Rafael Nadal e Roger Federer os 2 tenistas que dominam os 2 primeiros lugares do ranking ATP desde 2004/2005 encontram-se lesionados já neste inicio de época. (ver post anteriores deste blog de 8 e 15 de FEV/2008 - Lesões nos tenistas (4) e Lesões no tenistas Casos reais(1))
Noticia do Jornal "O JOGO" in http://www.ojogo.pt/24-365/artigo781427.asp - 20 Fev/2008
Rafa e Roger em repouso
Os dois primeiros do ranking ATP estão lesionados e vão falhar, nas duas próximas semanas, as presenças no torneio do Dubai e na Taça Davis. Rafael Nadal não recuperou da lesão no joelho que quase o levou a desistir, no passado domingo, da final (perdida) do Open de Roterdão diante do britânico Andy Murray. É igualmente baixa na recepção da Espanha à Sérvia, na ronda inaugural da "Davis", a 6, 7 e 8 de Março.
Roger Federer sofre de uma lesão nas costas e continua sem competir desde que cedeu face a Nadal na discussão do título no Open da Austrália. O suíço também não actuará na eliminatória da Taça Davis, frente aos Estados Unidos.
Roger Federer a ser assistido em pleno
recinto, aparentemente a um problema na coluna lombo-sagrada e/ou na articulação sacro-ilíaca esquerda -
Federer é dextro pelo que se compreende a predisposição para sintomas mais à esquerda, uma vez que a aceleração da rotação esquerda do tronco no serviço e smash tem como fulcro a articulação sacro-ilíaca esquerda - (Rever post de 8 de Fev sobre lesões nos tenistas (4)
Rafael Nadal já usa há muito tempo bandas adesivas de dispersão de forças aplicadas sobre a metade inferior de ambos tendões patelares por provável tendinopatia bilateral.
Nadal já tinha falhado Os Masters e a final da Taça Davis em Nov e Dez/2008, pela mesma razão. Parece ser uma tendinopatia do tendão patelar em ambos os joelhos mas aparentemente mais queixoso sobre o joelho direito.
Como canhoto, os apoios na recepção ao solo após o serviço/smash (ver a 1ª imagem deste post em cima à esquerda) mas também as mudanças bruscas de direcção e/ou velocidade (desaceleração/travagens bruscas) em pisos rápidos aumentam as forças sobre o aparelho extensor e consequentemente sobre os tendões patelares.
Raul Oliveira, FisioterapeutaR´Equilibri_us - Gabinete de Fisioterapia
Av. D. João I, nº 8, Oeiras
309 984 508 /917231718
raulov@netcabo.ptFaculdade de Motricidade Humana
Resumido, científico, claro, apelativo, e... Belo
ResponderEliminarFoi assim que senti este espaço de informação.
Fantástico, Parabéns
Estimada AF:
ResponderEliminarAinda bem que gosta. Procuro ter informação pertinente, actual e apelativa. Apareça sempre.
Raul Oliveira
Boa tarde.
ResponderEliminarTive uma lesão no joelho,no ligamento colateral interno.
Já fiz o tratamento e agora estou a recuperar.
Gostaria que me indicasse o que é melhor para colocar no joelho após a lesão.
Estou em dúvida uma joelheira ou essas ligas que se colocam nos joelhos?
Boa noite: Uma lesão do ligamento lateral interno do joelho, de acordo com a severidade da lesão inicial, pode levar entre 4 semanas (lesões de grau I) a 8/10 semanas (lesões mais graves)a recuperar. As joelheiras com hastes laterais estabilizadoras são as indicadas nos casos mais graves, sobretudo num período imediato após lesão e durante 3/4 semanas. No período de reintegração pós-lesão, se for bem feita, essas joelheiras podem ser dispensadas mas não há um consenso sobre a sua utilização neste período. Deverá falar com o seu médico e/ou Fisioterapeuta sobre esse assunto. Apareça sempre. Raul Oliveira
ResponderEliminarBom dia.
ResponderEliminarObrigado por responder.
A minha recuperação foi feita através do estado.fui muito bem tratato e agora já posso correr mas sobretudo tenho de ganhar massa muscular para fortalecer a perna.
Entretanto quero reiniciar o futebol e como vi no seu blog o atleta de ténis com a liga quis saber se aquilo tem a ver com o meu problema.
Se sim aonde posso adquirir porque não tenho ninguém conhecido nesssa matéria para me indicar.
Muito obrigado.
Boa tarde: se a sua lesão foi a do ligamento lateral interno a "liga" que vê nas imagens do blog não se aplicam oa seu caso. Essas "ligas" são para problemas de tendinopatias do tendão patelar como é o caso de Rafael Nadal. Se recuperou totalmente, não tendo dores nem outros sintomas na região interna do joelho, não será necessária qualquer joelheira, mas deverá aconselhar-se com o seu médico e/ou Fisioterapeuta que conhecem o seu caso e FAZER UMA REINTEGRAÇÃO GRADUAL NA ACTIVIDADE DESPORTIVA, particularmente nas actividades que impliquem mudanças bruscas de velocidade e/ou direcção e movimentos de torsão/rotação. Bom regresso ao futebol. Raul Oliveira
ResponderEliminar