su rodilla derecha. La sombra del abandono planeó por la pista pero Rafa no es de los que se da por vencido tan fácilmente." in Marca, 15 Fev/2009


As constantes mudanças de direcção e/ou velocidade, com movimentos de "cutting", em piso rápido e as recepçãos ao solo após o movimento de serviço, exigem dos joelhos e particularmente do aparelho extensor cargas muito intensas que vão deixando as suas marcas. As bandas de dispersão de forças de adesivo branco que Nadal usa já há muito tempo em ambos os joelhos sobre a metade inferior dos tendões patelares, parecem indiciar tendinopatias de inserção.


Sabemos que Rafael Nadal está rodeado de uma equipa altamente profissional e competente nos diversos dominios que saberá tomar as medidas adequadas. As criticas que Nadal faz, tal como outros tenistas profissionais ao calendário sobrecarregado de competições fazem todo o sentido.


Rafa will be travelling tomorrow back to Spain where he will have a few days off. The season is too long and these days will be fundamental for him to recuperate. There are a total of 4 consecutive tournaments coming up: Dubai, Davis Cup in Benidorm, Indian Wells and Miami, and he knows he has to be at his best to play them. IN site oficial - http://www.rafaelnadal.com/nadal/en/news


Boa recuperação ao Rafael, para o podermos ver ao melhor nível.


Raul Oliveira, Fisioterapeuta

Sem comentários:

Enviar um comentário