sábado, 28 de fevereiro de 2009

LESÕES NO COTOVELO DO JOVEM (1)


LESÕES NO COTOVELO DO JOVEM ATLETA


Os jovens que praticam ginástica (gestos em posições invertidas com o peso do corpo sobre os membros superiores), ténis/badminton e outros desportos onde o lançamento é um gesto fundamental (lançamento do dardo e do peso, andebol, voleibol) podem estar sujeitos a lesões de sobrecarga nas estruturas osteoarticulares do cotovelo que ainda se encontram em fase de crescimento.
Isto no caso de treinos muito intensos, concentrados, repetitivos e precoces.
Esta lesão chama-se OSTEOCONDRITE DISSECANTE do COTOVELO DO ADOLESCENTE.
Os gestos em esforço e/ou em carga repetitiva sobre os ossos ainda imaturos dos jovens, sobretudo na face externa do cotovelo podem enfraquecer/fragilizar o osso subcondral (osso por baixo da cartilagem articular. Esta reveste a superfície articular).
Esta situação continuada pode provocar alterações na irrigação óssea dessa região e sem vascularização o tecido ósseo entra em falência (necrose avascular - ver imagem abaixo) podendo originar o aparecimento de um fragmento ósseo nos casos mais graves e/ou diagnosticados tardiamente.
Não se conhece totalmente a causa mas é comum atribuir-se à sobrecarga (microtraumatismos) particularmente em determinados mecanismos etiológicos (ver post seguinte) e precocidade de treinos em jovens ainda em fase de crescimento.
Há autores que apontam alguma predisposição genética (Osteochondritis Dissecans of the Capitellum in Fraternal Twins: Case Report. Kenniston, J., Beredjiklian, P.; Bozentka, D.
The Journal of Hand Surgery (2008), Volume 33, Issue 8, Pages 1380-1383.
Pode ocorrer igualmente em jovens adultos sujeitos ao mesmo tipo de solicitações de grande intensidade. A Osteocondrite dissecante pode ainda surgir noutras articulações como o joelho e a tibio-társica (tornozelo).
Raul Oliveira, Fisioterapeuta
Equilibri_us - Gabinete de Fisioterapia
Av. D. João I, nº 8, Oeiras
309 984 508 /917231718
Faculdade de Motricidade Humana

Sem comentários:

Enviar um comentário