A criança nos primeiros meses de vida aprende através do movimento, com o movimento e responde/dialoga também pelo movimento:
A) Ajustando-se às mudanças de posição
B) Desenvolvendo ajustamentos posturais contra gravidade quando é levantada, lavada, vestida, alimentada, etc…. É estimulada assim o desenvolvimento do sistema de controle postural (num novo ambiente sujeito às forças da gravidade).
Para ela o movimento deve significar segurança e conforto.
A criança vai desenvolvendo, refinando e aperfeiçoando os padrões neuromotores primitivos com que nasce e que aparecem durante a vida intra-uterina até conseguir actividades mais complexas (andar, correr, saltar, escrever, etc…).
Mais uma vez é importante respeitar o bebé identificando as suas necessidades de suporte/ apoio durante o movimento e dando as oportunidades para desenvolver:
1) FORÇA MUSCULAR para suportar o corpo em crescimento e COORDENAÇÃO NEUROMUSCULAR entre os diversos grupos musculares (1º intra-segmentos e posteriormente inter-segmentos). Segue as leis de desenvolvimento cefalo-caudal e proximo-distal em que primeiro lugar se desenvolvem os músculos que controlam a cabeça/tronco, seguido da cintura-escapular/ombro e cintura pélvica (bacia) e só depois os músculos das extremidades dos membros (superior e inferior).
2) ESTABILIDADE DINÂMICA para compensar, (re) equilibrar as mudanças do meio, transferências de peso e as alternâncias de equilíbrio necessárias às diversas actividades do bebé, sobretudo a partir da posição de sentado e em pé.
3) CAPACIDADES DE ADAPTABILIDADE da POSTURA e MOVIMENTO aos diversos tipos de ambientes/solicitações do meio que é variável e por vezes imprevisível .
Devemos relembar as leis do desenvolvimento que condicionam a aquisição dos diversos skills neuromotores: lei cefalo-caudal e proximo-distal; lei do massivo para o especifico; lei do intrasegmentar para o intersegmentar.
Alexandra Oliveira, Fisioterapeuta
R´Equilibri_us, Gabinete de Fisioterapia
Av. D. João I, nº 8, Oeiras
309 984 508
anaxfonseca@gmail.com
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