quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

SNAPPING HIP SYNDROME (2)



SNAPPING HIP SYNDROME (2)
"Anca que estala"

FACTORES PREDISPONENTES:
1) Encurtamentos adaptativos do tensor da fascia lata/banda ílio-tibial e/ou do Psoas-Ilíaco (flexores da anca) face à repetição exaustiva de gestos envolvendo flexão, abdução e rotação externa.

No bailarino, "o plié, o turnout, as attitudes, os arabesque", são gestos onde há conjugações diversas dos movimentos citados, expondo o bailarino a encurtamentos dos músculos envolvidos.



2) Alterações do alinhamento biomecânico como coxa vara ou largura da bacia/cintura pélvica mais estreita.
3) Alterações Posturais: hiperlordose lombar (acentua e é acentuado pelo encurtamento do Psoas- Ilíaco).

O Psoas-ilíaco é o principal flexor da coxa e tem origem na coluna lombar. É intensamente solicitado desenvolvendo hipertrofia e/ou encurtamentos adaptativos como acontece nas posturas de hiperlordose



4) Desequilíbrios força/comprimento entre músculos Abdutores/Adutores e Rotadores Externos/ Rotadores Internos

Os padrões de movimento mais comuns no ballet, levam ao encurtamento dos abdutores da anca (médio glúteo, tensor da fascia lata) e ao enfraquecimento dos músculos antagonistas que controlam a rotação interna e a adução (Milan, 1994).

Raul Oliveira, Fisioterapeuta
Equilibri_us - Gabinete de Fisioterapia
Av. D. João I, nº 8, Oeiras
309 984 508 /917231718
raulov@netcabo.pt
Faculdade de Motricidade Humana

8 comentários:

  1. O Ballet a nível de elasticidade é muito exigente tal como o Yoga. Gostaria de saber onde me informar sobre o assunto visto praticar Yoga e ir começar a dar aulas, gostava de saber do ponto de vista de um fisioterapeuta os benefícios e os malefícios da actividade!

    Ass: uma cliente R'equilibri_us

    ResponderEliminar
  2. Olá Lu:
    Não sei se percebi bem a sua questão: era sobre os beneficios/maleficios da elasticidade ou flexibilidade instrinsecas ao Yoga ou ao Ballet. A flexibilidade é uma capacidade física que pode ser treinada e em certas actividades como a dança e o yoga é bastante solicitada.

    Como qualquer capacidade tem as suas regras e principios - que devemos conhecer - e se não for treinada, perde-se ...Mas há outras componentes igualmente importantes como a coordenação neuro muscular, resistência muscular, força, capacidade de ritmo, estabilidade dinâmica que fazem parte da dança e que também devem ser treinadas.

    Nas aulas de dança devem ser treinadas as diferentes componentes intrinsecas a esse tipo de dança e não só a flexibilidade. Aliás o excesso de flexibilidade não controlada gera sindromes de hipermobilidade articular que leva a quadros de instabilidade com risco de lesões articulares associadas. A instabilidade lombo-sagrada em jovens bailarinas ou ginastas que desde idades muito jovens, acentuam as curvaturas fisiológicas - hiperextensão da coluna/ hiperlordose - podem levar a lesões estruturais nas vértebras.
    Em conclusão integrar o treino da flexibilidade no conjunto de outras capacidades e seguir os principios neurofisiológicos e biomecânicos que devem orientar esse treino.
    Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Só hoje reparei na resposta... Peço desculpa pelo atraso. Obrigada! É sempre bom aprender de várias fontes... Vou reter... "Em conclusão integrar o treino da flexibilidade no conjunto de outras capacidades e seguir os principios neurofisiológicos e biomecânicos que devem orientar esse treino."

    =)

    ResponderEliminar
  4. Olá Lu: Agradecemos o seu interesse pelo blog. Apareça sempre. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  5. A sindrome Snapping Hip pode ser curada através de um tratamento? Que tratamento seria o mais adequado?

    ResponderEliminar
  6. Olá Laís: O tratamento do sindrome Snapping Hip depende dos factores causais/predisponentes que estão na sua origem. Pode incluir exercícios de alongamneto especificos, exercícios de reeducação postural e correcção técnica, fortalecimento de outros músculos para procurar reequilibrar os músculos que actuam na anca. Nas fases mais agudas pode ser necessário o repouso e tratamentos anti-inflamatórios, mas deve procurar o conselho de um médico ou fisioterapeuta com experiência neste tipo de lesões. Apareça sempre. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  7. Muito obrigada! Adorei seu blog... possui informações valiosas que dificilmente encontramos nagevando na net. Laís.

    ResponderEliminar
  8. Lais: Agradeço as suas simpáticas palavras. Raul Oliveira

    ResponderEliminar