quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

LIGADURA FUNCIONAL (10)


LIGADURAS FUNCIONAIS - as conclusões dos estudos não são consensuais


A ligadura funcional poderá intervir positivamente nos sistemas proprioceptivos implicados na estabilidade dinâmica pois encontra melhoria nas variáveis da propriocepção medidas (Jerosch et al, 1995; Jerosch et al, 1996; Karlsson & Andreasson, 1992), no entanto Shima et al, 2005. argumentam que a ligadura poderá aumentar o tempo de reacção dos peroniais, tanto em sujeitos saudáveis como instabilidade, efeito que se considera prejudicial. .



Nos trabalhos de Alt et al (1999) e de Lohrer et tal (1999) também mediram o tempo de reacção dos músculos peroniais em sujeitos saudáveis, com e sem ligadura funcional. Não encontraram alterações tempo de reacção dos peroniais nas duas condições.

No entanto, quando relacionaram com a amplitude de movimento de inversão da tíbio-társica, referem que o efeito protector da ligadura funcional resulta não só da limitação mecânica da amplitude articular, mas também da diminuição da velocidade angular do movimento, que é significativamente reduzida. A redução da velocidade permite aos reflexos protectores serem activados a tempo de protegerem a articulação.


Refshauge e colegas (2000) verificaram não existirem diferenças significativas para a percepção do movimento, entre sujeitos com entorses recidivantes da tíbio-társica e sujeitos saudáveis, pelo que concluíram que o efeito protector da ligadura funcional não resultaria da melhoria da propriocepção.


Jerosch et al (1995; 1996) - Concluíram que os sujeitos lesionados apresentavam um maior erro na reprodução activa da posição do segmento, isto é, apresentavam um défice proprioceptivo. O uso da ligadura funcional reduziu o erro na reprodução da posição do segmento em todos os sujeitos, o que pode indicar uma melhoria da proprioceptividade


Também Karlsson & Andreasson (1992) encontraram efeitos benéficos do uso das LF em relação às capacidades proprioceptivas. Investigaram o efeito da LF na estabilidade articular em 20 sujeitos com instabilidade crónica unilateral da articulação tíbio-társica. Constataram que, na condição com a LF, o tempo de reacção dos peroniais reduziu significativamente na articulação instável, apesar de permanecer superior em relação ao lado saudável.


Leanderson et al, (1996) concluíram que os resultados indicavam um efeito positivo da ligadura funcional, em relação à oscilação postural antes do treino, o que poderia significar que os seus efeitos profilácticos seriam mais evidentes durante o início da actividade física.


Razões para diferentes conclusões e resultados não consensuais
a) desenhos de pesquisa e metodologias muito diferentes
b) tipo de intervenção e instrumentos utilizados também diferentes
c) critérios de inclusão não standartizados
d) medição da "proprioceptividade" é sempre indirecta, pois não é possível medir os "in-puts", mas apenas os "out-puts".



É necessário continuar a investigar os efeitos das LFs através da realização de ensaios clínicos aleatorizados e de estudos com desenhos experimentais de maior qualidade metodológica.


(excertos de artigo "O Efeito das Ligaduras Funcionais da Articulação Tíbio-Társica na Propriocepção – Revisão da Literatura" de Esteves, J. Melo, F.,Oliveira, R. e Cabri, J. publicado na Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto, vol.2, nº 2: 47-54). artigo completo em http://www.apfisio.pt/gifd_revista/media/08jul_vol2_n2/html/jul2008_5_lf_rev.html

Raul Oliveira, Fisioterapeuta

Sem comentários:

Enviar um comentário