quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

VIVER A VIDA EM MOVIMENTO


“Promoção da saúde é o processo que visa aumentar a capacidade dos indivíduos e das comunidades para controlarem a sua saúde, no sentido de a melhorar”.

Afirma-se ainda "que para atingir um estado completo de bem-estar físico, mental e social, o indivíduo ou o grupo devem estar aptos a identificar e realizar as suas aspirações, a satisfazer as suas necessidades e a modificar ou adaptar-se ao meio".

Assim, a saúde é entendida como um recurso para a vida e não como uma finalidade de vida (Carta de Ottawa, 1986).

Segundo a OMS (2006), a Educação na Saúde define-se como um conjunto de “oportunidades consciencializadas de aprendizagem, envolvendo alguma forma de comunicação destinada a melhorar a literacia na saúde, incluindo a melhoria do conhecimento, e desenvolvimento de capacidades que conduzem à saúde individual e comunitária”.

O ACSM (American College of Sports Medicine) e a AHA (American Heart Association) recomendam que os adultos com idade superior a 18 anos realizem um mínimo de 30 minutos de AF moderada, na maior parte dos dias da semana.

... estes 30 minutos não têm de ser necessariamente realizados de uma só vez, podendo ser o resultado de intervalos de AF de 10 minutos ao longo do dia, e que esta pode ser resultante de uma qualquer actividade da vida diária, desportiva, ou uma combinação destes.

Já para as crianças e jovens adultos, a mesma fonte recomenda um total de pelo menos 60 minutos de AF moderada por dia, e que, pelo menos duas vezes por semana essa AF deveria incluir actividades que potenciem a saúde óssea (actividades que produzam stress físico elevado sobre os ossos), a força muscular e flexibilidade (ACSM 2007).

VAMOS DAR USO AO NOSSO CORPO QUE ESTÁ FEITO PARA ESTAR EM MOVIMENTO ...

Sem comentários:

Enviar um comentário