domingo, 1 de fevereiro de 2009

LESÕES NOS BAILARINOS (1)

Lesões no Sistema Músculo-esquelético em Bailarinos Profissionais, em Portugal, na Temporada 2004/2005

Azevedo, A.P.; Oliveira, R.; Fonseca, J.P.

RESUMO
Introdução: A dança é uma actividade predisponente para a ocorrência de lesões, sendo exigente física e psicologicamente, com variados riscos causadores de lesão.
Objectivos: Determinar a prevalência anual de lesões em bailarinos profissionais (em Portugal) e caracterizar o seu padrão de ocorrência, severidade e factores de risco (temporada 2004/2005).
Relevância: Analisar as lesões e respectivos factores de risco, de modo a apostar-se na prevenção e, consequente, diminuição do número de lesões.
Metodologia: Através do questionário de auto-preenchimento, recolheu-se informação sobre a caracterização do bailarino, actividade profissional e lesões ocorridas. Distribuíram-se 193 questionários a 17 companhias de dança nacionais.
Resultados: Dos 100 bailarinos (adesão: 51,8%), 68 sofreram, pelo menos, uma lesão (prevalência: 68%). O membro inferior foi o mais lesionado, com 56,9% de todas as lesões, onde 16,9% foram no joelho. Ocorreram mais lesões nos ensaios (46,3%). E a causa de lesão mais referida foi o cansaço e fadiga geral (53,0%).
Discussão: Confirma-se que a dança, a nível profissional, é uma actividade de alto risco, com um elevado número de lesões e uma etiologia multifactorial. É necessário que o bailarino se consciencialize da prevenção e tratamento das suas lesões.
Conclusões: Deve-se apostar na prevenção de lesões na dança, para minimizar os factores de risco e promover uma carreira profissional longa e saudável ao bailarino.
Palavras-chave: Dança, Lesões músculo-esqueléticas, Estudo epidemiológico, Prevalência, Bailarinos.
excertos do artigo publicado na Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto, vol.1, nº 1: 32-37
in http://www.apfisio.pt/gifd_revista/pages/inicio/numeros-anteriores/volume-1-numero-1.php e comunicação oral apresentada no 13ª European Congress of Sports Sciences, Estoril, Julho/2007
Ana Azevedo e Raul Oliveira, Fisioterapeutas
Consulta da(o) Bailarina(o)
Equilibri_us - Gabinete de Fisioterapia
Av. D. João I, nº 8, Oeiras
309 984 508 / 917231718

Sem comentários:

Enviar um comentário