sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

SNAPPING HIP SYNDROME (3)


SNAPPING HIP SYNDROME (3)
"Anca que estala"

O Psoas além de ser o principal músculo flexor da anca (ver imagem ao lado) tem uma acção importante sobre a coluna lombar onde se insere.
Junta-se ao músculo ilíaco e através de um tendão comum insere-se no pequeno trocanter do fémur.
Neste seu trajecto, passa por baixo do ligamento inguinal (na virilha) e à frente da cápsula articular da articulação entre a cabeça do fémur e o ilíaco, onde existe uma bolsa serosa para minimizar as forças de atrito e/ou fricção.
Em caso de encurtamentos importantes, esta é uma das zonas mais afectadas por uma excessiva fricção podendo levar a uma bursite ou pelo menos ao Snapping Hip Syndrome.
Os movimentos de báscula da bacia (anterior ou posterior) associados aos movimento da coluna lombo-sagrada solicitam o desempenho do Psoas em sintonia com os restantes músculos, quer anteriores quer posteriores, da cintura pélvica e do tronco.

Os movimentos da dança privilegiando os padrões de flexão/abdução e rotação externa da anca associados aos movimentos de hiperextensão lombar com básculas anteriores da bacia podem levar a encurtamentos adaptativos do PSOAS - mais potente flexor da anca e com grande área de inserção na coluna lombar - se não for devidamente compensado.

Estes encurtamentos do Psoas podem ter repercussões quer a nível lombar (lombalgias), quer da articulação sacro-ilíaca e ainda na própria articulação coxo-femural (como já referimos antes)


Há diversas formas de testar e alongar o músculo Psoas-Ilíaco: quer mais localmente quer mais globalmente inserindo-o numa cadeia mais geral de músculos anteriores do tronco. Mas deve ser um trabalho a realizar pelos bailarinos e atletas com adaptações semelhantes.


Como se pode ver na imagem de baixo um encurtamento importante e bilateral do Psoas-ilíaco leva ao aumento da lordose lombar com repercussões directas na postura, no alinhamento biomecânico e nos movimento dos segmentos adjacentes próximos - bacia, anca, coxa - ou mesmo mais distantes - joelho, tornozelo/pé -


Raul Oliveira, Fisioterapeuta
Equilibri_us - Gabinete de Fisioterapia
Av. D. João I, nº 8, Oeiras
309 984 508 /917231718
raulov@netcabo.pt
Faculdade de Motricidade Humana

Sem comentários:

Enviar um comentário