Dados de estudos sobre o TRANSPORTE DE MOCHILAS E OS SEUS EFEITOS NA POSTURA, MARCHA E SINTOMAS ASSOCIADOS
A utilização as mochilas escolares como forma de transportar os diversos materiais e os utensílios necessários para a escola é uma prática universal. Quando as mochilas são mal transportadas, e/ou transportam peso a mais, podem influenciar o desenvolvimento físico das crianças e jovens, podendo originar problemas na saúde da coluna e na sua postura.
Quando as crianças transportam mochilas escolares muito pesadas (considerado como aceitável transportar um peso de 10% o peso corporal do indivíduo, Guyer (2001), Iyer (1999), Negrini et al. (1999) Pascoal et al. (1997)) estas tendem a inclinar o tronco para a frente, “enrolando” os ombros também para a frente, devido ao peso da mochila as “puxarem” para trás (existe uma deslocação do centro de gravidade para trás que é proporcional ao peso transportado na mochila), o que coloca demasiado stress na coluna e nos ombros, causando fadiga muscular, elevada tensão nessas regiões e alterações posturais.
Estas posturas adaptativas causam compressão e/ou alterações do alinhamento biomecânico podendo vir a dificultar o metabolismo e a função normal dos discos vertebrais, reduzindo a sua capacidade de amortecimento, a irrigação normal dos músculos vertebrais levando a situações de tensão excessiva e mesmo a contracturas.
Negrini e Carabalona (2002) analisaram os factores escolares, familiares e pessoais que determinam o peso da mochila escolar em 237 crianças italianas do 6º ano (11,6 anos) e verificaram que, 79,1% das crianças sentem que as mochilas escolares são pesadas, causando fadiga em 65, 7% e dores na coluna vertebral em 46,1%. Existe ainda uma associação, mas não directa, entre o peso e a dor na coluna. A fadiga sentida pelas crianças durante o transporte das mochilas escolares pareceu associada à dor na coluna vertebral.
Os autores verificaram também que o sistema escolar (principalmente os professores), as famílias (os pais e as crianças em idade escolar) apresentam um papel muito importante na determinação do peso das mochilas, selecção das melhores mochilas e formas adequadas de transporte.
Este estudo refere que deve existir uma redução do peso transportando pelos estudantes nas suas mochilas, pois este excede proporcionalmente os limites propostos para os adultos.
Wang, Pascoe e Weimar (2001), investigaram o efeito de transportar uma mochila escolar carregada nos padrões de marcha em 30 estudantes.
Dados principais: quando se transporta uma mochila com 15 % do peso corporal existe uma diminuição na velocidade, uma diminuição do tempo de apoio unipodal e um aumento do tempo de duplo apoio na marcha. Os impulsos por passo aumentam significativamente no tempo de duplo apoio e existe uma diminuição significativa do tempo de apoio unipodal.
Raul Oliveira, Fisioterapeuta
R´Equilibri_us - Gabinete de Fisioterapia
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Faculdade de Motricidade Humana
adorei acho que o estilo de bolsa que preciso e estas
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