terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

SNAPPING HIP SYNDROME (1)


SNAPPING HIP SYNDROME (1)
"Anca que estala"

É uma condição clínica que afecta bailarinos e atletas de certos desportos (atletismo, ginástica, patinagem artística, p. ex) e que se refere à presença de um crepitar/estalo perceptível e audível, causado por movimentos da anca (articulação entre o fémur e o ilíaco - coxo-femural).
Ocorre sempre que o músculo ou tendão passa sobre uma estrutura óssea causando fricção ou atrito.
É uma condição facilmente reconhecida mas ainda de difícil compreensão.
Os “cliks” ou “estalos” em atletas e bailarinos, durante os movimentos da anca , são fenómenos de ocorrência comum e geralmente permanecem assintomáticos.
A bailarina refere : “Ouço a minha anca estalar durante os grands battement ou nos developpés, principalmente à la seconde”.
O Atleta refere sentir e ouvir um estalo na sua anca quando faz os movimentos de flexão/extensão da anca associados ou não aos movimentos de rotação.


Tipos/causas:

1) Snapping hip syndrome de origem externa - snapping (estalo) provocado pelo atrito da banda iliotibial ou grande glúteo sobre o grande trocanter (eminência óssea do lado externo da anca).
2) Snapping hip syndrome de origem interna - snapping (estalo) provocado pelo atrito entre o tendão do psoas-ilíaco (que passa pela face anterior da articulação coxo-femural ) e a eminência ileo-pectinea (ilíaco) ou a espinha ilíaca antero-inferior ou mesmo com face anterior da cápsula articular onde existe uma bolsa serosa (estrutura que minimiza as forças de fricção).
Neste tipo de síndrome de origem mais interna é necessário despistar outro tipo de lesões como a lesão do labrum cotiloideu e de corpos livres intra-articulares (se houver antecedentes traumáticos) ou mesmo patologia degenerativa da articulação coxo-femural (no caso de bailarinos ou atletas seniores).
Inicialmente é uma condição que não provoca dores, mas com a continuação pode originar situações associadas como bursites (p. ex. bursite trocantérica no snapping hip de origem externa) ou tendinopatias (tenossinovite do psoas-ilíaco na região anterior da anca - VER IMAGEM ABAIXO) que já são entidades clínicas onde a dor é um sintoma presente e que leva a algumas limitações funcionais.


Sabe-se que afecta mais os sujeitos entre os 15 e os 40 anos e mais as mulheres que os homens, mas não há dados epidemiológicos a não ser em grupos específicos como nas bailarinas que chega atingir 30% das condições que afectam a anca.


Raul Oliveira, Fisioterapeuta
R´Equilibri_us - Gabinete de Fisioterapia
Av. D. João I, nº 8, Oeiras
309 984 508 /917231718
raulov@netcabo.pt
Faculdade de Motricidade Humana

4 comentários:

  1. Boa tarde professor. Desconhecia este sindrome. Sou atleta de fundo (corrida) e já há muitos anos que quando alongo os posteriores da coxa sinto um estalo na zona de inserção dos isquiotibiais com o iliaco. Será sindrome da anca que estala? Nunca me provocou dores nem limitações ao nível da prática desportiva mas poderá esta situação originar problemas a longo prazo?
    Abraço e parabéns pelo excelente blog
    Bruno Rodrigues

    ResponderEliminar
  2. Olá Bruno: O sindrome da anca que estala é normalmente associado a outros tendões que se localizam na região anterior da coxa (psoas-iliaco) ou na região externa, por serem mais frequentes. No entanto apesar de mais raras, podem ocorrer situações semelhantes na inserção isquiática dos músculos posteriores da coxa. A maioria das vezes é uma condição que não provoca dores, mas em alguns casos pode originar situações associadas como entesopatias/tendinopatias de inserção. Mas os exercícios de alongamento estão indicados desde que não provoquem dor localizada na inserção dos músculos posteriores da coxa e sugiro a despistar se há alguma assimetria dos iliacos que poderá predispor a essa situação. Apareça sempre. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Prezado Raul,

    estou com snapping hip há 5 meses. Tenho feito fisioterapia, mas não estou tendo melhoras. Não posso correr que dói durante e após a corrida. Na fisioterapia alongo todos os músculos do quadril para baixo.
    O deslocamento não produz som, mas irrita muito. O que provou isso em mim foi correr em subidas com pisos irregulares. O que você me sugere fazer. Já procurei 4 ortopedistas e nenhum conseguiu rresolver meu problema. Atenciosamente, Reinaldo

    ResponderEliminar
  4. Boa noite Reinaldo
    Em certos casos, é uma condição de fácil reconhecimento mas ainda de difícil compreensão e de resolução em casos mais reincidentes. Julgo que a solução estará mais nas mãos de um Fisioterapeuta experiente que deverá avaliar também a coluna lombo-sagrada. Por vezes pode haver alguns desequilibrios da bacia associdaos à "snapping hip" e com os alongamentos do quadril e membro inferior também fazer alguns exercícios para a coluna lombo-sagrada. Se continua com sintomss , também deverá ser despistada um eventul conflito acetabular sobretudo se houver discretas limitações da mobilidade do quadril em comparação com o outro membro. Raul Oliveira

    ResponderEliminar