domingo, 15 de fevereiro de 2009

LIGADURA FUNCIONAL (3)

As ligaduras funcionais constituem um meio de tratamento que deve estar integrado no plano geral de cuidados de Fisioterapia e que como qualquer outro método tem as suas limitações e indicações. Deve ser entendido como um meio transitório e não definitivo e deve ser reavaliado periodicamente (2/3 dias em fases agudas, sub-agudas e 3/5 dias em fases mais avançadas). De seguida procuramos sistematizar alguns dos principais efeitos terapêuticos:

EFEITOS TERAPÊUTICOS DAS LIGADURAS FUNCIONAIS (LF)
As LF devem a sua eficácia a 4 efeitos:
1) EFEITO MECÂNICO
A LF permite limitar e controlar de forma selectiva e mecânica a mobilidade articular e tecidular, promovendo:
a) protecção contra a reprodução do mecanismo da lesão;
b) Correcção de desalinhamentos posturais;
c) Posicionamento das estruturas em repouso;
d) Alívio das tensões mecânicas exercidas
e) Pode assegurar uma compressão mecânica selectiva
O efeito mecânico da LF vai-se perdendo com o desenrolar do exercício e com a perda de aderência dos materiais adesivos e dependem da concepção e tipo de ligadura aplicada (materiais utilizados, bandas de suporte, fixação etc.)
É importante salientar que a ligadura através da sua acção mecânica, posicionando as estruturas lesionadas em repouso e promovendo o alívio das tensões mecânicas, reduz as queixas dolorosas permitindo a função por parte de estruturas vizinhas.
2) EFEITO EXTEROCEPTIVO (carecem ainda de uma melhor evidência)
Quando as componentes da LF são aplicadas directamente sobre o plano cutâneo permitem:
a) Aumentar o fluxo aferente exteroceptivo
b) Reforçar as informações de origem cutânea e subcutânea, quando reproduzido o mecanismo de lesão
c) Facilitar a actividade dos músculos subjacentes
Estes efeitos exteroceptivos dependem do tipo de LF nomeadamente de: Posicionamento das bandas; Qualidade da aderência das bandas na superfície cutânea Comprimento das bandas

3) EFEITO SENSÓRIO-MOTOR (Proprioceptivo e neuromuscular)

Ao posicionar e apoiar as estruturas articulares/musculares não só se desencadeiam um estímulo propriceptivo de aproximação das superfícies articulares, mas também promovem a informação de um movimento orientado e seguro (evitando o mecanismo de lesão) essencial quer para os processos de regeneração tecidular quer na reeducação dos mecanismos de protecção articular.

A combinação destes efeitos podem melhorar o controlo antecipado de movimento(ajustamentos posturais antecipatórios).

Uma vez que a LF controla e guia o movimento é admissível (embora careça de ser comprovada), que a LF influencia a informação proprioceptiva inerente a esse movimento com benefícios directos e indirectos na resposta motora (output).


4. EFEITO PSICOLÓGICO
O efeito psicológico das LFs advém da segurança e conforto que poderá proporcionar ao aliviar a dor e permitir a função mais precocemente.
As sensações de conforto, segurança e estabilidade promovidas pelos efeitos acima descritos, vão contribuir para um desempenho gestual com menos receios, mais rentável e mais harmonioso.
A dependência da utilização da LF sentida por alguns utentes é um dos efeitos psicológicos que o Fisioterapeuta não pode menosprezar


Raul Oliveira, Fisioterapeuta
Equilibri_us - Gabinete de Fisioterapia
Av. D. João I, nº 8, Oeiras
309 984 508 /917231718
Faculdade de Motricidade Humana

Sem comentários:

Enviar um comentário