terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

LIGADURA FUNCIONAL (8)

EXEMPLOS DE LIGADURAS FUNCIONAIS PARA LESÕES MÚSCULO-TENDINOSAS


Nas tendinopatias do Tendão de Aquiles (fases agudas ou sub-agudas), pode ser útil uma ligadura funcional de protecção colocando o pé em alguma flexão plantar (relativo encurtamento do TA) pelo que se recomenda igualmente o uso de talonetes em ambos os calcanhares para facilitar esse objectivo. Deve-se evitar compressões excessivas sobre o TA e enquadrar a LF no contexto de outros tratamentos de Fisioterapia (ver post anteriores de Jan/09 sobre tendinopatias do TA)



Lesões musculares nos gémeos (ventre muscular). Pretende-se promover um encurtamento das fibras musculares e evitar forças de tensão excessivas. (ver post anteriores sobre lesões musculares - Dez 08 e Jan 09).
A aplicação de materiais adesivos sobre a pele exige pré-requisitos e cuidados especiais para evitar situações de alergia e feridas. A boa aderência dos materiais à pele é um dos factores chave, para o repouso, protecção e/ou compressão selectiva eficazes, mas podem colocar riscos adicionais quer na pele, quer noutras estruturas funcionalmente interligadas.
Raul Oliveira, Fisioterapeuta
Equilibri_us - Gabinete de Fisioterapia
Av. D. João I, nº 8, Oeiras
309 984 508 /917231718
raulov@netcabo.pt
Faculdade de Motricidade Humana

Sem comentários:

Enviar um comentário