sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

LESÕES NOS TENISTAS (2)

LESÕES AGUDAS NO TÉNIS



Gestos repetidos com mudanças bruscas de direcção e/ou velocidade que implicam movimentos de aceleração máxima seguidos de desaceleração, aumentam o risco lesões agudas como os entorses no tornozelo e joelho (originam lesões capsulo-ligamentares e/ou meniscais no caso do joelho) e lesões músculo-tendinosas (gémeos ou tennis leg, músculos posteriores da coxa são os exemplos mais comuns no caso dos músculos e as tendinopatias do tendão de Aquiles, tendão patelar ou tendões da coifa dos rotadores no ombro).
Sobre as lesões musculares e tendinopatias já há alguma informação neste blog (ver posts de Dez/08 e Jan/2009)

Exemplo 1 : Record online - 1 Dez/08 -
O campeão nacional júnior Francisco Dias, do CETO, contraiu uma lesão no joelho direito durante o Campeonato de Interclubes da 1.ª Divisão, em Carcavelos, e teve de receber assistência no Hospital de Cascais.Tudo aconteceu durante a parte final do 3.º set no jogo com Diogo Rocha (CT Porto) em que este perdia por 4-3. Dias caiu no chão, contorcendo-se com dores e sentiu a perna imobilizada. A organização chamou uma ambulância, que chegou ao local meia hora mais tarde, e o jovem pupilo de João Cunha e Silva foi conduzido ao Hospital de Cascais, saindo do campo em maca. ACABOU POR SER OPERADO DEVIDO À GRAVIDADE DA LESÃO

Exemplo 2 :
KEY BISCAYNE, Fla. (AP) — Maria Sharapova blew a big lead, drew boos for taking a bathroom break and won only when opponent Tatiana Golovin was forced to retire in tears because of an ankle injury. Tatiana Golovin sits after twisting the ankle that forced her to retire in her match against Maria Sharapova.



Nas lesões agudas a instalação dos sinais e sintomas é imediata e directamente relacionada com um gesto ou movimento especifico.


Alguns factores predisponentes para as lesões agudas

a) os índices de flexibilidade e/ou a fadiga dos músculos posteriores do membros inferiores podem estar associados a lesões nos gémeos – “tennis leg”-, nos hamstrings e no tendão de Aquiles

b) as elevadas acelerações imprimidas na rotação do tronco durante o serviço podem originar lesões musculares agudas nos abdominais (sobretudo do lado não dominante) ou disfunções na articulação sacro-iliaca oposta ao lado dominante

c) as mudanças bruscas de direcção num piso muito aderente colocam em risco os ligamentos do tornozelo, joelho e solicitam em demasia os músculos adutores da coxa.
d) Lesões minor ou sintomas residuais de lesões antigas não totalmente resolvidas também aumentam o risco de lesões agudas mais graves (ex. situações de entorses minor do tornozelo com estiramentos ligamentares ou com quadro de instabilidade residual).
e) Situações de grande fadiga física e mental aumentam o erro técnico, diminuem a eficiência energética do movimento e expõem os tenistas a gestos de recurso menos controlados/coordenados.

Raul Oliveira, Fisioterapeuta
Equilibri_us - Gabinete de Fisioterapia
Av. D. João I, nº 8, Oeiras309 984 508 /917231718
raulov@netcabo.pt
Faculdade de Motricidade Humana

Sem comentários:

Enviar um comentário