terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

LIGADURA FUNCIONAL (9)

LIGADURAS FUNCIONAIS EFEITOS TERAPÊUTICOS



As lesões cápsulo-ligamentares do complexo articular pé/tornozelo resultantes normalmente de mecanismos de entorse em inversão e flexão plantar no momento de recepção ao solo (após um salto ou uma mudança brusca de direcção), vulgarmente conhecidas como “entorses do tornozelo”, são das lesões do sistema músculo-esquelético mais frequentes na prática desportiva (ver imagem ao lado) e mesmo na vida diária.


De realçar que o termo "entorse" reflecte apenas o mecanismo da lesão e não deve ser entendido como um diagnóstico. Dependendo da magnitude do entorse, do excesso mobilidade sofrida, da carga que se colocou sobre o tornozelo/pé, pode haver lesões das mais simples às mais complexas envolvendo mais ou menos estruturas articulares e mesmo ósseas.




A aplicação de meios externos para prevenção das lesões referidas atrás (ligaduras funcionais ou estabilizadores laterais do tornozelo - ankle braces), que limitam/controlam os movimentos de laterais do tornozelo (inversão/eversão) tem sido objecto de vários estudos de investigação








Comprovou-se a eficácia do uso destes métodos na prevenção da ocorrência de lesões, sendo mais eficaz na prevenção de recidivas (Firer, 1990; Garrick & Requa, 1973; Wilkerson, 1991).

A sua efectividade foi relacionada com o aumento do suporte estrutural promovido por esses meios externos, através da restrição dos movimentos no plano frontal (Cordova, Ingersoll, & LeBlanc, 2000).

Contudo o efeito mecânico dado por estes métodos reduz-se significativamente após a realização de exercício físico (Fumich, Ellison, Guerin, & Grace, 1981; Lynch & Renstrom, 1999; Rarick, Bigley, Karst, & Malina, 1962), especialmente a ligadura funcional, conforme demonstrado em vários estudos referidos por Hume & Gerrard (1998).

Por isso tem sido advogado que a utilização de ligaduras funcionais e ortóteses aumenta o feedback proprioceptivo articular, melhorando os mecanismos de estabilidade dinâmica através da influência sobre os sistemas de acção neuromuscular (Hume & Gerrard, 1998). No entanto esta afirmação também carece de maior evidência cientifica.

No entanto, também existem autores que advertem para a possibilidade do uso prolongado das ligaduras funcionais ter efeitos nocivos, especialmente relacionados com os processos neurofisiológicos da propriocepção (Bennell & Goldie, 1994; Hume & Gerrard, 1998).

Será importante continuar a estudar os efeitos e as indicações do uso de Ligaduras funcionais (cont.)


Raul Oliveira, Fisioterapeuta
Equilibri_us - Gabinete de Fisioterapia
Av. D. João I, nº 8, Oeiras
309 984 508 /917231718
raulov@netcabo.pt
Faculdade de Motricidade Humana

Sem comentários:

Enviar um comentário