Os movimentos da dança privilegiando os padrões de flexão/abdução e rotação externa da anca associados aos movimentos de hiperextensão lombar com básculas anteriores da bacia podem levar a encurtamentos adaptativos do PSOAS - mais potente flexor da anca e com grande área de inserção na coluna lombar - se não for devidamente compensado.
Estes encurtamentos do Psoas podem ter repercussões quer a nível lombar (lombalgias), quer da articulação sacro-ilíaca e ainda na própria articulação coxo-femural (como já referimos antes)
Há diversas formas de testar e alongar o músculo Psoas-Ilíaco: quer mais localmente quer mais globalmente inserindo-o numa cadeia mais geral de músculos anteriores do tronco. Mas deve ser um trabalho a realizar pelos bailarinos e atletas com adaptações semelhantes.
Como se pode ver na imagem de baixo um encurtamento importante e bilateral do Psoas-ilíaco leva ao aumento da lordose lombar com repercussões directas na postura, no alinhamento biomecânico e nos movimento dos segmentos adjacentes próximos - bacia, anca, coxa - ou mesmo mais distantes - joelho, tornozelo/pé -
Raul Oliveira, Fisioterapeuta
R´Equilibri_us - Gabinete de Fisioterapia
Av. D. João I, nº 8, Oeiras
309 984 508 /917231718
raulov@netcabo.pt
Faculdade de Motricidade Humana
Sem comentários:
Enviar um comentário