domingo, 1 de fevereiro de 2009

LESÕES MUSCULARES - CASOS REAIS (1)

Dando um exemplo real - Jogador A. Madrid recentemente contratado pelo FC Porto ao Sporting de Braga - do que escrevemos nos post Lesões Musculares (6, 7, 8, 10 em Janeiro de 2009) aqui vão excertos de uma notícia publicada hoje dia 1 de Fevereiro no Record (on-line)

"Ficha clínica de Madrid vista à lupa
SAD DOCUMENTOU-SE E AVALIOU TODOS OS RISCOS

Madrid não estava “arrumado”? As questões que torneiam o seu estado físico multiplicam-se mas é seguro que os dragões, ao submeterem o argentino a exames rigorosos, não correram riscos elevados com esta contratação.Jesualdo também se preveniu e recuperou o perfil clínico do médio de 27 anos ao documentar-se sobre o seu passado recente. Por isso não é uma surpresa aquilo que acaba de encontrar e o momento diz que Madrid pode trabalhar sem limitações. Para trás fica o diagnóstico – rotura muscular no bicípite crural da coxa direita – traçado pelo departamento médico do Sp. Braga e a certeza de que se está perante um jogador a requerer cuidados específicos.

No “contexto do tratamento de lesões musculares recidivantes”, o médico João Pedro Araújo levou o argentino ao clube merengue para ser analisado na sequência da lesão de 11 de Agosto que tardava a debelar.

O relatório do Real esclareceu as dúvidas e Madrid – demora realmente a cicatrizar as feridas musculares enfrentava três meses para estar em condições de jogar e seis para ser dado como completamente apto.

O jogador cumpriu com êxito o protocolo: começou com reabilitação funcional para combater a falta de elasticidade; na fase intermédia iniciou um ligeiro trabalho de campo e manteve o recurso à piscina; e, por fim, trabalhou sem limitações.

Em Outubro, defrontou o Rio Ave para a Taça da Liga e mais tarde, a 20 de Dezembro, voltou a defrontar os vila-condenses para a Liga. A circunstância de estar de novo às ordens de Jesualdo – entretanto conheceu seis técnicos em duas épocas e meia – vai ao encontro de um dado pertinente que consta da sua ficha clínica: por estar sujeito a determinados critérios no âmbito do treino, as constantes alterações de métodos não têm contribuído para a sua estabilidade física ".

Autor: MARCO AURÉLIO Data: Domingo, 1 Fevereiro de 2009 - 07:02
http://www.record.pt/noticia.asp?id=821913&idCanal=17

Sem comentários:

Enviar um comentário